Dependendo de onde se mora, existem sempre algumas pequenas reformas na casa que podem ajudar a deixar tudo mais confortável de acordo com o clima. Um exemplo bem simbólico disso é a tubulação de água quente, que a partir de uma simples alteração na casa pode fazer com que a rotina fique mais agradável. Trata-se de uma operação simples pela maneira como ela é realizada, porém é importante ressaltar que a tubulação de água quente também precisa seguir determinados padrões e ser analisada de maneira correta antes da sua instalação.
Isso ocorre pois existem ao mesmo tempo tipos diferentes de tubos capazes de realizar a passagem da água quente, fazendo com que a durabilidade e preço entrem como uma questão junto das normas que precisam ser seguidas para que a tubulação esteja dentro da lei e de acordo com as recomendações gerais para esse tipo de instalação hidráulica.
Tipos de tubulação de água quente
Dessa forma, a melhor maneira de começar a entender como funciona a tubulação de água quente e como ela pode ser instalada na sua casa é a partir dos tipos de tubos que podem ser usados. Trata-se de uma parte importante de todo o processo hidráulico, pois é onde o proprietário da casa entende quais são as suas necessidades com relação à água quente.
Por exemplo, para casos onde a casa possui água passando pelos canos a mais de 80º é necessário usar tubos resistentes como os de cobre, polipropileno (PPR) ou polietileno reticulado (PEX), pela sua resistência indicada. Já para casos contrários é possível usar dos tubos de CPVC, que aguentam água quente até determinada temperatura.
Porém, os tubos mais usados para tubulação de água quente geralmente são os de cobre. Eles são mais caros quando se compara com os outros modelos, porém sua condutividade é ideal, fazendo com que raramente seja necessário realizar manutenções ou consertos.
Quanto aos modelos de polipropileno e polietileno reticulado o uso acaba sendo mais ideal em locais onde é necessário ter água quente saindo do chuveiro ou das torneiras. Isso ocorre porque essas tubulações exigem naturalmente uma temperatura mais elevada, na qual esses tipos são capazes de realizar e de forma até mais econômica.
Normas técnicas para tubulação de água quente
Porém, isso não é tudo quando se trata da parte burocrática de se instalar tubulação de água quente. Ainda é necessário estar atento às normas pela qual ela está sujeita pela lei, para que também sejam seguidos os protocolos de segurança que ajudam a manter a tubulação de água quente funcionando.
Começando pelo sistema de respiro, dispositivo responsável pela saída do vapor a fim de evitar acidentes como a implosão dos tubos. Eles devem sempre também estar acompanhados de um registro de gaveta e/ou pressão, posicionados à esquerda.
É também obrigatório o termostato e o fio terra, objetos mais relacionados à segurança e que protegem o sistema de eventuais acidentes a partir de uma trava de segurança e de um medidor que demonstra a pressão e temperatura da tubulação de água quente. Afinal de contas, uma tubulação de água quente deve prezar pelo conforto através do fornecimento contínuo, realizado em quantidades suficientes para toda a casa.
O mesmo vale para o uso dessa água quente a partir do proprietários da casa, que deve ser realizado de maneira a levar em consideração o consumo de energia. Esses fatores podem acabar parecendo uma burocracia desnecessária, mas é importante ressaltar como eles funcionam para fazer com que tudo opere de maneira ideal dentro da tubulação de água quente, tanto de maneira econômica quanto operacional.
Existe tubo de PVC para água quente
Como foi dito antes, existem tubos alguns tubos que aguentam tubulação de água quente em temperaturas menos intensas que as que o tubo de cobre geralmente aguenta. No caso, pode parecer que isso se tratava de tubos de PVC, pelo fato de que são conexões bastante presentes no mercado, mas na verdade é um outro tipo de material chamado CPVC, que é feito no intuito de ser usado em tubulação de água quente, para pessoas que querem um material alternativo e menos custoso.
No caso, portanto, não existe então necessariamente um tubo de PVC para tubulação de água quente, mas existe uma alternativa na qual é possível usar temperaturas que vão até 80 graus Celsius. Por possuir baixa condução térmica, ao contrário do tubo de cobre, ele funciona realmente como uma alternativa, podendo ser levado em consideração também pela sua facilidade na hora da instalação, assim também como uma durabilidade tão ideal quanto os outros tipos de tubo.
Para além disso, o tubo de CPVC funciona de maneira especial pois não precisa de revestimento externo, o que acaba evitando melhor que qualquer outra tubulação de água quente as rachaduras que acabam se formando na parede.
Precisa de ajuda com os materiais?
Percebe-se portanto, que a ideia geral por trás de uma tubulação de água quente é que ela pode ser realizada de diversas maneiras, ainda que dependendo de determinadas normas e tipos de tubos necessários. Mas ainda sim é importante relembrar como esse tipo de instalação hidráulica é simples e pode ser realizada de maneira extremamente ágil quando se sabe qual é a sua situação dentro de casa.
E tudo pode ficar ainda mais rápido quando se tem acesso a uma loja como a Catel que conta com os melhores produtos do mercado relacionados a instalação hidráulica ou de água quente. Muito se é dito, inclusive, a respeito de como tubulações são materiais sensíveis e que exigem uma instalação adequada para evitar manutenções ao longo do tempo. Afinal de contas, manutenções em partes relacionadas a hidráulica de casa sempre podem ser uma dor de cabeça, pelo fato de que são custosas e demoram para acabar sendo consertadas.
Assim, ao entrar na loja e visualizar o catálogo disponível, é possível perceber como a Catel tem o melhor em matéria de tubos, seja de CPVC, PEX, e PPR. Dessa forma é possível então saber de antemão aquilo que será instalado na sua casa, podendo também medir as proporções necessárias antes de tudo, assim, sendo auxiliado também pela entrega rápida da Catel, em poucos dias é possível realizar a instalação de tubulação de água quente.