Caixa de gordura para pia: 4 cuidados necessários
caixa de gordura para pia

Um dos itens que tem se tornado cada vez mais comum no mundo das cozinhas é a caixa de gordura para pia. Sua popularidade vem do fato de que se trata de um produto excelente para quem quer ter um sistema hidráulico intacto, à prova de entupimentos em longo prazo. Outro fato que também ajudou na sua popularidade é que o estado de São Paulo tornou obrigatório o uso dessa ferramenta, fazendo com que seja importante saber mais a respeito.

Afinal, mexer no próprio sistema hidráulico, muitas vezes, é algo que intimida as pessoas, pelo fato de envolver obras grandes e caras, que podem dar bastante trabalho e gerar imprevistos quando não realizadas apropriadamente. No caso, é importante, portanto, conferir com a prefeitura da sua cidade se a caixa de gordura é realmente uma obrigatoriedade nas residências.

Porém, caso seja simplesmente do seu interesse instalar esse item que pode ajudar no dia a dia e em longo prazo, dependendo do quanto de gordura é acumulada na sua cozinha, é também bastante conveniente saber a respeito da caixa de gordura para pia. Suas qualidades incluem melhor rendimento do próprio sistema hidráulico, além de ser também uma tecnologia mais sustentável.

Tipos de caixa de gordura para pia

caixa de gordura para pia

A princípio, é preciso conhecer os tipos de caixa de gordura para pia que estão presentes no mercado. É possível dividi-los em duas categorias: 1) caixa de gordura para pia interna ou externa e, 2) caixa de PVC ou de alvenaria. Isso significa que é possível ter quatro tipos de caixa de gordura para pia em casa, dependendo de como é feita a instalação e de como a sua situação dentro de casa se encontra.

Para descobrir qual é o melhor tipo de caixa de gordura para pia é preciso então saber se é possível realizar a instalação interna, que é mais barata, porém depende da quantidade de vezes na qual a cozinha é usada. Isso significa que quando a cozinha é usada recorrentemente talvez seja mais recomendado instalar uma caixa de gordura externa, que é mais cara devido os valores da obra, mas que é mais capaz de atender locais como restaurantes, hotéis, escolas, etc.

Quanto aos materiais na qual a caixa de gordura para pia pode ser feito, é importante frisar que a de PVC geralmente é a mais utilizada. Isso ocorre pois ela também é mais barata, e  pelo seu fator de acoplagem que garante uma limpeza mais fácil e prática. Caso seja preferível uma caixa de gordura de alvenaria, é sempre possível adaptá-la de maneira que se encaixe com o resto da decoração da cozinha, o que faz dela mais uma opção estética do que prática necessariamente.

Principais funções da caixa de gordura para pia

caixa de gordura para pia

A partir do conhecimento a respeito dos tipos de caixa de gordura para pia, basta então saber como a caixa de gordura age na cozinha e como ela impede o entupimento dos canos. O equipamento funciona por meio de um sifão que retém a gordura e óleo que escorrem pela pia, impedindo que fiquem circulando pela tubulação. Isso é possível através das duas câmaras que estão contidas dentro do sifão, uma coletora e outra vertedoura, na qual é separado o óleo da água.

Pelo que se pode perceber, se trata de um item que a longo prazo é realmente obrigatório em qualquer casa, pelo fato de que ele torna todo o processo de descarte de óleo muito mais facilitado. Afinal, é fato que para ter uma qualidade de vida melhor, é necessário cortar os hábitos que nos fazem perder tempo na rotina, o que significa que ter uma caixa de gordura para pia pode ajudar tanto na economia com o encanador, quanto com as pequenas tarefas que envolvem cozinhar e limpar.

Podendo ser encontrada em tamanhos diversos que vão de 18 litros (recomendado em casas de família pequena), passando por 31 litros (recomendado para residências um pouco maiores) até chegar em 120 litros ou mais (recomendado para indústrias, restaurantes ou locais com mais de 3 cozinhas), a caixa de gordura leva em consideração o número de pessoas que usam a cozinha, e é uma ferramenta que deve ser limpada corretamente com frequência.

Diferenças caixa de gordura e inspeção

Uma dúvida recorrente que pode envolver a caixa de gordura para pia é como ela se diferencia da caixa de inspeção, e se é obrigatório ter ambas dentro de casa. A caixa de gordura para pia é obrigatória no estado de São Paulo, algo que também é o caso para a caixa de inspeção. Isso ocorre pois a caixa de inspeção é sim diferente da caixa de gordura para pia, pelo fato de que ela é instalada diretamente no sistema da rede de esgoto da residência, para garantir a possibilidade de manutenção caso haja um entupimento.

Isso significa que a caixa de gordura para pia é um equipamento preventivo, e que evita naturalmente o entupimento do sistema de esgoto ou da pia por meio de gordura, já a caixa de inspeção é a última etapa anti-falha do sistema para que seja possível resolvê-lo sem necessariamente quebrar o piso. Percebe-se que ambas as caixas são medidas preventivas, mas de maneiras diferentes que acabam se complementando bem.

Dicas de instalação da caixa de gordura para pia

caixa de gordura para pia

Por fim, para saber como instalar da melhor maneira possível a caixa de gordura para pia, é possível seguir alguns passos para evitar qualquer dor de cabeça. Dicas básicas que servem geralmente para qualquer obra são sempre bem-vindas, como é o caso de sempre ter um diálogo com os pedreiros a respeito do que está sendo realizado, consultando se possível o projeto da rede de esgoto, verificando a execução da obra com base no documento que demonstra como o sistema hidráulico está disposto. 

Isso faz com que o proprietário saiba os possíveis caminhos na qual a caixa de gordura para pia pode ser instalada, além de poder verificar a efetividade dessa obra, que é mais delicada e exige atenção para que nada no sistema hidráulico geral seja afetado.

E sempre teste tudo após a instalação antes de fechar o buraco. Assim como qualquer coisa relacionada a registro e canos, sempre é bom dar uma verificada para que nada fique danificado após a finalização da obra. Checar se os objetos estão bem fixados e colocados onde deveriam estar é a melhor maneira de dar um ok em toda a instalação.

Hora de instalar sua caixa de gordura para pia

E para concluir as dicas a respeito de como instalar a caixa de gordura para pia, é sempre importante ressaltar que nada disso é possível sem a ajuda de uma loja de construção de confiança.

No caso, a Catel é uma loja online que não só entrega todos esses produtos diretamente na sua casa, como também possibilita um catálogo extenso, que pode ser checado de casa para que o melhor planejamento possível seja realizado. Lá é possível encontrar caixa de gordura para pia, além de outros itens relacionados ao sistema hidráulico, como é o caso de tubos e canos, válvulas e registros e muito mais.

Conteúdos que você também pode gostar

Pressurizador de Água para Residência: Guia de Escolha e Instalação
13 de setembro de 2024
Escolher o pressurizador de água...
Como Escolher Pressurizador de Água
3 de setembro de 2024
A escolha do pressurizador de...
5 Dicas de Como Escolher Torneira Elétrica
1 de setembro de 2024
A escolha de uma torneira...
Conheça os Tipos de Ralos para Cada Cômodo da Casa
23 de julho de 2024
Os ralos são componentes essenciais...
Caixa Acoplada de Vaso Sanitário Vazando: Como Consertar
28 de junho de 2024
A caixa acoplada de vaso...
Soluções para Vazamento no Banheiro
27 de junho de 2024
O vazamento no banheiro é...

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente