Reforma de apartamento: tudo que você precisa saber para começar

Não existe nada mais importante do que a nossa casa, não é mesmo? Por isso, é fundamental que o lar tenha a cara de quem mora nele. A reforma de apartamento é que precisa de planejamento para evitar dores de cabeça e gastos extras.

Dessa maneira, antes de sair quebrando paredes, trocando azulejos e escolher o que fica melhor em cada parte do apartamento, é preciso se organizar e preparar a operação. Com um bom planejamento, se evita surpresas e faz com que todo o processo de reforma seja mais tranquilo, agradável e proveitoso. 

Afinal, é o seu apartamento e, com a sua reforma de apartamento, você deve deixá-lo do seu gosto, mas sempre se atentando às melhores práticas e obrigações. Diante desse cenário, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber no momento de fazer a reforma de apartamento, desde as autorizações até o momento da obra. 

Objetivo da reforma

Antes de partir efetivamente para a reforma de apartamento, é preciso ter claro quais são os objetivos a serem alcançados com a obra. O propósito é resolver algum problema estrutural ou puramente estético, ou um novo membro na família chegando para a casa, ou aumentar o valor de revenda ou ainda fazer alguma adaptação para facilitar o dia a dia?

Independente do objetivo real para se realizar a reforma, esse primeiro entendimento vai ajudar muito em todos os passos seguintes do planejamento, e ajudar a poupar dores de cabeça desnecessárias. Sendo assim, estabeleça como você gostaria que o ambiente ficasse após a mudança – referências de redes sociais podem ajudar muito nessa etapa. 

Com isso claro, será possível começar a avaliar os primeiros orçamentos e valores para execução da obra, desde os materiais que se deseja utilizar até a mão de obra envolvida – vamos detalhar mais sobre isso na sequência do artigo. Além disso, você também poderá começar a verificar quais as autorizações serão necessárias para a execução da obra. 

Ou seja, tudo deve começar com a definição clara do que se deseja realizar no apartamento e o estabelecimento dos primeiros passos do planejamento da reforma.

Normas e autorizações do condomínio 

Outro ponto que você não deve esquecer é das autorizações do condomínio. Consulte o regulamento vigente da administração e veja o que será preciso, internamente, fazer e apresentar para que a obra possa ocorrer sem maiores problemas.

Além disso, também será preciso seguir as obrigações e legislação que trata sobre a reforma de apartamento. Veja abaixo os 3 principais itens:

1) NBR 16.280 – Estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 16.280 estabelece as etapas de obras de reformas e lista os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade, segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Esta norma deixa claro que qualquer alteração feita dentro ou fora do apartamento durante a reforma deve ser comunicada ao síndico. 

2) Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) – Ambos somente são itens obrigatórios quando são envolvidos, respectivamente, engenheiros e arquitetos na obra. São documentos que identificam o responsável técnico pela obra que está sendo realizada. Ou seja, se torna um instrumento legal usado para fiscalizar o serviço. E, assim sendo, em caso de uma fiscalização que não seja constatado os documentos necessários, a obra pode ser até mesmo embargada, além da ocorrência de multas.  

Diante disso, tenha claro que será preciso ter a anuência do condomínio na figura do síndico para que a obra ocorra, além das documentações que os profissionais precisam emitir. Cobre para que isso ocorra, caso contrário a sua obra pode ficar suscetível a diversos problemas desnecessários. 

Quais ambientes serão reformados? 

Chegou o momento do seu planejamento da reforma de apartamento para finalizar a escolha dos ambientes que serão reestruturados. Vários fatores irão pesar nessa escolha, desde a necessidade real da obra até a parte financeira, obviamente, com o valor que deverá ser investido.

Você também deve considerar se com a reforma do espaço ainda será possível morar no apartamento durante o processo. Por exemplo, com o único banheiro do apartamento em obra, na maioria dos casos, fica inviável a sua utilização. E, nos apartamentos com apenas um banheiro, seria preciso encontrar outro local para esse fim, seja em um hotel ou na casa de familiares e conhecidos.

Assim, compreenda que será preciso ponderar essas peculiaridades antes de iniciar a reforma, uma vez que dependendo dos ambientes em obra, será preciso encontrar outras alternativas para morar durante o período.   

Escolha dos profissionais para a reforma de apartamento

Definidos as referências e ambientes do apartamento que passarão pela reforma, é o momento de encontrar os profissionais especialistas na execução do serviço. É de extrema importância escolher e contratar um profissional ou empresa qualificada para conduzir a obra.

Para não cair em ciladas e acabar ficando na mão durante a empreitada, busque referências de diversas fontes sobre a mão de obra que está contratando para a reforma de apartamento. Converse com amigos e familiares que já passaram por situações semelhantes, peça referências de trabalhos já realizados e, se possível, até visite alguma obra que o profissional esteja executando ou tenha finalizado recentemente.

É claro, que o custo-benefício também deve entrar em jogo e você precisa avaliar o valor que está sendo pedido pelo trabalho e tempo para a execução. O ponto de equilíbrio está em encontrar o que atende às suas necessidades de momento, mas sem sacrificar o seu futuro financeiro. Coloque na ponta do lápis e decida com a razão o melhor caminho a ser adotado. 

Escolhendo a loja de compra dos materiais para a reforma de apartamento!

Outra forma de prevenir que ocorram contratempos durante a obra é contar com materiais e equipamentos de qualidade para a reforma de apartamento. Ter a garantia do que está sendo usado é de procedência torna todo o processo muito fácil. 

Para isso, você deve contar com parceiros de confiança, como a Catel, que desde 1966 está presente no mercado. Seja para a reforma de apartamento ou construir, na Catel você encontra tudo que precisa de forma simples e prática. Clique aqui e encontre tudo que a sua obra precisa em poucos cliques. 

Conteúdos que você também pode gostar

Técnicas e Dicas para Reformar Parede da Sua Casa
1 de maio de 2024
Quando se trata de renovar...
Guia Completo para Reformar Casa
17 de março de 2024
Reformar casa é um processo...
Vivendo a reforma: como reformar apartamento morando nele
7 de julho de 2023
Reformar o espaço onde vivemos...
As melhores práticas para reformar apartamento alugado
5 de julho de 2023
Adentrar na jornada de reformar...

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente