Quando se trata de reforma, todo cuidado é pouco. Afinal, existem diversas maneiras de se fazer uma, mas a melhor sempre envolve o planejamento. Para se ter uma cozinha reformada gastando pouco é necessário estar atento aos detalhes que serão trocados, ou seja, quais são os objetivos principais da reforma. Isso é algo que se aplica para todos os cômodos, mas é uma dica especialmente importante quando se trata de cozinhas.
Tendo em mente como serão feitos os gastos já é um bom começo. A partir disso, com as dicas que serão apresentadas, ficará claro como é fácil ter uma cozinha reformada gastando pouco, sem ter que tirar muito dinheiro do bolso, usando mais a criatividade e o bom senso.
Um bom exemplo de como fazer esses gastos é começar pensando nos materiais que serão comprados, e qual parte da cozinha será realmente modificada. Afinal, para ter uma cozinha reformada gastando pouco, é preciso ter em mente que nem tudo será modificado. Economizando nos eletrodomésticos, repaginando os detalhes e adicionando decorações simples, é possível alcançar uma beleza genuína que não depende puramente do dinheiro.
Busque descontos e pense em materiais alternativos
Para se ter uma cozinha reformada gastando pouco é importante ir atrás de lojas que conferem descontos ou que tem o melhor preço. Quando se trata do mercado, é bastante fácil encontrar momentos em que as lojas realizam semanas promocionais, conferindo preço mais acessível para determinados acessórios que podem ajudar na hora de planejar a reforma. Itens como torneiras, puxadores de armários, pequenos quadros decorativos e tapetes são excelentes quando se trata dessas promoções.
E essa regra vale também para situações contrárias, ou seja, evitando gastar com produtos que são sempre custosos. Um exemplo óbvio disso são os azulejos. Além de estarem fora de moda, gastam bastante tempo e bastante dinheiro de quem os usa. Com as diversas alternativas que o mercado possui, é possível evitar a quebra do piso ou da parede, investindo em materiais mais acessíveis e mais atraentes.
Um deles é a tinta Epóxi, capaz de cobrir o traçado de azulejo de maneira uniforme, garantindo um visual novo para velhas paredes de cozinha. A tinta lavável também é uma opção bem viável se quiser a sua cozinha reformada gastando pouco. Outro exemplo são os pisos vinílicos, onde o PVC pode substituir o chão quebrado. Nesse caso, trata-se de um serviço que requer obra, porém, com gastos muito menores do que normalmente se tem quando ocorre troca de pisos.
Essas técnicas, que gastam pouco tempo, também podem ser utilizadas junto de massa corrida acrílica. Capaz de envernizar o ambiente, ela deixa tudo com mais brilho, fazendo com que detalhes antigos pareçam novos sem precisar se envolver muito com materiais extras, contribuindo para a sua cozinha reformada gastando pouco.
Utilize decoração de fita LED
Uma opção alternativa, que geralmente não ocorre muito para quem quer ter a cozinha reformada gastando pouco, é a fita LED. Ela se encaixa em quase tudo que já foi descrito aqui, garantindo um visual diferente, podendo ser aplicada em vários cantos diferentes do cômodo. Ou seja, tanto a entrada da cozinha, quanto o teto e ou as paredes podem ser beneficiadas com o uso dessas luzes.
O melhor é que elas garantem uma aparência personalizada, permitindo a escolha de cores, junto de um gasto bem mínimo, que vai dá opção do cliente. Com a diversidade de fitas, seja em em extensão ou em potência, é possível alinhar o planejamento com a execução da reforma de maneira bem simples e direta.
Menos é mais!
Mas seja qual for o foco específico na hora de fazer a reforma é preciso ter em mente que atualmente o que importa na hora de decorar a casa são os detalhes. O bom disso é que realmente permite mais espaço para quem quer ter uma cozinha reformada gastando pouco, pois essa filosofia minimalista que tem tomado a sociedade faz com que o mercado responda de maneira positiva. Prateleiras abertas e torneiras personalizadas são um exemplo justamente disso, chamando atenção pela maneira que compõem a cozinha e pela maneira que complementam o espaço.
As torneiras causam um efeito pelo fato de que são detalhes que sempre chamam atenção, afinal se trata de um espaço específico da cozinha que sempre está à vista. Ao conferir a cozinha uma torneira que combine com ela, com alguma cor desejada que combine com o resto da cozinha, nota-se imediatamente um atenção pelos detalhes. Isso acaba fazendo com que todo o trabalho de reforma seja valorizado e notado – um detalhe muito estratégico para quem quer ter sua cozinha reformada gastando pouco.
O mesmo ocorre com armários, por exemplo. Definitivamente não é preciso trocar todos os armários para se ter uma cozinha com cara de nova. Contanto que o dono altere seus detalhes, tornando elas abertas, pintando elas, adesivando elas, trocando seus puxadores, torna-se fácil ter a cozinha reformada gastando pouco.
Por isso mesmo o planejamento é algo tão importante, como foi descrito anteriormente, porque ele permite ao dono se atentar a esses detalhes, fazendo com que o visual da cozinha seja alterado conforme a sua vontade, não conforme um desejo genérico de mudança, unicamente guiado pelo instinto de gastar.
Procure por produtos de qualidade e contrate um profissional qualificado
E é por isso que o planejamento está aliado a última dica que é: procure por produtos de qualidade. Afinal, nada disso será mantido caso não haja produtos e materiais de confiança para manterem esse visual.
Até porque, por mais que o desejo seja gastar menos, isso não significa que deve-se gastar irresponsavelmente, com qualquer tipo de serviço ou material que seja. É preciso ir atrás de uma loja que garanta produtos de marcas diferentes, para quem desejar, junto de diversos itens diferentes, capazes de conferir a tal personalização aqui prometida.
A Catel, por exemplo, é mestre nesse quesito. Lidando com clientes há anos, trata-se de uma loja que contém a maior variedade de tintas e decorações para quem quer ter cozinha reformada gastando pouco. Com a facilidade do comércio online, é possível conferir e ter tudo facilmente, podendo realizar o planejamento em casa, sem a consulta de nenhum profissional terceirizado. A ideia é justamente garantir aquilo que o cliente quer junto de um preço acessível para quem quer planejar.