A caixa d’água é um item imprescindível na hora de construir uma casa. A ideia por trás dessa reserva funciona tanto para abastecer a casa quanto para prover o fornecimento de água em momentos de corte na rua. Por isso, é também de grande importância saber como escolher caixa dagua, para que esse objeto se mantenha funcionando por um longo período de tempo, garantindo o cumprimento dessa função importante na casa.
Pode parecer uma tarefa simples, quando, na verdade, exige um certo conhecimento a respeito das marcas e das devidas orientações de como a caixa d’água deverá ser instalada. Saber como escolher caixa dagua envolve alguns cálculos e algumas decisões que são fáceis de serem aprendidas e aplicadas, basta o mínimo de planejamento para que tudo se estabeleça dentro do desejado.
Atualmente, com a diversidade de disponibilidade de produtos e o auxílio de profissionais qualificados, é possível instalar e ter em casa uma caixa d’água capaz de abastecer e segurar toda a família sem nenhuma dor de cabeça.
Cálculo de como escolher caixa dagua
Dessa forma, o mais importante a saber como escolher caixa dagua inclui conhecer seu mecanismo de funcionamento para poder abastecer todas as necessidades de uma casa. A ideia é que haja água suficiente para poder atender as necessidades de todos os moradores durante dois dias.
Esse cálculo tem como base o fato de que períodos de racionamento ou corte de água podem durar por tempo indeterminado, afetando diretamente quem não tem um tanque com capacidade para pelo menos alguns dias. E para fazer o cálculo é bastante simples.
Estudos apontam que uma pessoa consome normalmente uma quantidade de 150 litros de água por dia em casa (em apartamentos a média é de 200 litros). Tendo em mente então que as pessoas da casa devem ter água por um período de dois dias no mínimo, o cálculo é feito a partir dessa média de 150 litros multiplicado pelo dobro do número de pessoas.
Dessa forma, para uma família de 4 pessoas, uma caixa d’água deve possuir um volume de 1200 litros. Com esse cálculo, já fica mais fácil entender como escolher caixa dagua, tendo em vista que já se sabe como ela deve encaixar em casa.
Melhores marcas de caixa d’água
A partir disso, é preciso conhecer quais são as melhores marcas de caixa d’água disponíveis no mercado. Afinal, não basta saber as dimensões e materiais que irão envolver de como escolher caixa dagua, é preciso também compreender quais são as marcas que são melhores para cada situação. Determinadas marcas às vezes são focadas em algum tipo de caixa que procura atender a alguma necessidade específica, o que pode ajudar muito na hora de se adaptar.
Caixas grandes, por exemplo, que são diferentes em sua fabricação e instalação, são ideais para marcas como a Fortleve. Trata-se de uma novidade na competição, que consequentemente possui preços mais elevados, porém, quando se trata de aprender totalmente como escolher caixa dagua, é preciso estar atento justamente para isso, certas situações pedem por marcas específicas e às vezes isso envolve um comprometimento financeiro maior.
Outra que é mais cara, mas possui tradição no mercado é a Trigre. Seu foco é na durabilidade, assim como a Caixa Forte, marca especializada nas caixas grandes feitas com fibra, material de alta resistência quando se trata desse tipo de produto.
Por último, outra ideal por sua tradição é a Amanco. Diferente das citadas anteriormente, a Amanco tem como foco as caixas pequenas, fabricadas por sopro, um processo novo que tem como promessa a fabricação de produtos mais resistentes e duráveis. Possuindo tripla camada, trata-se da melhor marca para quem não quer ter dor de cabeça com limpezas. Boa também para quem confia mais na tradicionalidade de uma marca de nome no mercado.
Cuidados ao escolher uma caixa d’água
O que traz à luz outro ponto bastante importante: saber como escolher caixa dagua para que não haja dor de cabeça no futuro. Isso quer dizer, tomar cuidados específicos para saber como a caixa deve ser instalada e como ela deve estar de acordo com a construção da casa.
Alguns dos maiores problemas que podem acontecer na hora de lidar com caixa d’água são eventuais situações em que a pressão não é regulada corretamente. Isso é importante de se notar na hora de instalar, pois irá afetar diretamente no funcionamento a longo prazo, evitando dores de cabeça para quem decidir resolver isso o quanto antes.
E para fazer isso é bastante simples, porém necessário a ser considerado para como escolher caixa dagua, necessitando apenas de bombas extras, para garantir o funcionamento dessa parte sensível da caixa d’água. É possível também utilizar de compressores que garantem melhor a pressurização, evitando problemas com canos que podem ser bastante custosos. Até porque, essa é a ideia principal que se deve ter em momentos como esse, que as necessidades ditam o custo.
Considere a estrutura da sua casa
Por último, mas não menos importante, deve-se estar atento à estrutura da casa. Isso quer dizer que para saber como escolher caixa dagua é preciso antes que o proprietário saiba que a estrutura da casa precisa aguentar o peso do do material e da água dentro do tanque.
Tanques com grandes capacidades naturalmente precisam de materiais mais resistentes para poder suportar todo o líquido. Dessa forma, estar atendo para o lar, seja ele um apartamento ou uma casa, é a maneira certa de se prevenir para que acidentes não aconteçam.
O segredo de quem quer ter uma construção segura e funcional é ir atrás de um serviço de qualidade. Serviços como o da Catel, é capaz de proporcionar tudo que você precisa na hora de comprar itens variados feitos para esse momento importante.
Contando com a experiência de anos no mercado, os preços são competitivos, para que os custos com a casa nova sejam justos, ao mesmo tempo que entregando qualidade. Com marcas diversas, como escolher caixa dagua fica fácil: categorias como as caixas d’água, filtros de caixa, produtos hidráulicos, produtos para banheiro e cozinha, produtos Amanco, entre outras, todas preparadas para atender qualquer necessidade na hora de abastecer a casa e a obra.