Investir no piso vinílico autocolante vale muito a pena pois, atualmente, é uma das melhores opções do mercado, trazendo praticidade de instalação, boa durabilidade, facilidade para limpar, preço acessível se comparado às demais opções de revestimentos, assim como a questão estética que o piso vinílico autocolante traz para o ambiente.
Muito utilizado em residências, o piso vinílico autocolante é versátil e pode ser instalado na maioria dos cômodos, de preferência em ambientes internos. Trazendo uma diversidade em cores e formatos, o piso vinílico autocolante veio para revolucionar o mercado de revestimentos, inovando nos quesitos modernidade, sofisticação e praticidade, por um preço muitas vezes menor que as demais opções da modalidade, barateando sua obra.
Vantagens do piso vinílico autocolante
O piso vinílico autocolante traz diversa vantagens em relação às demais opções de revestimento, e selecionamos algumas a seguir:
- Durabilidade do piso vinílico autocolante
A durabilidade do piso vinílico autocolante é um dos fatores principais que demonstram o custo-benefício do produto, pois, se cuidado conforme orientações de limpeza e cuidados básicos (como evitar grande umidade), a durabilidade pode ser superior a 20 anos. Fator que é superior às demais opções dessa categoria na mesma faixa de preço.
- Resistência
O piso vinílico autocolante é muito resistente, sua cola é potente, o que torna a fixação firme, podendo ser instalado até mesmo sobre outros tipos de piso, como o de cerâmica. Entretanto, mesmo sendo resistente a pequenas quantidades de água e umidade, o piso vinílico autocolante não é recomendado para ambientes em que há umidade, sendo a mesma em pouca ou grande quantidade, pois esse contato reduzirá a durabilidade do revestimento.
- Instalação
A instalação talvez seja o fator mais favorável do piso vinílico autocolante, por não apresentar dificuldades, de modo que pode ser instalado pelo próprio morador, sem a necessidade de contratar um profissional especializado.
O fato de poder ser instalado em qualquer local, inclusive sobre outros de revestimentos, faz dele uma das melhores opções do mercado, pois não faz sujeira e evita o contato do aplicador com produtos com cheiro forte, visto que a cola vem no próprio produto.
Para instalar, é muito simples. Basta seguir os seguintes passos:
- Preparar o solo onde será instalado, retirando rodapés e limpando bem para que fique completamente liso e sólido. A LIMPEZA COMPLETA DO CHÃO É ESSENCIAL;
- Medir e demarcar o espaço, assim como suas dimensões, é fundamental para a aplicação, e uma indicação é posicionar o piso vinílico autocolante, ainda embalado com a proteção da cola, sobre a superfície em que será realizada a aplicação. Assim, consegue evitar a necessidade de modificações no piso vinílico autocolante caso houvesse erro em medidas/contas que poderiam acarretar em sobra ou falta de espaço;
- Após verificar as dimensões, fazer as alterações (se necessário) e certificar-se de que os materiais e o espaço estão prontos, remova a camada que protege a cola e posicione o piso vinílico autocolante no local antes demarcado, pressionando levemente ao solo;
- Remova os excessos de cola que sobraram entre as articulações;
- Continue colando as placas uma após a outra até que o chão esteja completamente coberto.
Seguindo nossas dicas, as chances de ocorrer erros são mínimas e, após seco, seu cômodo estará com estilo e aparência de novo, graças ao piso vinílico autocolante.
- Manutenção do piso vinílico autocolante
Por ser um material que não acumula muita poeira e sujeira, o piso vinílico autocolante não exige grandes cuidados, mas todo zelo com o produto é capaz de aumentar sua vida útil, bem como sua beleza.
Sua manutenção é padrão e consiste em cuidados com a limpeza que deve ser feita, preferencialmente, com um pano úmido, lembrando sempre que se utilizar água em excesso, pode prejudicar a durabilidade do piso vinílico autocolante.
Comparação de custo entre piso vinílico autocolante e outros tipos de revestimento de piso
No quesito preço, certamente os diferentes tipos de pisos podem variar bastante, dependendo da região, da loja, do tamanho, entre outros fatores que refletem no preço do produto. É nítido que o piso vinílico autocolante possui um preço menor em relação aos demais disponíveis no mercado, como o porcelanato, a cerâmica e a madeira, pois se tratam de placas com espessura menor e mais leves, enquanto os demais são blocos grossos, pesados e maciços, fatores que aumentam seu valor, por motivos como a dificuldade de fabricação e encarecimento em transporte.
Enquanto a instalação do piso vinílico autocolante pode ser feita pelo próprio proprietário do imóvel, sem utilizar outros produtos, os demais tipos de revestimentos já são bem mais complicados de instalar, sendo necessário massa, cimento e a contratação de um profissional especializado para fazer o serviço, razões fazem grande diferença na contagem final da obra.
Possibilidades de design e estilos disponíveis com esse tipo de piso
As opções de design são diversas e buscam sempre simular outros tipos de revestimentos ou apresentar cores como forma decorativa. Em lojas especializadas em materiais de construção é possível encontrar piso vinílico autocolante com imitações diversas de madeiras claras e escuras, pedras, granito, porcelanatos, azulejos, com desenhos, cores sólidas, entre outras tantas decorações, que com certeza alguma irá se adequar ao seu gosto e seu ambiente.
Como escolher o melhor piso vinílico autocolante para o seu espaço.
Pela versatilidade do piso vinílico autocolante, as restrições são praticamente zero, podendo ser colocados em quase todos os ambientes, respeitando o design e a estética de cada cômodo e ambiente. Ainda assim, é essencial obedecer às recomendações dos fabricantes quanto à instalação e os locais indicados e com algumas restrições, fato que deve ser levado em conta na hora da decisão.
É possível pensar em como utilizar cada piso vinílico autocolante de acordo com os cômodos, pensando em design e como combinar. Alguns exemplos são colocar pisos que simulam madeira em quartos, salas e corredores, enquanto os que simulam azulejos são melhores para cozinhas e banheiros, e os que possuem desenhos para quartos infantis ou playgrounds. O cliente pode brincar com a imaginação, dada à enorme gama de possibilidades que o piso vinílico autocolante oferece.
Posso aplicar o piso vinílico na área externa?
Embora seja mais indicado para áreas internas, por conta da umidade, o piso vinílico autocolante pode ser aplicado em áreas externas, mas o cliente deve se conscientizar que a durabilidade sofrerá uma queda considerável.
Áreas externas, com exposição à chuva, piscina e ao tempo de modo geral, costumam não ser o ambiente ideal para o material, que é aconselhável a utilização de um piso como de madeira. A área da churrasqueira, que costuma sujar o chão, também interfere negativamente na durabilidade do piso vinílico autocolante, pois a gordura prejudica seu design e a limpeza recorrente e mais intensa traz maior umidade para o chão.
Piso é com a Catel!
Optar pelo piso vinílico autocolante, comparando com as demais opções disponíveis no mercado de revestimentos, vale a pena. Por isso, a Catel apresenta propostas e dicas excelentes de como trazer uma cara nova para os cômodos de sua casa com os pisos vinílicos autocolantes, e até no quesito piso da área externa e revestimento da churrasqueira, fazendo com que o cliente escolha sempre a melhor opção para sua obra.
Conte conosco para auxiliar na sua obra. Aqui você encontra as melhores dicas para sua obra e como aperfeiçoar seu orçamento, contando com as melhores decisões e mais acessíveis também.