Piso laminado ou porcelanato: Vantagens e desvantagens de cada um
piso laminado ou porcelanato

O acabamento, muitas vezes, é um dos processos mais importantes de toda uma reforma ou construção de casas. Trata-se de um momento na qual o proprietário personaliza ela do jeito que gostaria, seja a partir da pintura e finalização das paredes, ou da escolha entre piso laminado ou porcelanato. Detalhes como esse, porém, sempre envolvem planejamento, e o conhecimento a respeito dos diferentes tipos de acabamento, para que esse investimento a longo prazo sempre esteja do jeito certo.

Escolher entre piso laminado ou porcelanato, por exemplo, pode parecer ser uma escolha simples, já que se trata de apenas duas opções. No entanto, é muito diferente disso. Ambos os materiais possuem efeitos, durabilidade, adaptações e superfícies distintas, que fazem com que sua aplicação seja mais adequada dependendo do cômodo ou do tipo de casa.

Dessa forma, torna-se evidente que saber a respeito dessas diferenças é justamente aquilo que todos precisam para entender melhor como personalizar a casa da maneira desejada. Afinal, por mais que ambos os materiais imitem efeitos de madeira e de brilho no piso de casa, existem ainda muitos detalhes na composição de cada um que tornam eles diferentes o suficiente para gerar efeitos particulares. Dependendo do gosto de cada um, é sempre possível fazer com que essa parte da casa seja o mais aproveitada possível, para que não só o efeito, mas o piso em si dure por muito tempo.

Diferenças entre o piso laminado e o porcelanato

piso laminado ou porcelanato

É preciso entender primeiro a respeito das principais diferenças entre o piso laminado ou porcelanato. Essas diferenças podem não estar muito aparentes, uma vez que ambos os materiais tenham aparências similares, afinal os dois são capazes de imitar a madeira, porém, quando se conhece mais a respeito de sua produção e material, é possível notar como elas destacam cada um desses pisos.

A começar, por exemplo, pela composição de cada um, em que o piso laminado é feito de lâminas de madeira industrializadas que recebem uma camada de verniz de alta resistência, e o piso de porcelanato é resultado de uma combinação de diversos tipos de argilas e rochas prensadas. Isso em si já mostra como eles possuem um processo distinto, na qual o piso laminado é feito realmente de madeira, e o piso de porcelanato busca imitar esse material (podendo também imitar o mármore).

Outro detalhe que vem desse processo são os efeitos que o piso de porcelanato é capaz de produzir. Por se tratar de um material composto de diversas rochas e argilas prensadas, é um piso que pode receber camadas diferentes de acabamento, algo que já é estabelecido pelo piso laminado, que é feito de diversas fibras cobertas de verniz.

Isso significa que enquanto o piso de porcelanato é mais versátil, mesmo que menos “fiel” ao material que está imitando, o piso laminado é mais objetivo, representando realmente as características gerais da madeira como piso.

Vantagens do piso laminado

piso laminado ou porcelanato

Dessa forma, compreendendo como o piso laminado ou porcelanato se diferenciam, é interessante saber a respeito deles individualmente para que o investimento funcione no sentido prático, com o piso durando o máximo possível em cada cômodo.

Algo que não foi citado como diferenças entre ambos os pisos, por exemplo, é como o piso laminado é mais prático em todos os sentidos. Seja na instalação, manutenção ou no seu preço, tudo isso sempre é mais cômodo quando se trata de uma reforma com piso laminado. Isso ocorre pois o piso laminado não exige o quebra-quebra comum que trocas de piso envolvem, pelo fato de que é feito de fibras que funcionam como placas que podem ser aplicadas quase que diretamente no chão.

Isso significa que ele possui também ótimo reaproveitamento em caso de mudanças, gerando também isolamento térmico ideal para apartamentos e casas, mantendo sempre um padrão de resistência alto durante os anos. Afinal, pelo fato de se tratar de madeira envernizada, o piso acaba ganhando uma camada protetora que faz dele perfeito para ambientes secos e internos.

