Imprevistos em casa podem acontecer a qualquer hora, isso é algo comum em todo lar. Por outro lado, um item não tão comum, mas que deveria ser, é a maleta de ferramentas básicas, a verdadeira forma de se prevenir quando acidentes ou situações específicas surgem.
Trata-se de um item simples, porém que nem todas as pessoas possuem pelo fato de se distanciar desse tipo de atividade, que inclui a montagem ou reparo de móveis em casa. Mas a ideia da maleta de ferramentas básicas existe justamente para dar um fim ao mito da dificuldade de se envolver com situações de reparo.
Esses reparos, em muitos casos, são bastante simples, de maneira que podem ser resolvidos rapidamente quando se há uma maleta de ferramentas básicas em casa, capaz de cobrir basicamente qualquer tipo de perrengue que não exija a ajuda de um profissional qualificado. Afinal, a maleta de ferramentas básicas trata-se de um auxílio capaz de resolver assuntos simples.
Essas ferramentas então devem ser escolhidas de maneira a ajudar com a maior quantidade possível de problemas, e também é preciso saber manusear tudo que está na sua maleta de ferramentas básicas. Em determinados casos, é possível aproveitar da maleta de ferramentas básicas para realizar o famoso DIY, ou “faça você mesmo”. Um hobby ou iniciação para quem gosta de entender mais sobre o mundo das ferramentas e como elas funcionam na hora de montar projetos e instalar aparelhos.
E para começar a estabelecer a própria maleta de ferramentas básicas é simples. Com a ajuda de sete itens que ajudam em grande parte das situações em casa, já é possível criar uma certa familiarização a respeito de como essas ferramentas funcionam, e em quais situações elas se encaixam melhor na hora de resolver problemas ou construir coisas em casa.
Item 1 – Chave de fenda
Começando pelo primeiro item de extrema importância em uma maleta de ferramentas básicas: a chave de fenda. Uma ferramenta de mão simples, pequena, que serve para ajustar parafusos no formato de fenda. Ela é ideal para quando é necessário montar itens e móveis simples, como cômodas, tendo em vista o fato de que esses itens geralmente trazem consigo muitos parafusos que necessitam de aperto.
Com uma ferramenta dessas é possível também ajustar móveis velhos, de maneira a retirar algum pedaço que está comprometido, quebrado ou sujo, podendo então desparafusar e parafusar novamente uma nova parte.
Item 2 – Chave phillips
A chave de fenda demonstra ser uma ferramenta pequena, mas de extrema importância no kit de maleta de ferramentas básicas, assim como a sua irmã, a chave phillips. Se diferenciando apenas nos tipos de parafusos na qual esta chave é capaz de manusear, no caso podendo remover e colocar aqueles que possuem formato em cruz, a chave phillips é um item totalmente clássico e obrigatório.
Afinal, atualmente, com a presença em peso no mercado dos parafusos em formato de cruz, fica impossível montar, consertar ou criar qualquer coisa que opere com madeira ou metal sem o uso de uma ferramenta como a chave phillips.
Item 3 – Martelo
E o mesmo se aplica para o martelo, talvez o item mais famoso de todos quando se trata da maleta de ferramentas básicas. Como já era de se esperar, sua obrigatoriedade vem do fato de que é uma ferramenta necessária na hora de montar literalmente qualquer móvel. Isso porque, além de garantir a fixação dos pregos, o martelo pode ser usado para criar força em pontos concentrados.
Isso significa que é possível reforçar a estabilidade de qualquer móvel de madeira com apenas algumas batidas com o martelo no lado exterior, checando a fixação do objeto com o chão. Sem falar também no fato de que é impossível retirar pregos sem o uso dessa ferramenta, o que faz com que o desmonte de imóveis também seja impossível.
Item 4 – Alicate universal
Agora entrando mais nas ferramentas que servem a propósitos mais brandos, chega a vez do alicate universal. Comumente usado no manuseamento de fios, trata-se de um item que também pode ajudar na hora de trocar e tirar porcas e parafusos.
Isso acontece por sua versatilidade que vem da sua boca modificada para atender diferentes necessidades, com a facilidade de um cabo de fácil pegada e manuseio. Com uma ferramenta dessas, não é necessário grandes forças, apenas um conhecimento a respeito do objeto.
Item 5 – Chave inglesa
Já a chave inglesa é focada em situações hidráulicas. Algo que não é muito comum é ter que mexer com canos em casa, mas tem horas que não dá para prever quando um vazamento pode acontecer.
Por isso, ter uma chave inglesa na sua maleta de ferramentas básicas faz com que se esteja preparado para qualquer situação complicada que pode acontecer. Podem ser encontradas em tamanhos diferentes, comumente boas quando focadas no tamanho das roscas presentes em casa.
Item 6 – Furadeiras e brocas
Mudando um pouco do lado conservativo e passando para o lado criativo e funcional, é possível também adicionar furadeiras e brocas para o seu kit de ferramentas básicas.
Com elas, é possível também realizar consertos dos mais variados tipos, porém é possível também fazer coisas que são extremamente úteis na hora de decorar, pois servem para pendurar quadros, prateleiras, estantes e a criar projetos DIY.
Contendo modelos variados, os mais recomendados são aqueles que não dependem de fios, podendo ser transportados pela casa com liberdade, resolvendo um número maior de situações com facilidade.
Item 7 – Trena
Por último, mas não menos importante, toda maleta de ferramentas básicas precisa ter a sua trena. Esse item, que não necessariamente resolve um problema a partir diretamente do seu uso, serve mais como um apoio para os itens citados acima.
Isso porque a trena, que funciona como uma régua dura capaz de se estender por um trajeto considerável, permite que uma pessoa sozinha facilmente faça o cálculo que precisa na hora de usar ferramentas como martelo ou furadeira. Até porque, quando se trata de manusear ferramentas, é de extrema importância que haja precisão e referência.
Garanta sua maleta de ferramentas básicas
Uma maleta de ferramentas básicas não precisa de muita coisa, mas sim de atenção com relação a maneira que os itens serão escolhidos. O que significa que também é preciso ir atrás de itens de qualidade, vendidos por lojas com experiência no mercado como a Catel.
Funcionando a partir das vendas online e da entrega rápida, com a Catel é possível de casa qual ferramenta possui o melhor formato para a sua necessidade em casa. Contando com uma variedade no setor de ferramentas manuais, é possível encontrar diferentes alicates, furadeiras, brocas, entre outros acessórios, todos perfeitos para montar sua primeira maleta de ferramentas básicas.