Os 7 tipos de cuba para banheiro que estão em alta

Escolher entre os diferentes tipos de cuba para banheiro na hora de construir ou reformar a casa pode ser uma função bastante útil para quem realmente decora de um jeito diferente. Esse item que se encontra em todas as casas, se adapta a um banheiro de maneira a completar o ambiente, fazendo com que ele fique mais ou menos prático, influenciando na maneira como esse cômodo pode ser aconchegante.

Por isso, saber um pouco mais a respeito dos diferentes tipos de cuba para banheiro faz com que o proprietário ou morador da casa se torne uma pessoa preparada para saber qual pia será melhor aproveitada dentro do banheiro de casa. Até porque, é preciso ter em mente que escolher cuba para banheiro envolve saber qual realmente pode ser utilizada.

Isso deve chamar atenção pois cada banheiro possui a sua dimensão e disposição específica. Determinados cômodos podem ser grandes e espaçosos, já outros podem ser menores ou mais lotados. Dessa forma, se atentando ao tipo de arquitetura e espaço que está presente na própria casa, fica fácil complementar ou acrescentar uma pia de maneira a tornar o ambiente melhor a partir desses diferentes tipos de cuba para banheiro.

Cubas de embutir

Começando por um dos tipos de cuba para banheiro que é o mais clássico para quem não possui muito espaço vertical e quer utilizar uma pia mais discreta e mais clássica: a cuba de embutir. Uma pia que, como o nome diz, fica embutida no gabinete do banheiro, afundada, escondendo seus canos.

Dentre os modelos e tipos de cuba para banheiro, esse é o que irá dar menos trabalho na hora da instalação, porque se trata de um modelo que possui encaixe rápido, dependendo apenas de uma bancada que será usada para reservar os canos. Sua manutenção é muito facilitada pela maneira que é feita, com a possibilidade de troca de canos ou reparo facilitada através do armário que contém grande parte da pia.

Há somente a necessidade de possuir um espaço maior para o gabinete, tendo em vista que ele precisará suportar outros itens (sabonete, toalhas, etc.) e também pelo fato de que uma pia dessas exige espaço para possíveis respingos de água.

Cubas de sobrepor

Características bastante parecidas com a cuba de sobrepor, um dos tipos de cuba para banheiro também mais acessíveis para quem deseja economizar no espaço vertical, usando gabinete e armário para compor.

Sua única diferença com relação a pia embutida é o fato de que a cuba de sobrepor possui uma borda aparente, que “salta” o gabinete, fazendo com que a decisão aqui seja mais uma questão estética do que estrutural.

Mas é bom ter uma opção como a cuba de sobrepor em mente, um dos tipos de cuba para banheiro já que sua característica visual pode ser um chamativo na hora de fazer o design do banheiro. Elas são perfeitas para combinar com ambientes escuros, por exemplo, funcionando como pequenos contornos em banheiros pretos, algo que a pia embutida geralmente não é capaz de fazer, pelo fato de que quer ser discreta com relação a pia, que fica escondida.

Sua instalação também é fácil, podendo usar de uma torneira que pode ser acoplada na própria cuba. Esse é um dos detalhes entre os diferentes tipos de cubas para banheiro que demonstram como cada modelo segue um padrão e determina um estilo e função para os banheiros.

Cubas de apoio

Como é o caso de um outro modelo de cuba popular: a cuba de apoio. Esse, bastante diferente das pias anteriormente citadas, trata-se de um dos tipos de cuba para banheiro que possui um foco na economia geral do espaço e na exaltação da louça e do material utilizado.

Isso porque as cubas de apoio funcionam separadas do gabinete, em cima deles ao invés de estarem embutidas. Dessa forma, é possível chamar atenção da pia como se fosse realmente uma peça central do banheiro, onde é possível ver seu formato (redondo, quadrado, etc.), sua louça e sua cor.

