Um ambiente corretamente decorado faz total diferença, demonstrando harmonia com o objetivo daquele cômodo. Isso é algo que acontece tanto em casa como no trabalho, pois a forma como as cores estão organizadas, seja na parede ou no resto do cômodo, pode afetar diretamente a maneira como alguém se sente e se expressa. Pode parecer trivial, mas é impressionante como uma cor de parede de escritório, por exemplo, afeta até mesmo a produtividade do local de trabalho.
Isso acontece por diversos motivos, que envolvem como pessoas absorvem cores diferentes. Escritórios que apostam em locais bem organizados visualmente, são capazes de manter uma aparência pré-estabelecida, que é capaz de acompanhar os funcionários e a lógica da empresa no dia a dia.
Afinal, ser capaz de criar uma identidade visual também é de extrema importância dentro de uma empresa. A cor de parede de escritório faz parte de toda uma noção de harmonização estética, que aliada ao resto da decoração, como os móveis e a luz, são capazes de ditar a postura do negócio.
É por isso que a contratação de profissionais qualificados não é a única coisa a se atentar na hora de pintar a cor de parede de escritório, por exemplo. Por parte de quem irá organizar, é preciso entender antes qual vai ser o estilo geral do escritório, de maneira a saber quem irá passar por ele regularmente. Até porque, a primeira impressão é a que fica, e conforme o tempo, caso as paredes e os móveis não sejam adequados, essa primeira impressão pode causar efeitos ruins ao longo do tempo.
Antes de escolher as cores, entender e definir o conceito do ambiente
Dessa forma, antes de saber exatamente quais serão as cores presentes no escritório, é preciso entender qual é o formato e a intenção deste local. Isso significa duas coisas: estar ciente do ramo do trabalho realizado no escritório e estar ciente de quais emoções serão exaltadas nesse espaço.
A primeira exigência, tem a ver com a compreensão de que a cor de parede de escritório não pode ser simplesmente qualquer uma. Isso acontece, pois cada escritório possui uma especialidade diferente, seja ela advocacia, marketing ou vendas. Dessa forma, cada escritório garante uma postura diferente, de maneira que elas não devem se misturar, tendo em vista o fato de que cores vibrantes não encaixam em escritórios sérios, e cores neutras não encaixam em escritórios focados na criatividade.
Muito disso acontece obviamente pela maneira que o funcionário irá se relacionar com o ambiente. Afinal, é fato conhecido a maneira como um escritório estimula especificamente o trabalho. Mas também é preciso entender que isso passa também pela imagem que a empresa cria, podendo ser visitada por clientes a qualquer momento. Isso significa que uma cor de parede de escritório faz sentido é a maneira como uma empresa demonstra à primeira vista para pessoas de fora como o escritório se expressa. Um consultório médico não seria respeitado caso fosse pintado com tons muito coloridos, por exemplo, e o mesmo acontece com escritórios focados em assuntos sérios como o direito e o seguro de vida.
Assim, tendo isso em mente, é fácil entender a segunda obrigação na hora de pintar a cor de parede de escritório, que tem a ver com as emoções que irão ser transmitidas no local. Isso significa que, para além dos padrões estabelecidos para cada tipo de escritório, é totalmente possível usar da criatividade para estabelecer estilos diferenciados, calcados em conceitos conhecidos dentro da teoria das cores.
Podendo envolver desde cores quentes, frias e neutras, até mesmo a mistura de padrões para gerar estímulos específicos, é possível ir bem além do pensado, desde que tudo esteja conforme um planejamento.
Harmonização da cor de parede de escritório
E a maneira mais fácil de realizar esse planejamento é através da harmonização das cores. A partir da conceituação previamente mencionada, por exemplo, é possível perceber como a cor neutra pode ajudar bastante escritórios de advocacia. No caso, especificamente da cor branca ou preta.
Ambas servem propósitos um pouco diferentes, no caso o branco remetendo ao estilo romântico, e o preto remetendo à introspecção e conservadorismo. Esses dois estilos que se complementam extremamente bem, são capazes de proporcionar a seriedade que é exigida por parte dos funcionários no dia-a-dia, às vezes sem demonstrar isso de forma muito óbvia. Que é justamente o motivo pelo qual se deve incentivar esse tipo de tonalidade na cor de parede de escritórios com funcionários especializados no ramo burocrático. O importante aqui é passar uma ideia de lugar em branco (ou no caso, preto), para que os funcionários preenchem esse espaço com as suas ideias, livres de influências emocionais fortes.
Algo que pode ser completamente diferente, por exemplo, de um escritório com base criativa. Nesses locais, o que deve ser harmonizado é exatamente a noção de personalidade e criatividade, aliados a cores que chamam atenção pela sua conexão com emoções ativas. No caso, cores quentes (vermelho, amarelo, laranja) em detalhes ou padrões, são ótimas para gerar conforto e tranquilidade, pois confirmam uma sensação luminosa no local. Ambientes muito movimentados combinam bem com o amarelo, pelo fato de trazerem sempre a sensação de energia, ótima para dar um gás na cor de parede de escritório.
Porém, escritórios mais ativos não precisam necessariamente recorrer apenas a essas cores. Pode acontecer de ser necessário tranquilizar a rotina, e para isso é preciso ir no caminho inverso ao das cores quentes. O azul e o verde, por exemplo, são as cores ideais para proporcionar serenidade e tranquilidade, ainda mais quando associados a outras cores mais neutras. Isso permite até mesmo não gastar com tinta, fazendo com que pequenos padrões sejam estabelecidos através do escritório, para que sempre haja aquele ponto de conforto entre cômodos e mesas. É sobre isso que se trata a harmonização da cor de parede de escritório.
Iluminação da cor de parede de escritório
Por último, mas não menos importante, agora que foi estabelecido realmente o conceito e as cores desejadas, é preciso que tudo esteja de acordo com a iluminação. Afinal de contas, uma iluminação privilegiada faz com que tudo isso seja visto realmente, podendo até mesmo reforçar certos espaços em que a movimentação e o fluxo de pessoas seja maior.
Dessa maneira, usando lâmpadas colocadas em situações estratégicas, ao lado de luminárias que combinem com as cores, é possível estabelecer um outro patamar no ambiente, que será realçado também de acordo com o conceito e estilo do lugar.
Lojas como a Catel, por exemplo, são ideais para quem quer ir atrás desses produtos diferenciados como fitas de led ou projetores, permitindo uma verdadeira personalização sem ter que se mexer muito. A experiência de uma loja com produtos de qualidade, em suma, é o toque final na hora de decorar os escritórios, sejam eles quais forem, além de definir a perfeita cor de parede de escritório.