A dificuldade de locomoção em casa pode, muitas vezes, ser um problema para pessoas de idades avançadas. Isso acontece por diversos fatores diferentes, como quando a casa é grande e o idoso tem dificuldades de se manter em pé por muito tempo, fazendo com que seja necessário instalar uma barra de apoio para idoso.
Essas barras, que estão disponíveis em vários modelos, formatos e tamanhos diferentes, podem ser instaladas de forma mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Isso ocorre justamente pela variedade disponível de barra de apoio para idoso, fazendo com que qualquer um possa instalar em casa, desde que conheça qual é o modelo mais adequado para a sua casa.
Até porque, por mais fácil que seja a instalação da barra de apoio para idoso, é importante lembrar que é sempre bom tirar o maior proveito de um item como esses, para poder ajudar ainda mais o idoso dentro de casa. Ter uma barra de apoio em um local adequado já é um excelente começo, podendo a partir daí reduzir custos com a quantidade de barras necessárias, ao mesmo tempo que ajuda a pessoa de idade avançada nos locais onde possíveis acidentes podem ocorrer, como é o caso de cômodos como o banheiro ou a cozinha.
Tamanho de barra de apoio para idoso
E uma ótima forma de começar a entender a utilidade da barra de apoio para idoso é a partir do local onde ela é mais proveitosa: no banheiro. Isso acontece pois os fabricantes de barra de apoio para idoso muitas vezes entendem como é difícil para uma pessoa idosa sentar sem o apoio manual, fazendo com que o banheiro se torne perigoso devido às situações que impõe – muitas quinas, louças e o chão escorregadio.
Dessa forma é possível listar quatro tipos básicos de barra de apoio para idoso que estão disponíveis para o banheiro: barra para lavatório, para vaso sanitário, barra reta para box e a barra de apoio em formato de L. Ditando na maior parte dos casos onde a barra de apoio para idoso será colocada, esses modelos são uma maneira fácil de realizar a instalação, muito por conta de serem auto explicativos.
A barra para vaso sanitário, por exemplo, é uma forma muito boa de prevenir que o idoso não caia no banheiro mesmo sem o uso de uma bengala. Até porque é compreensível não querer levar esses itens para dentro do banheiro, tendo em vista que se trata de um cômodo apertado. Dessa forma, ao instalar uma barra de apoio para idoso do lado do vaso que esteja de frente para a porta é uma maneira boa de fazer com que a pessoa de idade avançada tenha um ponto central de equilíbrio dentro do banheiro. Caso seja necessário reforçar esse ponto, é possível adicionar uma outra barra do outro lado do vaso sanitário.
Em contrapartida, às vezes, pode ser possível que o medo seja que o idoso caia no banheiro que é muito grande, fazendo com que um ponto central de apoio não seja o mais ideal. É por isso então que há o modelo de barra de apoio para lavatório, que é instalada nas laterais ou cantos, protegendo o idoso dos choques diretos com o chão ou de possíveis degraus existentes.
Finalizando entre os modelos de barra de apoio para idoso onde o formato e o local ditam seu tipo, há também a barra de apoio para idoso reta para box e a em formato de L. Enquanto a primeira ajuda em casos onde o idoso precisa ficar em pé embaixo do chuveiro, ajudando em locais que deixam o chão úmido e escorregadio, a segunda é mais adequada para quando o registro do chuveiro fica ao lado da porta, deixando ela em um local estratégico no cômodo.
Ainda falando de possível modelos de barra de apoio para idoso, existem também aquelas que se diferenciam pelo seu modo de instalação, com é o caso da barra de apoio com ventosa, que permite o encaixe sem uso de parafusos, e aquelas que se diferenciam pela sua versatilidade, como é o caso da barra barata ou da barra de apoio para idoso de quarto.
No caso, ambas são boas maneiras de se entender como funcionam as barras de apoio, pois ajudam a estabelecer locais estratégicos em outros cômodos, como é caso da barra de cama para quartos, e a da barra versátil, que possui mais de um braço e pode ser adaptada em escadas ou outros cômodos.
Locais para instalar as barras de apoio
Percebe-se, portanto, que o local de instalação de uma barra de apoio para idoso faz toda a diferença quando se trata de sua efetividade. Isso faz com que o planejamento adequado antes de comprar e instalar a barra seja obrigatório para que a segurança realmente esteja garantida.
Como já foi dito, locais como o banheiro, usando a partir disso a pia, vaso ou box, são boas maneiras de se fazer com que o equilíbrio seja mantido em locais com quinas e chão escorregadio. Já para os quartos é possível adaptar uma barra do lado da cama, onde a pessoa de idade muito provavelmente terá que tirar a bengala da mão, podendo usar também sempre as paredes ou cantos quando o espaço é muito grande.
Dicas de instalação
Por fim, para saber idealmente como instalar a barra, basta seguir alguns protocolos a partir dos locais onde ela será instalada. A começar pela altura na qual a barra deve ser instalada, que deve respeitar ou a altura do idoso (para casos onde este deve se manter em pé) ou a altura na qual ele se encontra no cômodo (no vaso, por exemplo, quando ele precisa ficar sentado).
Outro protocolo importante a se respeitar é utilizar uma barra de apoio para idoso que seja do modelo adequado para o peso da pessoa necessitada. Afinal, usar uma barra retrátil com mais canos para pessoas pesadas pode acabar sendo uma má ideia, tendo em vista que a barra pode ceder durante o uso, evitando justamente que o objeto cumpra sua função.
Compre sem nem sair de casa
Portanto, a melhor maneira de ajudar quem precisa dentro de casa, como pode ser visto, é a partir de produtos de qualidade que são instalados da maneira correta. Isso faz com que seja necessário não só contar com o conhecimento específico para poder realizar a instalação, mas também de uma loja que disponibiliza os melhores produtos possíveis.
Na Catel, a partir do seu catálogo online, é possível encontrar diversos produtos relacionados à segurança, que podem ajudar dentro de casa, seja no dia a dia ou durante tarefas que exigem auxílio. Exemplos disso são as próprias barras de apoio, além de itens como protetores de tomada, protetores de quina, luvas e muito mais.