Trata-se de uma maneira legal de ver como tipos de cubas para banheiro funcionam, pois a ideia começa a partir da adaptação de bancadas pequenas em banheiros, e chega em um ideal estético que funciona de maneira a compor o cômodo.

Cuba de vidro

Algo que a cuba de vidro segue um caminho contrário, por exemplo. É um dos tipos de cuba para banheiro focada mais na ideia do material, que propõe um visual específico que pode combinar com diversos tipos de banheiro diferente, não necessariamente liga a cor do ambiente.

Isso porque, assim como a cuba de apoio, a cuba de vidro fica “saltada”, de maneira que chama atenção tanto para si mesma, pelo seu posicionamento, como para o gabinete, pela sua transparência.

Só é necessário ter atenção para que o material seja de qualidade, de preferência usando vidro temperado, para que a resistência esteja garantida. Afinal de contas, esse é um objeto importante para casa, que precisa ser conservado. Quando um banheiro é frequentado por muitas pessoas, é possível que a bacia fique suscetível a cair, fazendo com que o tempo de uso dessa cuba seja reduzido.

Porém, contanto que seja um tipo de cuba para banheiro que funcione no seu cômodo, a partir das suas considerações, e de uma manutenção rotineira (é preciso lavar esse tipo de cuba com maior frequência), é óbvio que se torna uma opção mais viável, ainda mais pelo seu charme.

Cuba de parede

Ainda há também os modelos que são puramente funcionais, como a cuba de parede, que não possui gabinete algum.Esse modelo, mais comum em locais públicos, é conhecido pela sua facilidade e utilidade, já que são discretos em sua apresentação. 

A ideia é que eles possuem uma beleza pela sua simplicidade, mas na verdade garantem mais uma pia útil para quem precisa se adaptar em um banheiro pequeno. Seu sifão fica à mostra, fazendo com que a manutenção seja bem mais simples, algo que também acrescenta para o fato de ser a melhor opção na hora de economizar com custos.

Cuba de semi encaixe

Um pouco parecido com a cuba de embutir, outra que serve para locais menores com menos espaço horizontal. Com a diferença de que esta pode servir mais um propósito estético, pelo fato de que sua louça fica exposta, esse é um dos tipos de cuba para banheiro que funciona com o gabinete. 

A ideia é que parte da pia fica para fora e parte fica para dentro, ajudando na hora ser econômico com o espaço ao mesmo tempo que dando a oportunidade de fazer de fato a personalização do banheiro. Alguns dos modelos já vem com gabinete.

Onde encontrar os melhores tipos de cuba para banheiro

Independente da cuba escolhida, para que o seu banheiro fique perfeito, é preciso contar com materiais de qualidade. Para tanto, conte com uma loja capaz de entregar os melhores produtos quando se trata de marca e opções. É o que a Catel pretende realizar, a partir do e-commerce e da entrega rápida visando atender o seu planejamento e a sua perspectiva na hora de realizar a obra.

Com um catálogo variado, é possível encontrar no site diferentes tipos de gabinetes para banheiro, assim como também as próprias cubas. Contando também com itens adjacentes como sifões, armários e torneiras, todo o setor de Banheiro e Cozinha serve perfeitamente para quem quer dar um up no interior desses cômodos que são tão importantes para a casa.

Conteúdos que você também pode gostar

Melhor Exaustor para Banheiro: Como Escolher e Instalar Corretamente
3 de agosto de 2024
Escolher o melhor exaustor para...
10 Dicas de Como Escolher Seu Conjunto Gabinete Banheiro Completo
27 de julho de 2024
Escolher o conjunto gabinete banheiro...
Como Comprar um Conjunto Gabinete para Banheiro e Tornar o Ambiente Elegante
5 de julho de 2024
Comprar um conjunto de gabinete...
Sifão da Pia do Banheiro Vazando: Guia de Reparo
29 de junho de 2024
O sifão da pia do...
Cabide de Parede para Banheiro: Combinação de Funcionalidade e Design
25 de abril de 2024
Quando se trata de decorar...

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente