A calha é uma estrutura extremamente comum no Brasil. Muito disso ocorre pelo fato de que o país possui clima tropical, logo, chove muito, fazendo com que as pessoas tenham que recorrer a sistemas evitem danos às suas casas. Apesar do amplo uso, ainda existem certos modelos de calha, como a calha de zinco galvanizada, que acabam sendo pouco conhecidos pelos brasileiros, mesmo que trazendo benefícios adicionais quando comparados com as calhas comuns.
Grande parte da não popularidade acontece porque a calha de zinco possui um preço maior do que a tradicional calha de cerâmica e alvenaria, fazendo com que as pessoas optem pela opção que pareça naturalmente mais barata. Porém, quando se trata de custo benefício, existem diversos motivos para usar a calha de zinco galvanizada, muito por conta da qualidade do material na qual ela é feita.
Afinal, quando se trata de um problema comum como escoamento de água, tecnologias trazem cada vez mais sistemas inteligentes para poder lidar com a situação de maneira econômica a longo prazo, substituindo estruturas de calhas antigas que são menos duráveis.
Fácil manutenção
E isso pode começar a ser entendido a partir do processo básico pelo qual passa a calha de zinco galvanizada, que influencia diretamente na maneira como ela é limpada e mantida durante o tempo por meio de um processo químico diferenciado.
No caso, o foco é no termo “galvanizado” que significa que a calha passa por um processo químico onde ela recebe uma camada de zinco impermeabilizante. Esse revestimento, que age como uma proteção, permite que a água entre em contato constante com a calha, sem que ela sofra corrosão ou ferrugem.
A ideia é que isso permite maior durabilidade da calha zinco, ao mesmo tempo que faz com que ela não precise ser limpa constantemente. Um dos maiores problemas relacionados à manutenção das calhas envolve o fato de que elas entopem, mancham e acabam criando atrito, desenvolvendo gargalos e até impedindo o seu funcionamento. Dessa forma, ao usar uma calha de zinco, o dono de casa se protege de possíveis acidentes relacionados à manutenção, ao mesmo tempo que cria maior facilidade para realizar o trabalho de limpeza.
Ótimo custo benefício
Outro motivo importante para se investir em uma calha de zinco galvanizada é o custo benefício. Talvez já tenha se tornado perceptível, mas quando se trata de calhas de zinco ganha-se em durabilidade, ou seja, é natural que a troca de calhas ocorra com menos frequência.
Dessa maneira, a longo prazo a calha de zinco é “mais barata” que uma calha tradicional, pelo fato de que ela cumpre o trabalho de fazer o escoamento enquanto dura mais tempo. Isso ocorre tanto pela manutenção que é mais fácil, permitindo uma preservação melhor, quanto pela sua qualidade impermeabilizante, que evita acidentes proporcionados por gargalos e o desgaste da calha durante os anos.
Um exemplo desse custo benefício é demonstrado pelo fato de que a calha de zinco quebra menos, já que ela é feita de ferro e faz parte de uma única estrutura ao contrário daquelas feitas de cerâmica. Porém, ao contrário das calhas de alumínio comum, o fator anticorrosivo faz da calha de zinco uma estrutura mais preparada para grandes chuvas, dando o conforto com relação ao escoamento que toda casa precisa ter.
Instalação prática
Por fim, um dos motivos que ajudam a perceber como a calha de zinco pode ser a mais adequada dentro de casa tem a ver com a sua instalação. Diferente de grande parte das calhas que envolvem um meticuloso trabalho de instalação, em muitos casos uma por uma (principalmente quando ela é fragmentada, como normalmente é no Brasil), a calha de zinco funciona de maneira bem mais simples e ágil, proporcionando uma facilidade para quem quer uma solução imediata para a troca das calhas.
Isso porque é tudo a partir de uma montagem bastante intuitiva, feita a base de parafusos, sem a necessidade de soldagem. Dessa forma, caso seja uma tarefa que esteja dentro das suas capacidades, e caso não envolve nenhum risco grande (como quando o telhado é alto), é sempre possível realizar a instalação da calha de zinco por conta própria.
No caso, basta seguir a ideia de que a calha deve realizar o escoamento da maneira mais uniforme e estratégica possível. Isso significa que a calha precisa estar em linha reta, sendo planejada a partir da medição da largura do telhado, definindo onde irá ficar a saída do sistema.
Para que tudo fique direitinho basta pensar em um local onde a água pode ser despejada sem realizar nenhum dano, no caso podendo ser na calçada, conectada a algum tubo que deixa a água escorrer pelo chão, ou contra o quintal em ralos que podem ser facilmente alcançados (isso para quando não há chuvas muito fortes na região).
Seguindo esses protocolos e usando da fácil montagem da calha de zinco, percebe-se portanto como é fácil usar dos benefícios que essa tecnologia traz em casa. Caso o serviço seja muito trabalhoso e arriscado, é sempre possível também contratar um profissional para que tudo seja mais garantido.
O melhor para a sua casa sem precisar sair dela
Dessa forma, não há motivos para ignorar as qualidades que estão presentes no uso da calha de zinco dentro de casa. Além de trazer mais segurança na hora de lidar com a manutenção e o problema diário da chuva, ela é capaz de fazer toda a implementação parecer fácil.
Mas para ficar ainda mais fácil, é sempre possível contar com uma loja de experiência, capaz de ajudar a comprar os melhores materiais para qualquer reforma que você precise dentro de casa. É o caso da Catel, que com a sua entrega online e catálogo diversificado, dão oportunidades para você planejar, comprar e receber tudo em casa.
A partir das categorias disponíveis no site, é possível encontrar não só as melhores calhas, sejam elas de zinco ou não, como também outros materiais de construção como telhas, tijolos e muito mais. Quando se trata de reformar a casa, contando a Catel, basta ter as informações corretas e o planejamento certo para fazer a obra dos sonhos.