Sua única desvantagem, portanto, vem do fato de que ele é menos versátil quando se trata dos cômodos da casa. Isso pois entre o piso laminado ou porcelanato, o primeiro absorve menos a água, fazendo dele um piso não tão adequado para banheiros e cozinhas. Ambientes externos também podem ser um problema, seja pela chuva, ou pelo sol, que corroem a madeira conforme o tempo, prejudicando o aproveitamento do material.

Vantagens do porcelanato

piso laminado ou porcelanato

Dessa forma, para entender por onde começam as vantagens do piso de porcelanato na briga entre piso laminado ou porcelanato, é justamente na sua versatilidade com os cômodos que se deve começar. Afinal, trata-se de um piso bastante universal, conhecido por ser usado tanto em ambientes internos e externos de casas, quanto em lojas e fachadas.

E isso se deve principalmente pelas suas fortes características de resistência e durabilidade, que vem diretamente da maneira que são produzidos. No caso, entre o piso laminado ou porcelanato, o último sempre pode ser revestido de camadas protetoras diferentes, adaptadas para qualquer tipo de ambiente que o proprietário desejar.

Percebe-se portanto que suas vantagens vem diretamente dessa versatilidade, na qual tanto o estilo do piso quanto a sua praticidade são levadas em consideração. Com um revestimento nobre, o piso de porcelanato possui uma variedade de usos, ótimo custo benefício, também sendo fácil de se manter a longo prazo devido sua manutenção simples.

Só é necessário estar atento à sensibilidade causada pelo material. Por ser liso e feito de maneira colada, é fácil deslizar por cima dele, estando também suscetível a rachaduras e manchas quando não é bem cuidado.

Piso laminado ou porcelanato

O que fica de síntese a respeito da discussão sobre escolher piso laminado ou porcelanato é que ambos possuem diferentes categorias, que podem afetar o preço e a qualidade do investimento realizados.

Para poder entender se o piso laminado ou porcelanato é a melhor escolha, o que se deve fazer é entender quais cômodos passarão por reforma, e assim, qual piso atende tanto às suas necessidades estéticas quanto às práticas. Afinal, de nada adianta escolher um piso que agrade aos olhos quando ele não dura mais que um período curto de tempo.

Compre seus pisos sem nem sair de casa

Assim, para poder ter a certeza então de que a escolha entre piso laminado ou porcelanato foi bem realizada, é preciso apenas concluir todo o planejamento com a ajuda de uma loja de construção capaz.

A Catel, uma das lojas mais experientes do mercado, tem todas as ferramentas que você precisa para poder fazer essa escolha. Entre piso laminado ou porcelanato, ambas as opções estão disponíveis no site, junto de diversas categorias de acabamento e finalização, para que qualquer impermeabilizante ou produto finalizador também esteja ao seu alcance quando for realizar sua compra.

Conteúdos que você também pode gostar

Passo a Passo de Como Colocar Porcelanato
13 de junho de 2024
O porcelanato é um revestimento...
Escolhendo a Cola para Piso: Dicas para um Acabamento Perfeito
17 de maio de 2024
Ao realizar a instalação de...
Passo a Passo para a Colocação de Piso Laminado: Transforme seu ambiente
15 de maio de 2024
Você deseja renovar o ambiente...
Instalar Piso como um Profissional: Técnicas e ferramentas Necessárias
13 de maio de 2024
No universo da construção e...
Guia Completo para Reformar Pisos com Facilidade
11 de maio de 2024
Reformar piso é uma tarefa...
Como Trocar Piso de Apartamento com Praticidade e Estilo
30 de abril de 2024
Trocar o piso de um...
Guia Completo Para Trocar o Piso da Sua Casa
15 de abril de 2024
Trocar o piso de uma...

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente