Existem diversos estilos de iluminação capazes de personalizar um ambiente. É sempre possível ousar com esse ponto de decoração, usando iluminação embutida no teto, por exemplo, fazendo com que o ambiente tenha uma atmosfera mais natural e moderna.
A iluminação embutida no teto é capaz de dar visão e claridade para um cômodo, mas sem ter a incisão direta de luz no rosto. Isso ocorre porque, diferente das lâmpadas comuns, a iluminação embutida no teto funciona de maneira que a luz está na estrutura, acompanhando a superfície ao invés de sobressair.
Para quem frequenta muito determinado cômodo, ou para quem passa muito tempo em casa, como é caso de quem trabalha remoto, estilo home office, ter uma decoração como a iluminação embutida de teto pode ser de grande ajuda, tanto no sentido que ela desgasta menos a visão, quanto no sentido de que ela é uma ferramenta simples, mas poderosa de decoração de um ambiente.
Uma grande aliada da decoração
Um dos melhores detalhes a respeito da iluminação embutida no teto é a sua simplicidade, que pode ser dividida entre diversos modelos e estilos de iluminação que se encaixam nessa categoria de decoração. Spots, painéis LED e plafons são os modelos mais comuns, que se desdobram de maneira a sempre agradar qualquer pessoa que deseja ter uma iluminação mais moderna em casa.
Começando pelos spots, que são os mais comuns na hora de escolher iluminação embutida no teto. Isso ocorre pois eles possuem enorme versatilidade, funcionando a partir de pontos de luz que focam em uma determinada área, sendo usados na maioria das vezes em conjunto. Isso permite ao morador concentrar luz em um local de maneira que pareça natural, mas sem chamar atenção, algo totalmente moderno e sofisticado.
Já com os painéis de LED, queridinhos da decoração moderna, é possível ter em mãos diferentes estilos de decoração, que trabalhem diretamente com cor e temperatura. Podendo ser usado como iluminação embutida no teto onde grandes espaços são preenchidos com luz, esse tipo de lâmpada ilumina e aquece o cômodo todo, sendo ideal para quartos e espaços de lazer.
Algo um pouco diferente da terceira opção que é a iluminação embutida no teto através do uso de plafons. Também acoplados de maneira a cobrir maior espaço que os spots, os plafons funcionam de maneira a criar um contorno ao invés de um preenchimento de luz como os painéis de LED. Isso dá um ar mais sutil para a iluminação, ao mesmo tempo que permite o proprietário da casa decorar de acordo com traços e padrões, algo que pode ser perfeito para uma sala de estar, por exemplo.
Iluminação embutida no teto da sala
Mas para saber melhor como usar a iluminação embutida no teto em cada cômodo, é importante entender como cada tipo de luz e lâmpada pode ajudar a compor o ambiente. Começando pelo local que é o mais pensado quando se trata de iluminação e decoração: a sala de estar. Por ser o cartão de visitas de qualquer casa, é sempre importante ter uma iluminação que esteja de acordo, confortável e que ilumine todo o espaço sem excesso ou falta de luz.
E para realizar isso com iluminação embutida no teto, a melhor forma é por meio do conhecimento sobre a quantidade de luz que deve estar distribuída. Sendo possível utilizar desde spots e plafons, as sancas de gesso do telhado são sempre os melhores locais para iluminar a sala pois permitem que o dono escolha tanto a temperatura quanto a intensidade das luzes escolhidas.
Lâmpadas difusas, por exemplo, possuem reguladores que funcionam através da reflexão da luz natural ou da difusão de uma luz criada pela lâmpada. Enquanto a primeira opção é mais ideal para locais arejados e com janelas, a segunda pode ser indicada para salas fechadas onde a luz precisa estar mais presente. É apenas importante ressaltar que quando se usam os spots, eles devem estar distribuídos de maneira uniforme, preenchendo o local para que a sala não possua pontos escuros.
Iluminação embutida no banheiro
Já quando se trata da iluminação embutida no banheiro, é possível usar tanto a iluminação embutida no teto quanto a iluminação associada a objetos, como é o caso do espelho.
Luminárias como os plafons também são perfeitos aqui, pois podem ser colocados de maneira a contornar o espelho, ou contornar um possível padrão no teto. Isso dá a oportunidade de dobrar a força da decoração existente, ao mesmo tempo que é acessível a qualquer tipo de banheiro. Só é necessário usar luzes brancas, afinal, por se tratar de um espaço com cores neutras, a utilização de luzes neutras é o que faz justamente a iluminação embutida no teto do banheiro funcionar.
Iluminação embutida no teto da cozinha
Outro local que pode se beneficiar da iluminação embutida no teto é a cozinha. Isso pelo fato de que todas as luminárias citadas até aqui encaixam perfeitamente em diversos estilos de decoração disponíveis para esse cômodo.
A começar pelos spots, que já se tornaram moda nas cozinhas e são usados de maneira a criar aquele ambiente clássico de cozinha moderna. Com a ajuda dos spots é possível focar em algum espaço de uso, ou alguma mesa com a mesma intensidade de uma luminária ou de um lustre.
Algo que também pode ser atingido com os plafons e os painéis de LED. Enquanto o primeiro pode contornar espaços como bancadas e ilhas pela vertical, de maneira a criar um reflexo interessante nesses espaços, o segundo pode ser usado para criar um ambiente diferenciado na cozinha, que pode ser auxiliado com cores quentes e um espaço mais descontraído.
Iluminação e mais
Utilizando o conceito de iluminação embutida no teto, existem diversas formas de mudar o estilo de um cômodo, ou até mesmo toda uma casa. Mas para poder alcançar esse objetivo de decoração fácil e rápida, é preciso também contar com a ajuda de uma loja capaz de entregar tudo com agilidade e segurança.
Na Catel isso é possível contando com uma experiência com os produtos de alta qualidade e entrega na sua casa. Nosso catálogo conta com uma vasta quantidade de itens, que vão desde luminárias e spots, até outros tipos de produtos que ajudam na hora de trocar a lâmpada, como é o caso de ferramentas manuais e equipamentos de segurança.