A reforma de telhado é algo mais comum do que a maioria das pessoas pensam. Se tratando de manutenções em geral, o telhado é uma parte da casa que deve ser cuidadosamente observada. Isso porque existem diversos elementos naturais que podem facilitar a corrosão ou mal funcionamento de diversas partes da estrutura.
Porém, lidar com esses problemas não precisa ser uma tarefa difícil ou intimidadora. Por mais que se trate de uma região importante para toda a estrutura da casa, existem diversas maneiras de controlar e observar qual a estrutura atual do telhado. O mais importante no final, é estar ciente de algumas dicas e cuidados, para que o telhado danificado não acabe sendo um problema a longo prazo.
Telhados danificados podem causar prejuízos grandes
Até porque, é justamente aí que está o problema de um telhado que precisa de manutenção. Quanto mais tempo se passa, mais se acumulam os problemas.
Um exemplo disso vem da sujeira que pode ser acumulada ao longo do tempo em períodos de seca em telhados residenciais. Quando isso ocorre, não somente as calhas ficam prejudicadas, por correrem o risco de entupirem assim afetando o sistema de drenagem, mas também as telhas, principalmente quando são feitas de madeira, tendo em vista o fato de que a sujeira ajuda no acúmulo de mofo, fazendo com que o material estrague mais fácil.
Ter o telhado prejudicado dessa forma pode contribuir de diversas maneiras para estragar até mesmo outras estruturas dentro da casa. Algo que pode ocorrer em casos de infiltrações, por exemplo, onde a laje e a cobertura também são afetados.
São essas as coisas que tornam a reforma de telhado necessária: a falta de manutenção recorrente. Porque quanto mais tempo passa, mais se alastram os riscos na composição geral, fazendo com que pequenos consertos se tornem cada vez mais caros para o bolso ao longo do tempo.
Primeiro cuidado: conheça a estrutura do telhado e identifique o problema
Por isso, ter em mente quais são os estágios de decomposição e danificação do telhado acaba se tornando uma tarefa bastante importante. A partir do momento que se tem noção de quais são as diferentes estruturas do telhado (do que ele é feito, qual é seu estado, como estão as calhas e os rufos) é possível começar a agir com relação à deterioração que pode estar acontecendo.
A ideia é tentar reconhecer e identificar os danos o quanto antes, para que eles não se tornem mais custosos. Um exemplo disso é se atentar para o nível de apodrecimento do telhado, caso ele seja feito de madeira. Isso é importante, pois em certos casos é preciso fazer a troca total do material.
Já em telhados de metal é preciso estar atento para a possível corrosão. Durando mais que os telhados de madeira obviamente, ainda se trata de um material que pode ser corroído com o tempo, ou seja, que possui uma data de validade. Em alguns casos, basta reforçar a estrutura regularmente para que não haja nenhum risco de desabamento ou distorção do material.
A ideia principal é sempre estar atento para os possíveis efeitos colaterais de um telhado danificado. A reforma de telhado se torna obrigatória quando há goteiras constantes, infiltrações, manchas ou descascamento da pintura. Ou seja, quando o telhado não está cumprindo bem a sua função, está mais do que na hora de fazer a reforma de telhado.
Segundo cuidado: contrate uma equipe especializada e um engenheiro
O segundo cuidado a se ter é o próximo passo natural na hora de fazer a reforma de telhado. Trata-se do momento em que é necessário contratar uma equipe capaz de realizar o serviço.
Essa é uma parte delicada, que deve ser levada a sério pelo proprietário da casa, pois é o momento em que um engenheiro realizará todo o orçamento. Esse orçamento depende muito de como será realizado o serviço, se ele será realizado em um período propício, na qual o telhado pode ser reformado rapidamente, quais os materiais envolvidos, e se serão de qualidade ou não.
Esses detalhes podem ser observados pelo proprietário com a ajuda das dicas anteriormente descritas, porém, somente com um engenheiro profissional tudo estará garantido. Afinal de contas, existem diversos detalhes que podem passar despercebidos, que são detectados mais facilmente por quem tem experiência e competência. Novamente é importante lembrar que quando se trata de reforma de telhados, o barato pode sair caro a longo prazo.
Terceiro cuidado: selecione e adquira materiais de qualidade para sua reforma de telhado
Dessa forma, o último cuidado a ser tomado vem de encontro com essa ideia de tomar as devidas ações para fazer a reforma de telhado da melhor maneira possível. E para que isso aconteça é fundamental que os materiais sejam de extrema qualidade. Afinal ninguém quer reformar e ter que consertar novamente depois de pouco tempo, o que muitas vezes gera o dobro de custos por não ter sido bem feito da primeira vez.
Empresas que possuem experiência são perfeitas para apoiar os profissionais de qualidade na hora de realizar uma reforma de telhado rápida. Empresas como a Catel, por exemplo, que possui um mercado online contendo tudo aquilo que é necessário na hora de fazer a troca de telhas ou qualquer outro material de construção.
Com a consulta online e diversos canais do youtube a disposição, fica mais fácil analisar qual a marca e tipo de telha ou calha que melhor encaixa na sua situação, como também é possível conferir a qualidade desse produto, através da avaliação de outros que já usaram.
Afinal, como foi dito no começo, é compreensível que haja certa confusão ou surjam problemas na hora de fazer reforma de telhado, tendo em vista que se trata de uma tarefa não muito comum no dia a dia das pessoas. Mas é para isso que a Catel está à disposição, pois somos seus parceiros na hora de comprar bons materiais e te indicar quais serão excelentes para sua reforma, para quem nunca tenha dor de cabeça na hora de lidar com esse problema.