Algo que é de extrema importância na hora de realizar uma obra, seja reforma ou construção, é evitar desperdícios. Isso envolve calcular o período de duração da obra, quais os profissionais envolvidos e a quantidade de materiais necessários. Dessa forma, saber calcular itens como a quantidade de cimento por metro quadrado também acaba sendo ideal para se manter organizado durante esse período, para que nada saia do planejado.
É de conhecimento geral que obras e reformas costumam custar muito alto, e tendem a custar cada vez mais quando não são devidamente planejadas. Em muitos casos, um profissional de confiança conduzindo a obra já ajuda bastante a se manter dentro do cronograma e conferindo os materiais disponíveis, porém não é todo mundo que tem a disposição um serviço como esses. Torna-se então necessário tomar as rédeas, principalmente no que concerne ao investimento.
Até porque o cimento possui um prazo de validade maior quando comparado com a massa pronta, sendo capaz de se manter em seu estado líquido por um período de três meses, enquanto a massa pronta dura apenas alguns dias. Mas isso não quer dizer que o desperdício é completamente evitado, tendo em mente que o cimento ainda pode sobrar e endurecer quando não usado em um período de três meses. O certo é saber como calcular a quantidade de cimento por metro quadrado da maneira mais exata possível, para que todo o foco da obra se mantenha diretamente na construção, e não em problemas que podem ser evitados.
Onde o cimento será usado?
Por isso mesmo é importante saber como e onde o cimento será usado, já que se trata de algo fundamental para poder entender totalmente qual é a quantidade de cimento por metro quadrado que deve ser usada.
Com foco principal no reboco de paredes, o cimento é parte da argamassa, mais especificamente 25%, responsável por segurar a estrutura de um prédio ou casa, protegendo também contra as alterações climáticas e a chuva. Porém, é possível também usar cimento para outros tipos de revestimento, podendo no caso ser usado para colar pisos e também assentar tijolos. Ou seja, o cimento está, basicamente, presente em tudo.
Isso significa que o cálculo da quantidade de cimento por metro quadrado é um pouco mais complicado que o simples cálculo de uma massa corrida, por exemplo. Devido ao fato de que se trata de um material abundante em toda a construção, e é preciso analisar onde ele será usado. Em alguns casos, uma reforma exige somente a troca de piso, fazendo com que o cálculo seja diretamente sobre a superfície do chão que será trocado, já em outros, quando há uma construção de um cômodo novo, é preciso calcular diversas superfícies, como as paredes, o teto, etc.
Como calcular a quantidade de cimento por metro quadrado
O cálculo do cimento por metro quadrado se dá de maneira diferente de materiais prontos, como a massa corrida. Isso ocorre porque, para além de precisar calcular quais superfícies precisam de cimento, é preciso entender que o cimento faz parte de uma mistura para o reboco, e que isso implica em uma conta a respeito de sua proporção nessa mistura.
O cimento é misturado com areia e cal (podendo também ser usado aditivos, dependendo do uso), o que faz com que estes outros materiais também entrem na conta de como calcular a quantidade de cimento por metro quadrado. Dessa forma, uma maneira mais exata de fazer o cálculo é por meio do traço do reboco, uma técnica usada por especialistas para que a quantidade de sacos de cimento seja calculada junto dos outros materiais.
A proporção de cimento é de 1 para cada 3 de areia, então quando são utilizados 24 quilos de areia, 8 quilos de cimento são misturados. Dessa forma, multiplica-se essa quantia em quilos pelos metros quadrados que serão rebocados. Assim, tem-se em mãos uma quantia geral a respeito da quantidade de cimento por metro quadrado, porém, existem também alguns detalhes.
É preciso também saber como calcular a espessura do reboco, que consiste em multiplicar a altura, largura e comprimento de uma parede ou chão, dependendo de onde o reboco será utilizado. Isso garante um coeficiente a respeito de quanto de cimento é necessário especificamente para a espessura da sua parede.
Isso é bastante importante para evitar o desperdício. Em muitos casos, uma parede pode ser pouco espessa ou muito, fazendo com que a quantidade de cimento por metro quadrado varie. Ao ter esse número para poder multiplicar (que geralmente varia na faixa dos 0,015 metro cúbicos) com os sacos de cimento, é possível então arredondar para saber quantos sacos serão comprados. A última coisa a se fazer é arredondar os números para que a compra seja exata na loja.
A proporção influencia na quantidade
Então, o que resta a respeito do cálculo sobre a quantidade de cimento por metro quadrado são algumas dicas para que sempre haja controle a respeito do que está sendo comprado. Como dito antes, a proporção é a maneira de se calcular a quantidade de cimento por metro quadrado, o que significa que a mistura é bastante importante na hora de manter esse cálculo exato.
É preciso entrar em um acordo com as pessoas que estão prestando serviço na obra ou reforma, para que a mistura esteja sempre de acordo com esse básico que é três quilos de areia para cada um quilo de cimento. Sem esse tipo de controle, não há como evitar realmente os desperdícios.
Importância de prever a quantidade de cimento por metro quadrado
Até porque é justamente isso que está sendo protegido durante o cálculo da quantidade de cimento por metro quadrado: o controle da obra. Uma obra pode ser cara de acordo com tudo que já foi descrito até aqui, mas se tem algo que não foi mencionado ainda, é o fato de que o cimento também pode faltar durante a construção.
Podendo ser mais custoso do que a eventual sobra do cimento, evitar a falta é de extrema importância, pelo fato de que uma obra atrasada ou parada gera o desperdício de outros materiais. Evitar que a quantidade de cimento por metro quadrado não seja errada, faz com que os prazos sejam cumpridos, e a limpeza do local se torne ainda mais fácil e rápida, para que a casa esteja do jeito certo quando se precisa.
Mas é claro que nada disso é possível sem uma loja de construção capaz de atender essas necessidades de prontidão. Lojas experientes como a Catel servem justamente para quem está atento com as obras e quer realizar tudo da maneira mais ágil e calculada possível.
Com produtos e materiais básicos disponíveis no site, é possível encontrar a quantidade perfeita de cimento, cal, areia, argamassa, entre outros materiais de construção, para poder fazer o seu cálculo na hora de evitar desperdícios. O que importa na hora de realizar uma decisão dessas, é poder contar com o apoio de especialistas e produtos capazes de fazer com que tudo esteja no seu controle.