Quando se trata de mudar o visual da casa por meio da pintura, muitas pessoas acham que isso é um trabalho que pode ser feito apenas por profissionais. Enquanto, na verdade, trata-se de uma situação bastante contrária, pelo fato de que basta apenas algumas dicas a respeito dos produtos corretos a serem usados para realizar a personalização das suas paredes, além do conhecimento de algumas técnicas. Um exemplo disso é a questão comum que muitos pensam a respeito do acabamento: posso passar fundo preparador em cima de tinta?
No caso a resposta é simples, porém com alguns pormenores. É sim possível passar fundo preparador, mas é sempre preciso entender como está a sua situação. Isso pois é um produto com propriedades similares à dos seladores, que, dependendo do caso, podem acabar sendo a melhor opção.
Para saber então como responder a pergunta se “posso passar fundo preparador em cima de tinta?” É preciso então analisar o estado da sua parede, e entender como o fundo preparador pode ajudar na sua pintura desejada. Sabendo a respeito desses detalhes, qualquer acabamento realizado na sua casa poderá de maneira simples se tornar um acabamento totalmente profissional.
Funções do fundo preparador
Para entender como responder a questão se eu posso passar fundo preparador em cima de tinta, é necessário saber algumas coisas a respeito do possível estado de uma parede recém pintada.
O que significa que dependendo de como o reboco e a superfície da parede se encontram, é sim possível, e até mesmo recomendado, passar o fundo preparador. Isso porque ele serve muito bem em casos na qual o reboco é bastante antigo e desgastado, podendo ser aplicado em paredes de gesso, pintadas com cal, esfarelando, descascadas ou até mesmo rebocos novos que não passaram pelo processo de cura.
E ele possui essa facilidade com rebocos antigos pois o fundo preparador tem como objetivo agregar as partículas soltas de tinta, deixando ela mais uniforme ao mesmo tempo que corrigindo pequenos defeitos presentes no acabamento. Logo responde bem a pergunta do “posso passar fundo preparador em cima de tinta?” pois demonstra como é sim um produto mais adequado do que o selador.
Até porque, mesmo com ambos os produtos tendo uma base em cima de materiais acrílicos ou maltados, eles se diferenciam em como irão ser aplicados a partir da etapa em que a tinta é aplicada. Ou seja, quando a parede ainda não foi pintada é recomendado o uso do selador para que o acabamento e a superfície fiquem ideais no final. Entretanto, quando a parede já está pintada, o fundo preparador é a melhor opção, por ter uma característica restauradora, que deixa o reboco com aspecto novo.
É também importante ressaltar que o fundo preparador é bom tanto para casos de paredes externas quanto internas, sendo mais utilizado no caso de paredes externas pela sua boa aderência em cima de paredes de cal e gesso. Em muitos casos isso é bom, pois são paredes fáceis de pintar, proporcionando uma experiência tranquila na hora de realizar a sua personalização pessoal. No caso, basta estar atento também aos processos e etapas na hora de aplicar o fundo preparador.
Posso usar em uma parede já pintada?
Tendo em então respondido a pergunta “posso passar fundo preparador em cima de tinta”, é preciso agora salientar como esse fundo preparador é aplicado, e quais são as preparações que devem ser realizadas antes da aplicação do produto.
Como foi dito antes, trata-se de um produto similar ao selador acrílico, o que faz com que ambas as suas preparações sejam relativamente parecidas também. Isso significa que assim como no processo de passar o selador, para passar o fundo preparador é preciso lixar bem a parede antes de usar o produto.
Isso é importante, assim como a limpeza através de um pano, pois essas etapas garantem que o fundo preparador não irá se misturar com nenhum resíduo, impedindo que o acabamento se torne desleixado e incompleto.
No caso do selador, era preciso lixar a parede de maneira bastante rígida, para que o reboco estivesse completamente liso impedindo também qualquer erro na hora de passar a tinta. Já no caso do fundo preparador, o lixamento não é tão exigente, justamente pelo fato de que o reboco já foi provavelmente alisado, tornando a superfície mais fácil de limpar, algo que também é convidativo para quem quer realizar a própria personalização da casa.
Posso usar fundo preparador em cima de tinta? Detalhes no acabamento
Indo um pouco mais além na questão “posso passar fundo preparador em cima de tinta”, é preciso salientar a respeito de como o processo anterior de limpeza é importante para outros casos, como quando alguém quer pintar novamente uma mesma parede.
Isso significa que sim a questão do “posso passar fundo preparador em cima de tinta” vai um pouco mais além, sendo positiva em casos na qual uma pessoa deseja usá-lo para fazer um acabamento prévio a passagem de tinta, mas sem utilizar um selador.
É preciso apenas enfatizar que a superfície realmente deve estar limpa e lisa, utilizando de um pano úmido para que nenhum pó ou poeira influencie na hora de passar a tinta novamente por cima da parede.
Fundo preparador e tinta de qualidade
É possível perceber como é fácil responder a pergunta “posso passar fundo preparador em cima de tinta”, com apenas o porém de ter o conhecimento a respeito do assunto, e claro, os materiais adequados.
Isso significa que é de extrema importância ter uma loja como a Catel para servir às suas necessidades de pintura individual. Contando com atendimento online e entrega rápida, é possível utilizar o site de maneira extremamente fácil, podendo escolher o melhor fundo preparador para você, assim como também tintas, seladores, pincéis e outros produtos relacionados.
Quando se trata de realizar a pintura de casa por conta própria, nada melhor do que poder ter acesso fácil a todo um catálogo de marcas de respeito, através de funcionários que possuem experiência no assunto, e a capacidade de lhe atender a respeito de qualquer dúvida que você tiver. Não há desculpas para não fazer aquela pequena reforma da maneira que você quer.