O porcelanato é um material com origem relativamente recente. Tendo conquistado o interior e exterior das casas a partir dos anos 80 na Europa, existem diversas maneiras de se usar esse material, então como escolher porcelanato? Por se tratar de uma inovação no ramo da cerâmica e ser tão multifacetado, ainda é um material que pode causar confusão na hora de ser usado. Saber como escolher porcelanato, portanto, é a maneira certa de começar a aproveitar seus benefícios.
Afinal, com a popularidade do porcelanato em países como Itália e Espanha, naturalmente o produto acabou chegando ao Brasil nos anos 1990, afetando muito a maneira como se usa cerâmica. Trata-se de uma peça que pode revestir tanto os pisos quanto as paredes, garantindo uma enorme variedade para o mercado.
O que é o porcelanato?
Para aprender como escolher porcelanato é preciso conhecer os seus benefícios, mas antes de saber quais são os benefícios e diferentes tipos de porcelanato, é preciso entender como ele é composto. Feito de argilas e rochas, o porcelanato é uma cerâmica que foi esquentada em temperaturas mais altas que o comum, com o objetivo de garantir uma composição mais sólida feita de matérias-primas nobres.
Sua massa é compacta e vitrificada, para que não haja praticamente nenhuma absorção de água. Atingindo esse resultado, a massa acaba se tornando altamente versátil, com a capacidade de revestir tanto áreas de alto tráfego, úmidas e expostas, quanto áreas internas, onde o porcelanato pode ser esmaltado e estampado de acordo com o interesse do decorador.
Diferença entre porcelanato e outros revestimentos cerâmicos
O que torna o porcelanato tão versátil é o seu processo de fabricação. A partir da queima de matérias-primas em alta temperatura, alcançando mais de 1200 graus Celsius, é possível chegar em uma cerâmica que é altamente resistente, capaz de repelir umidade, fazendo com que não haja infiltração, manchas ou deterioração.
Quando as rochas e argilas são queimadas nesse alto nível de temperatura, a utilização do porcelanato se torna então bastante extensa e variada, já que se trata de uma cerâmica com alta resistência, seja ao tempo ou a fatores externos.
As vantagens de se usar porcelanato
E é justamente desse processo de fabricação que o porcelanato consegue as suas vantagens e benefícios. A resistência e a baixa absorção de água, por exemplo, já dá uma vantagem bem grande com relação a outros tipos de cerâmica, que geralmente possuem composições mais sensíveis, facilmente suscetíveis a manchas e outros tipos de infiltração.
Isso não ocorre no porcelanato, pois sua composição é rigidamente sólida, fazendo com que não haja praticamente nenhum poro ou outro tipo de brecha, na qual impurezas e líquidos podem entrar. Por ter essa origem, o porcelanato se torna extremamente vantajoso para a limpeza, já que tem uma consistência mais durável e mais uniforme.
Um outro exemplo das vantagens do porcelanato, está no fato de que ele é altamente resistente a raios ultravioletas, fazendo com que o chão ou paredes não esquentam mesmo em períodos quentes. No Brasil não é preciso nem falar das vantagens de uma cerâmica assim, tendo em vista como elas podem deixar o ambiente fresco – só com essa dica já fica mais fácil em saber como escolher porcelanato.
Sua instalação também é bastante simples, garantindo tranquilidade na hora de saber como escolher porcelanato. Além de ser uma cerâmica composta de matérias-primas sustentáveis, favorável ao meio ambiente. Isso faz com que o porcelanato seja uma cerâmica altamente presente no mercado, já que a exploração das jazidas de argila acontece de maneira racional.
Os tipos, seus acabamentos e como escolher porcelanato
Agora que ficou claro as inúmeras vantagens desta cerâmica, é preciso entender como escolher porcelanato. Afinal, por se tratar de um material com múltiplas aplicações, é preciso primeiro entender como funcionam seus acabamentos, seus estilos e como eles podem ser utilizados corretamente conforme as necessidades da sua casa ou do seu negócio.
Começando pelos diferentes tipos de porcelanato, existem basicamente dois que devem ser conhecidos: o técnico e o esmaltado. O primeiro, um pouco mais “rústico”, é mais focado para áreas de alto tráfego de pessoas e máquinas, isso pelo fato de que ele não recebe uma camada de esmalte, conferindo a ele mais uma função de piso resistente. Sua maior vantagem se encontra na sua coloração, que não é afetada conforme o tempo, mesmo com desgaste, uma opção perfeita para o interior de lojas e estabelecimentos.
Já o porcelanato esmaltado é bom para ambientes internos caseiros, ou seja, ambientes que exigem certo estilo por parte da cerâmica. O porcelanato esmaltado é bastante vantajoso nesse quesito, pelo fato de que possui alta variação de modelos e estampas. Adquirindo o aspecto de outros materiais como madeiras ou pedras, trata-se de um tipo ideal para quem não sabe como escolher porcelanato, e quer utilizá-lo na sala de estar ou na cozinha, tendo em vista como fica bonito junto de louças ou outros itens compostos por cerâmica.
Existem também outras maneiras de categorizar o porcelanato, como por exemplo acontece com o porcelanato polido e o porcelanato externo. Nesse caso, isso se aplica mais ao acabamento do que a sua composição no geral, algo que é perfeito para quem quer saber mais a respeito antes de entender completamente como escolher porcelanato.
Porcelanatos com acabamento polido geralmente possuem características mais suaves e lisas, fazendo com que sejam bons para ambientes internos. Já o porcelanato exterior, como o nome já diz, serve para áreas externas onde mesmo a umidade não afetará sua superfície, fazendo com que o chão não fique escorregadio em fachadas de lojas ou casas.
É possível também, caso seja do interesse, escolher outros tipos de acabamento na hora de entender como escolher porcelanato. Eles variam entre o porcelanato acetinado, lapado e escovado. A diferença entre esses acabamentos tem a ver com o seu brilho e sua textura, na qual o acetinado e o lapado possuem brilho menos intenso, e o escovado possui uma textura mais suave.
No final das contas, a maneira de saber como escolher porcelanato vem do interesse de quem irá decorar. Como demonstrado, trata-se de um material completamente versátil, que está à mercê de quem quiser. Consultando então profissionais qualificados, indo atrás de lojas online experientes como a Catel, torna-se então fácil fazer bom proveito dessa cerâmica que pode ser aplicada literalmente em qualquer lugar.