As obras envolvem processos muito além que a decoração, avaliação e instalação de materiais. No caso, é importante também saber o que fazer quando a obra acaba e o descarte de entulho de obra deve ser realizado. Muitas pessoas não têm conhecimento, mas existem implicações ambientais e legais envolvendo esse momento, que são importantes para que o proprietário esteja de acordo com aquilo que todos esperam dele.
O que não falta hoje são dicas e maneiras de se realizar o descarte de entulho de obra, fazendo com que o proprietário precise estar atento somente a como isso pode ser realizado, e como pode ser encaixado na sua situação. Isso pois existem diversas formas de se lidar com o entulho, diversos tipos de entulho e tipos de obra, fazendo com que esses processos sejam importantes para que o descarte ou até mesmo reciclagem sejam feitos. O descarte de entulho de obra, assim como o descarte de lixo, sempre pode ser realizado de maneira otimizada. Ou seja, de maneira que ajude tanto quem está descartando quanto o resto da população que se beneficia com um descarte consciente.
Entulhos de obra
Dessa forma, a primeira coisa que deve ser notada, por exemplo, é a respeito do tipo de entulho que será descartado. Obras diferentes exigem cuidados diferentes, mas determinadas obras sempre exigem o descarte de entulho de obra de maneira mais específica. É o caso de obras como construções, reformas, demolições, reparos, pavimentações, resultados de escavação para preparação de terreno. Há entulho invariavelmente em todos esses tipos de obra, que faz com que o descarte de entulho de obra sempre seja obrigatório nessas situações, mas para além disso é sempre bom também estar atento ao tipo de material que está sendo descartado no entulho.
Para que a construção e o descarte sejam realmente sustentáveis, além de simplesmente estarem de acordo com as diretrizes da prefeitura, saber a respeito dos materiais que vão ser descartados faz com que a possível reciclagem ou doação desses materiais possa ser realizada de maneira inteligente. É possível usar caçambas para então estar separando os materiais, ou é possível também que ecopontos sejam utilizados, locais onde a prefeitura realiza de graça o descarte de entulho de obra. Saber mais a respeito de todos esses passos do processo fazem o proprietário estar mais alinhado com a lógica sustentável e com toda a burocracia necessária.
Como descartar esses entulhos de obra
A melhor maneira de entender então melhor como fazer o descarte de entulho de obra de forma correta, portanto, é justamente por meio dessas diversas formas “finais” em que o entulho pode ser descartado. Algumas delas já foram citadas, como é o caso da reciclagem e da doação, porém a mais comum é a contratação de uma empresa especializada. Muitas pessoas utilizam desse método, que pode ser lembrado pelo uso das caçambas pelas construtoras, sendo sempre bom ressaltar que se trata de um processo simples e mínimo quando comparado às outras formas de se fazer o descarte de entulho de obra.
Quanto à reciclagem, que é um tanto diferente da contratação de uma caçamba, ela funciona a partir de determinados materiais na qual o proprietário deve estar atento. Materiais como a madeira, por exemplo, podem ser excelentes para futuras obras que podem ser realizadas em casa, fazendo com que não precisem fazer parte necessariamente do descarte de entulho de obra.
Já outros materiais como óleo e amianto são considerados resíduos perigosos, que necessitam de cuidados especiais durante o descarte de entulho de obra, fazendo com que a doação seja a melhor escolha para eles. A partir desse processo eles podem ser utilizados por profissionais em outras obras de maneira controlada e sem perigos para pessoas leigas.
Ecopontos
Por fim, a última maneira de se realizar descarte de entulho de obra que ainda não foi mencionada é por meio dos ecopontos, que são distribuídos em locais específicos determinados pelas prefeituras. No caso, infelizmente, não é exatamente toda prefeitura que dispõe desse método de descarte de entulho de obra, mas é sempre bom checar para saber quando ele é realizado e como.
São ótimas maneiras de se fazer o descarte de entulho de obra, pois dão a oportunidade de profissionais mais especializados fazerem a separação dos materiais. Dessa forma, o proprietário não precisa se preocupar em fazer a coleta específica, dando a oportunidade para a prefeitura realizar uma reciclagem mais inteligente. É preciso apenas estar atento com relação a quantidade de descarte de entulho de obra nesses casos, pois a prefeitura aceita somente uma quantia específica que sempre deve ser conferida antes.
Importância de fazer o descarte correto
Uma das principais legislações sobre o tema de descarte de entulho de obra vem da Resolução nº307, de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que dá diretrizes e informações a respeito de porque é importante fazer esse descarte. Trata-se de um meio legal que visa garantir a segurança ambiental de todos, mas que também aponta para a importância geral desse tipo de ação.
Afinal, é importante fazer o descarte de entulho de obra de forma correta para que a sustentabilidade seja mantida, assim também como o uso inteligente dos materiais nesses processos grandes que são as obras realizadas em casa. Isso gera conscientização e ao mesmo tempo faz com que o proprietário esteja dentro das diretrizes guiadas pela lei.
Escolha os melhores materiais desde o início da obra
Dessa forma, indo além do descarte de entulho de obra, é sempre importante também saber onde comprar os materiais necessários para sua obra, para que tudo possua uma lógica sustentável do começo ao fim.
Com lojas como a Catel, o proprietário pode ficar tranquilo com relação aos materiais que ele irá usar na construção, sejam eles telhas, blocos, madeiras ou aditivos. Saber de antemão sobre esses materiais não só dá mais controle a respeito da obra como também mais controle justamente para o descarte de entulho da obra.