Quando se está construindo ou reformando uma casa, é bastante normal dar uma grande atenção para áreas e estruturas externas como o telhado. Tratando-se tanto de uma região que define esteticamente o resto do prédio, quanto também uma parte da estrutura que afeta diretamente a sensação térmica, é preciso sempre ter em mente qual telha esquenta menos para um maior conforto.
Isso porque atualmente no mercado existem diversas formas de adaptar as telhas de acordo com as necessidades da casa, principalmente quando elas envolvem controlar a temperatura do ambiente. Variando entre telhas mais pesadas, mas mais eficientes, passando por telhas com tecnologias modernas e visuais tradicionais, tudo depende do desejo do proprietário e do contexto em que ele está inserido, como quando se deseja fazer um telhado plano, ou quando é preciso adaptar as telhas de acordo com as condições climáticas.
O que é mais importante é estar atento e planejar de acordo com as diferentes telhas presentes no mercado atualmente, antes de efetuar qualquer compra, como será descrito mais adiante, pois é possível utilizar diversos modelos dependendo do que se quer para a casa. Muitas pessoas ficam perdidas pelo fato de que não dá para saber imediatamente qual telha esquenta menos para todo e qualquer caso.
Porém, com um pouco de planejamento e conhecimento a respeito dos diferentes tipos de material que podem cobrir o telhado, auxiliados por itens como mantas térmicas e cores claras, torna-se fácil perceber qual telha esquenta menos especificamente para sua casa, tudo da forma mais barata e acessível.
Telha térmica
Começando pela telha térmica, uma das mais baratas quando se trata de projetos para casa com telhado inclinado, na qual a sensação térmica é igualmente preservada. Também conhecida como telha sanduíche, ela pode ser feita a partir de alumínio ou metal, dependendo da disponibilidade de investimento financeiro nessa parte da estrutura da casa pelo proprietário.
Trata-se de um bom modelo para começar a analisar os diferentes tipos de telhas, pois possui um isolamento térmico que chega a incríveis 95%, causando variação de temperatura que chega no máximo até 8º.
Com a única desvantagem de não ser ideal para casas com telhados planos, pelo fato de não possuírem encaixe adequado, é possível medir os prós e os contras caso a sua casa esteja dentro dessa obrigatoriedade. Existe também o lado bom da telha térmica, que vai além do isolamento térmico, funcionando também como uma telha com bom isolamento acústico. Isso faz com que ela seja perfeita para quintais, coberturas, fachadas, etc.
Telha de concreto
Também possui bom isolamento térmico, mas com diferentes condições de uso na hora de pensar na estrutura da casa. Isso acontece porque a telha de concreto funciona a partir do seu peso e espessura, na qual permite ela ser não condutiva quando se trata da temperatura. Isso quer dizer que a telha de concreto funciona para os dois lados, tanto para quem não quer passar calor no verão, quanto para quem não quer passar frio no inverno.
Trata-se então da telha perfeita para quem mora no Brasil, na qual certas regiões sofrem com variações grandes de temperatura. Até porque, saber qual telha esquenta menos envolve saber qual telha faz mais sentido com a lógica da sua região, no caso, com a telha de concreto, é possível alcançar um consenso maior a respeito de sua universalidade.
Só é preciso ter cuidado na hora de encaixar a telha de concreto no telhado, pois ela só funciona em prédios que aguentam o peso sobressalente das suas peças. É bom também manter o concreto em uma cor clara, para que o calor não seja absorvido completamente pelo telhado, ampliando sua capacidade de isolamento. A telha de concreto é a escolha perfeita para quem quer um material resistente e de alta durabilidade para o seu telhado.
Telha gravilhada
Outra telha que é resistente, porém mais leve, se tornando uma boa opção para quem não pode usar a telha de concreto, é a telha gravilhada. Esse tipo de telha tem se tornado cada vez mais tendência nas casas pelo fato de possuir uma tecnologia inteligente, funciona de maneira a isolar o ambiente do calor a partir do seu material.
No final das contas, percebe-se que o material faz toda a diferença na hora de saber qual telha esquenta menos. No caso da telha gravilhada, ela é feita de metal revestido por uma camada de rochas moídas. Seu conforto é garantido através dessa camada que procura proteger o telhado da absorção do calor, ideal para quem quer usar uma telha de moderna com aparência tradicional.
Telha ecológica
Por último, mas não menos importante, há a telha ecológica. Funcionando assim como a telha gravilhada, como um tipo de telhado que tem se tornado cada vez mais popular no mercado pela sua tecnologia diferenciada, a telha ecológica é uma das que mais proporciona conforto térmico.
Feitas de fibra vegetal, que proporcionam isolamento maior do que telhas de fibrocimento grossas e pesadas, a ideia é fazer com que um material sustentável fique acessível para casas que precisam de telhas baratas.
Isso porque são telhas que podem ser adaptadas de várias formas diferentes no próprio lar, com as cores claras também sendo ressaltadas pelo fato de que ajudam a diminuir a absorção de calor. Quando combinadas com uma manta térmica, é possível aumentar ainda mais o seu potencial de isolamento, tornando ela uma das melhores na hora de escolher qual telha esquenta menos para o seu lar.
Combinando diversas qualidades, a telha ecológica mistura o melhor da telha de concreto (baixa condutividade, funcionando com cores claras) com o melhor da telha térmica (barata e leve). É possível que ela se torne um produto com custo benefício ainda melhor, tendo em vista que é possível economizar com trocas de telhas, como geralmente acontece em telhados de cerâmica, na qual as telhas são quebradas constantemente pelo desgaste do tempo.
Onde encontrar qual telha esquenta menos
Percebe-se então que para saber qual telha esquenta menos é importante conhecer qual material compõe essa telha e analisar se suas especificações encaixam na estrutura da sua casa. O próximo passo é procurar a melhor loja para encontrar os materiais de qualidade para começar a construir!
Para poder fazer isso, conte com uma loja online com catálogo variado e preços acessíveis, como a Catel! Que tem os melhores produtos para quem quer comprar depois que estudar qual telha esquenta menos na sua casa. Contando com telhas de fibra, telhas de cerâmica (que também são bons isolantes térmicos), telhas de polipropileno e telhas de fibrocimento, é possível consultar facilmente a telha que possui a melhor condição para a estrutura geral da sua casa.
Seja laje ou telhado comum, é preciso ter o material em mãos o quanto antes, e é assim que a Catel vê, com seu serviço de entrega que vai longe para poder dar na hora da reforma ou construção.