Em determinado momento da sua reforma ou construção, você vai chegar à questão de qual tipo de ralo comprar. Embora seja um item que geralmente não recebe muita atenção, ele não deixa de ser uma peça essencial. Além de ser um item central na drenagem dos ambientes, os ralos também podem evitar o mau cheiro e bloquear a entrada de insetos e pequenos animais pelo encanamento do imóvel.
Para que essa peça possa desempenhar as suas funções, é preciso examinar cada ambiente para saber qual o melhor local de instalação, assim como qual modelo de ralo será mais eficaz. Para lhe ajudar a escolher o tipo de ralo ideal para cada ambiente, preparamos algumas dicas. Confira na sequência:
Tipos de ralo para banheiro
O banheiro é um dos principais cômodos de uma casa, principalmente pelo seu uso frequente e por garantir a higiene e salubridade do imóvel. Portanto, ela deve ser um ambiente muito bem planejado, levando em conta não só os fatores estéticos, mas também as suas questões estruturais. Existem muitos tipos de ralo que podem funcionar bem nos banheiros. Selecionamos os modelos mais comuns: ralo seco simples, ralo sifonado, ralo oculto e o ralo de canto.
O ralo seco simples, ou tradicional, é o modelo mais popular nas casas brasileiras. Ele é formado pela grelha e uma caixa receptora, por onde são encaixados os canos. É possível encontrar modelos de alumínio, aço inox e plástico, e, no geral, é o tipo de ralo com preços mais acessíveis.
O ralo seco é, geralmente, instalado em locais em que ocorre a passagem de água com frequência, como acontece na área de banho. Isso acontece, pois essa peça não possui sifão e, portanto, permite um escoamento mais veloz e direto para as tubulações. Mesmo que essa agilidade possa ser uma vantagem, este tipo de ralo não impede o retorno de gases do esgoto, por isso não é recomendado em locais em que ele será pouco utilizado. Uma boa forma de evitar mau cheiro é jogar água para limpar a tubulação de vez em quando.
Por outro lado, o ralo sifonado, como indica o nome, tem a mesma estrutura que o seco, porém é equipado com uma caixa sifonada na base da grelha. Se você não quiser correr o risco de ter o problema do mau cheiro no seu banheiro, essa é uma ótima escolha. A caixa sifonada permite que uma pequena quantidade de água fique parada diretamente abaixo da grelha. Dessa forma, quando a água suja entra na peça, ela se mistura com a água parada no recipiente, impedindo o retorno de gases e odores exalados pelo esgoto.
O ralo de canto é uma variação do ralo sifonado, sendo que o fator que diferencia ambos é o formato. É possível encontrar este tipo de ralo com grelhas retangulares e triangulares. Ao serem instalados ao lado das paredes, este modelo pode acelerar muito o escoamento da água. Por isso, ele é muito recomendado para a área do box.
Ainda outra opção de tipo de ralo para o banheiro é o ralo oculto, ou invisível. Esse modelo costuma ser a escolha de quem quer dar um toque mais moderno para o ambiente. Seu design discreto substitui a grelha por uma placa quadrada ou redonda com acabamento de aço inox ou de azulejo. Nesse caso, uma pequena fenda permite a passagem dos líquidos e bloqueia a entrada de insetos.
Tipos de ralo para quintal e jardim
Outro local do imóvel em que o ralo desempenha um papel importante são as áreas externas, como os quintais e jardins. São os ambientes que estão sujeitos à chuva e a grande acúmulo de água, como em locais perto de piscinas. Nesse caso, existem dois tipos de ralos mais eficientes: o ralo linear e o ralo externo.
O ralo linear tem um formato mais comprido que o tradicional, por isso, é capaz de escoar grandes quantidades de água. É possível encontrar modelos de 50 cm até 1 metro, ou até mesmo encomendar sob medida. A sua base é acoplada a uma caixa sifonada, que não deixa os maus odores saírem.
Já o ralo externo, também chamado de grelha, é bem parecido com o linear, com o mesmo formato retangular. A diferença é que ele não possui um compartimento sifonado, por isso o escoamento é mais veloz. Além disso, ao contrário do linear, este tipo de ralo precisa ser instalado bem abaixo da superfície, por exigir contato direto com as tubulações.
Ralos para cozinha
Os ralos também são itens indispensáveis para a cozinha, afinal, este é um ambiente que precisa ser constantemente higienizado. A maioria dos tipos de ralo funcionam bem na cozinha, o fator mais importante a se levar em consideração é que o ralo impeça o retorno de maus odores. Por isso, evite investir em um ralo seco e dê preferência ao sifonado.
Cuidados ao instalar um ralo
Escolher o tipo de ralo ideal é o primeiro passo. Depois é preciso instalá-lo adequadamente no local certo para que o item funcione da forma correta. Uma boa estratégia é planejar bem a sua obra para evitar surpresas durante a execução. Por exemplo, existem alguns tipos de ralos que precisam ser colocados abaixo do solo, por isso, defina com antecedência os locais de instalação.
Outro ponto importante é garantir que os pisos em volta do ralo estejam levemente inclinados para que a água escorra com mais facilidade e não forme poças. Além disso, é preciso aplicar uma boa vedação ao redor da peça para não ter infiltração. Portanto, invista em um bom rejunte e utilize silicone para aumentar a resistência.
Por fim, certifique-se de escolher o material de composição do ralo adequado. Por exemplo, os itens feitos de aço ou ferro fundido são os mais resistentes, portanto, são os melhores para áreas externas. Agora que você já tem em mente o tipo de ralo ideal para a sua reforma, é só encontrar uma loja de confiança, como a Catel. Aqui, nós oferecemos diversas opções de grelhas, ralos, rejunte e muitos outros materiais para todos os ambientes.
Confira nosso catálogo e garanta uma obra sem dores de cabeça com a Catel!