Os erros na reforma mais comuns que você precisa evitar

É muito comum pensar que uma reforma, seja ela grande ou pequena, é um processo muito estressante. Realmente, exige muita atenção e um bom planejamento para que tudo ocorra sem imprevistos. As pessoas mais inexperientes podem cometer diversos erros na reforma, porém é totalmente possível realizar aquela tão sonhada obra sem dores de cabeça. Existem várias maneiras de evitar prejuízos e gastos desnecessários na sua obra. Portanto, selecionamos alguns dos erros na reforma mais comuns para que você esteja atento. 

Erros na reforma muito comuns

Entre os mais cometidos erros na reforma, a falta de planejamento talvez seja o mais grave. Se você é uma daquelas pessoas que prefere improvisar e esperar até o último momento para resolver certas situações, você com certeza irá encontrar diversos obstáculos nas etapas da reforma.

Uma atitude muito prejudicial não só ao seu bolso, mas também no resultado da sua obra, é não fazer uma boa pesquisa de preços antes de comprar os materiais necessários. Graças à internet, as suas opções de mercado são muito numerosas, sendo que algumas são mais ou menos adequadas ao tipo de produto buscado e ao volume de compras.

Portanto, certifique-se de pesquisar com bastante atenção os preços, pois permite que você possa escolher materiais com preços mais convenientes, e também possibilita um orçamento mais detalhado, evitando surpresas na hora de pagar os gastos. 

Outra etapa que não pode faltar no seu planejamento, é fazer uma lista de todos os materiais necessários para a reforma. Vale lembrar que esta lista deve incluir desde os materiais que serão incorporados na sua reforma até as ferramentas e equipamentos que serão utilizados.

Contrate um profissional qualificado

Principalmente se você não for uma pessoa que tenha experiência na área de construção civil, é fundamental que você procure ajuda profissional para realizar a obra, afinal, um dos erros na reforma mais comuns é achar que é possível fazer tudo sozinho e economizar com a mão de obra. Essa estratégia pode até funcionar em reformas mais simples, porém existe a chance de ter que gastar ainda mais dinheiro para corrigir erros que não seriam cometidos caso um especialista estivesse envolvido no trabalho.

Vale lembrar que, do mesmo jeito que uma pesquisa prévia deve ser feita em relação aos materiais que serão utilizados, também é muito importante procurar por profissionais de confiança. Uma boa maneira de fazer isso é consultar outras pessoas que fizeram reformas recentemente para conseguir algumas boas recomendações. 

É importante dizer que essa dica é válida para todas as etapas da reforma. Isto é, além de contratar pedreiros responsáveis para ajudar na execução da obra, também pode ser muito vantajoso contratar designers de interiores, arquitetos, pintores, engenheiros e paisagistas para que possam colaborar na fase de planejamento. Tudo vai depender da natureza e complexidade da sua reforma e do quanto você está disposto a desembolsar. 

Verifique as normas

Um dos erros na reforma mais comum é iniciá-la sem consultar as normas relacionadas à obra pretendida, afinal, podem existir restrições e regulamentos importantes. 

Por exemplo, se a reforma for feita dentro de um prédio ou condomínio, é fundamental se informar sobre as regras. É muito comum que o regulamento interno imponha algumas restrições quanto à natureza da reforma, principalmente aquelas que podem alterar o visual ou comprometer alguma estrutura importante das áreas comuns, como determinadas paredes e colunas. Além disso, a maioria dos condomínios determinam dias e horários específicos para obras, assim como regras relacionadas ao cadastro de funcionários, destino de entulho, limpeza, uso de elevadores, entre outras.

Mesmo que a sua reforma não aconteça dentro de um condomínio, ainda é preciso estar atento a certas exigências municipais, que podem variar de cidade a cidade. Por exemplo, se a sua reforma envolver a ampliação do imóvel, é obrigatória a emissão do Projeto Legal, que também é chamado de Projeto de Prefeitura. Este alvará de reforma é um documento que comprova todas as dimensões da construção, incluindo as áreas permeáveis e impermeáveis. 

Portanto, o documento é exigido em casos em que ocorrer alteração da planta do imóvel e deve detalhar todas as alterações a serem feitas, comprovando o cumprimento do Código de Obras e Edificações e da Lei de Zoneamento. Vale reforçar a dica citada acima sobre contratar um profissional da área, como um engenheiro ou arquiteto, afinal, ele poderá analisar todas as especificações da reforma e ficará responsável pela emissão de qualquer documento ou autorização necessários.

Erro que não pode ser cometido

Negligenciar a elaboração de um projeto é um dos erros na reforma mais graves, principalmente em casos de obras mais complexas. É através dele que você descreverá todas as alterações pretendidas, deixando todos os seus objetivos bem definidos e garantindo que seus recursos serão utilizados adequadamente.

Com um projeto bem desenvolvido, você poderá avaliar com maior exatidão todas as necessidades da reforma, levando em conta a quantidade de materiais e a demanda de profissionais antes mesmo de tirar a ideia do papel.

Além disso, será possível criar um cronograma para as obras, ordenando cada parte de acordo com o seu interesse ou necessidade. Dessa forma, você consegue traçar quais serão os seus gastos mensais e planejar em relação a eles, além de permitir que você programe a compra e entrega de materiais para uma data que lhe seja conveniente.

Para finalizar esta lista dos erros na reforma mais comuns, uma última dica super valiosa: investir em materiais de qualidade. E nisso, a Catel com certeza será de grande ajuda. Com mais de 50 anos no mercado, a Catel oferece um catálogo variado com todos os itens que você pode precisar para fazer a sua reforma dos sonhos. Desde materiais básicos, como tintas, argamassa e cabos elétricos, até acessórios hidráulicos e itens de acabamento. Na nossa loja você encontra o melhor do mercado e por um preço justo.

Está com dúvidas sobre qual material utilizar na sua reforma? É só entrar em contato com nossa equipe de profissionais que irá orientá-lo da melhor maneira. Evite dores de cabeça e erros na reforma: confie na Catel!

Conteúdos que você também pode gostar

Reboco de Gesso: Passo a Passo de Como Aplicar
15 de setembro de 2024
O reboco de gesso é...
20 Dicas de Construção e Reforma
28 de agosto de 2024
Planejar e executar projetos de...
Técnicas e Dicas para Reformar Parede da Sua Casa
1 de maio de 2024
Quando se trata de renovar...
Dicas e Cuidados para Reforma de Fachada Residencial
31 de março de 2024
A fachada de uma residência...
10 Ideias para Reforma de Quarto de Casal
29 de março de 2024
Reformar um quarto de casal...

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente