O quadro de distribuição, em muitos casos, pode ser um empecilho para as pessoas por se tratar de uma grande caixa que ocupa um espaço na parede de maneira obtusa. Pode ser que os moradores fiquem incomodados em como a decoração é afetada por esse tipo de aparelho. É por isso que o mercado desenvolveu alternativas para esse problema, utilizando de aparelhos como o quadro de distribuição pequeno.
No caso, trata-se de uma versão menor ou mais discreta desse item, que é ao mesmo tempo importante e adaptável. Isso significa que diversos imóveis podem aproveitar desse tipo de modelo, principalmente quando se trata de casas pequenas ou apartamentos. Até porque, o tamanho do quadro de distribuição dita também como ele irá operar em toda a rede elétrica da sua casa.
Adaptar, portanto, a maneira como ele é instalado e o seu tamanho, influencia diretamente na praticidade do dia a dia ao operar o aparelho. Dessa maneira, ao escolher um quadro de distribuição pequeno, é possível não só estar utilizando uma rede elétrica mais econômica, mas também uma mais fácil de se controlar, já que o número de disjuntores é diretamente afetado pelo tamanho do quadro.
Para entender melhor basta saber um pouco mais a respeito dos diferentes tipos de quadro de distribuição e como eles se diferenciam basicamente do quadro de distribuição pequeno. A partir dessas comparações, ficará visível não só a importância do aparelho, mas também a importância de como instalá-lo de maneira discreta e de acordo com as suas necessidades.
Quadro de distribuição residencial
Começando pelo mais básico, que é diferente do quadro de distribuição pequeno, trata-se do quadro de distribuição residencial. Esse, que é o mais comum na maioria das casas brasileiras, funciona também a partir de uma adaptação com base nos disjuntores e na quantidade de energia consumida pela casa. Porém, se diferencia pelo fato de que geralmente possui um número maior de disjuntores, que pode variar entre 4 e 24.
No caso, o cálculo para saber quantos disjuntores serão necessários passa pela quantidade de aparelhos na casa (quantas tomadas há), somado ao quanto de energia é gasto. Dessa maneira, o quadro de distribuição residencial possui minimamente 4 disjuntores, onde um atende a iluminação, outro atende o chuveiro e os outros 2 para as diversas tomadas da casa.
É importante ressaltar que o quadro de distribuição residencial, assim como o quadro de distribuição pequeno, é capaz de ser moldado de diferentes tamanhos com diferentes cores e botões. Tudo é sempre feito para estar de acordo com a quantidade de fontes de energia pela casa, sempre sendo possível levar em consideração a opinião de um profissional da área.
Quadro de distribuição com 4 disjuntores
Agora indo para um tipo de quadro de distribuição pequeno que é menos adaptável, mas mais adequado para apartamentos pequenos, é possível sempre recorrer ao quadro de distribuição com 4 disjuntores. Ele não só cumpre as funções já ditas de garantir o controle do banheiro, iluminação e tomadas, como também sempre vem em formatos diminuídos para que não fiquem destacando em locais pequenos dentro do apartamento.
Ainda é possível fazer com que esse disjuntor esteja embutido na parede, tornando ele ainda mais discreto e prático de se usar, algo bom para apartamentos com pouco espaço na qual o disjuntor está sempre em um alcance próximo.
É apenas importante lembrar como ele não é ideal para residências, tendo em vista que às vezes o seu manuseio é urgente e ele deve sempre estar próximo para possíveis desligamentos ou ligamentos momentâneos. Geralmente as casas contam com quadros grandes, dispostos de maneira sobreposta e em corredores, para que o acesso esteja de acordo com o que a situação pede.
Quadro de distribuição pequeno com 6/8 disjuntores
Outro quadro bastante versátil é o quadro de distribuição pequeno de 6 a 8 disjuntores. Funcionando de maneira similar ao quadro de distribuição pequeno com 4 disjuntores, no caso, aqui a personalização é feita para quem possui mais tomadas e deseja ter um controle maior a respeito delas.
Isso pode ser muito bom para que mora em apartamento pequeno e deseja ter um quadro de distribuição pequeno um pouco mais completo, já que esse modelo sempre vem no formato de embutir, dando a praticidade que a pessoa precisa na hora de ter um quadro de distribuição capaz de aguentar a energia consumida na casa. Afinal de contas, o quadro de distribuição pequeno ou grande serve como conector entre a potência certa para cada aparelho, o que faz com que a voltagem dos produtos usados devam estar de acordo com o quadro comprado.
Isso é apenas um dos exemplos já dados a respeito do porque um quadro de distribuição pequeno deve estar de acordo com as recomendações da sua residência. Quando essas recomendações não são seguidas, torna-se ainda mais provável os acidentes relacionados ao quadro de distribuição, como acontece com curtos circuitos ou mal funcionamento dos aparelhos.
Encontre seu quadro de distribuição pequeno
É por isso que é ideal ter uma loja de confiança na hora de escolher o seu quadro de distribuição, pelo fato de que a escolha depende tanto da sua situação como também da qualidade do produto. Lojas como a Catel então servem para atender a necessidade de quem quer adaptar o quadro de distribuição em casa e torná-lo mais prático.
A partir do site online é possível não só escolher qual é o melhor produto para sua situação, como também é possível fazer isso de maneira rápida e com pronta entrega. A partir do catálogo do site fica fácil comprar itens como quadros elétricos e disjuntores, fios, estabilizadores e transformadores, plugs e adaptadores, e muito mais.
Quando se trata de produtos elétricos, é sempre bom ter a ajuda de um profissional responsável para saber o que fazer, mas quando se tem um pouco de conhecimento a respeito da área e dos produtos, também fica natural ter uma intuição melhor a respeito do que comprar para sua casa. Com as dicas corretas e o site certo, fica praticamente impossível cometer um erro na hora de fazer as suas compras para casa.