Tipos de interruptores residenciais: quais os melhores para sua obra 

A tecnologia e modernização são fatores que estão cada vez mais presentes nas reformas e construções. Praticidade e conforto são cada vez mais considerados e a modernização de equipamentos e materiais vêm elevando o padrão dos materiais de construção. Não demorou muito até os avanços tecnológicos chegarem aos interruptores, que, embora pareçam peças simples, oferecem inovações. Como nas “casas inteligentes”, em que a luz é acionada à distância, dentre outros tantos tipos de interruptores residenciais. 

A escolha dos melhores tipos de interruptores residenciais para sua obra varia bastante em relação ao orçamento planejado e à comodidade buscada, com opções de interruptores simples, com dimmer, capazes de regular a intensidade da luz, com temporizador e com comando à distância – opção mais sofisticada do mercado atualmente. Para saber mais sobre cada um deles, acompanhe as dicas apresentadas pela Catel demonstradas a seguir: 

Interruptores simples

O interruptor simples, dentre os tipos de interruptores residenciais, é o mais convencional e o mais presente nas residências. Por ser mais básico e, consequentemente, mais barato, é indicado para obras mais simples, ou apenas para cômodos em que não há necessidade de grande sofisticidade. 

O interruptor simples possui apenas um botão e é indicado para acionamento de uma só lâmpada em uma única posição. Suas vantagens consistem na praticidade de uso, sem maiores complicações e, claro, seu baixo custo em comparação aos demais tipos de interruptores residenciais do mercado. Sua desvantagem fica para a falta de conforto em comparação às características oferecidas pelos concorrentes da modalidade de interruptores. 

Interruptores com dimmer

Tipos de interruptores residenciais: quais os melhores para sua obra 

Um pouco mais tecnológico em comparação ao interruptor simples, a modalidade com dimmer consiste em um interruptor que possui um mecanismo capaz de regular a intensidade da luminosidade do ambiente, deixando o cômodo mais aconchegante com uma luz mais fraca, ou até mesmo mais claro que o “normal” em situações de necessidade, como para estudos, que é seu grande diferencial em comparação aos demais tipos de interruptores residenciais. 

Vem sendo bastante utilizado em residências, principalmente quando é realizada a instalação de ventiladores de teto. Em sua maioria, os ventiladores vêm acompanhados de um interruptor próprio, que possui função de regular tanto a intensidade do vento produzido pelo ventilador, quanto da luz pelo dimmer. 

Suas vantagens se apresentam no conforto de poder escolher qual a intensidade da luz desejada e adequada para cada momento e situação, assim como a capacidade de economia de energia, uma vez que a luz baixa acaba gastando menos e influencia nas contas do final do mês. Também vale ressaltar que a capacidade de escolher a melhor opção para cada momento traz um enorme conforto para o cliente, trazendo também um certo charme na decoração, agradando os olhares dos telespectadores. 

A desvantagem quanto aos interruptores com dimmer é que eles não funcionam tão bem com lâmpadas de LED, uma vez que a luminosidade forte trazida por essas lâmpadas dificulta a diminuição pelo dimmer. 

Interruptores com temporizador  

Dentre tantos tipos de interruptores residenciais, o interruptor com temporizador se apresenta como uma boa saída para quartos infantis, ou para pessoas que gostam de dormir de luz acesa ou por algum motivo gostam de programar para que as luzes se apaguem ou acendam sozinhas.

Essa é a diferença desses equipamentos com temporizador em relação aos demais tipos de interruptores residenciais, a presença de um timer em sua base, que permite programar um período de tempo para que as luzes se apaguem ou acendam sem a necessidade de um comando direto. 

Sua programação é mecânica e possui característica de garantir que determinado componente se mantenha funcionando pelo período escolhido. Em modelos mais sofisticados, os interruptores podem apresentar até mesmo painéis e teclados digitais em touchscreen. 

Suas vantagens se dão pelo conforto e praticidade de poder dormir ou até mesmo sair de casa com as luzes acesas, ideal para ambientes externos, garagens e locais do tipo, sabendo que as luzes serão apagadas no tempo estipulado, fato que acarretará economia na conta de luz, se bem utilizado. 

Sua desvantagem se dá ao fato de, por ser uma peça tecnológica, pode apresentar defeitos, sendo necessária manutenção por profissionais especializados, e por seu custo elevado em comparação aos tipos de interruptores residenciais apresentados anteriormente, caso seja necessário a troca da peça, um valor mais alto terá de ser desembolsado. Além disso,  em casos de equipamento desregulado, as luzes deixariam de se apagar, acarretando em um maior valor na conta de luz. 

Interruptores com comando à distância

Tipos de interruptores residenciais: quais os melhores para sua obra 

Entre os tipos de interruptores residenciais, esse talvez seja o mais tecnológico do mercado, com comando à distância e uma casa conectada, essa opção de interruptor permite que o controle da luz, intensidade, entre tantas diversidades estejam na palma da mão e possam ser alterados com apenas um “clique”. 

A nova era no universo das construções e reformas trouxe ao mercado o contexto de casas inteligentes, que significa que o controle de diversas coisas dentro da residência podem ser acionados por meio de um smartphone, tablet ou mesmo um controle próprio. 

Criado para residências de alto padrão, o interruptor com comando à distância traz modernidade, conforto, praticidade e agrega valor ao imóvel, e conta com diversas qualidades apresentadas nos demais tipos de interruptores residenciais já citados nessa matéria. 

Como vantagens, podemos citar a modernidade do equipamento, a facilidade de poder ligar e desligar as luzes sem precisar se locomover, a possibilidade de alterar a intensidade da luz com um clique, e agregar valor ao imóvel, uma vez que uma casa com essas características, definitivamente, faz com que o imóvel custe mais caro. 

Como desvantagens podemos citar o alto custo desse equipamento e a dificuldade em casos de manutenção, tratando-se de alta tecnologia, a mão de obra também possui um custo elevado, não cabendo no orçamento de todos os públicos. Ademais, para a utilização desse recurso, o imóvel necessita de uma rede WIFI, fato que, ainda que a presença da rede de internet esteja presente em boa parte das casas, é preciso uma boa conexão para que o recurso funcione perfeitamente. 

Como escolher o entre os tipos de interruptores residenciais?

Tipos de interruptores residenciais: quais os melhores para sua obra 

A escolha é muito pessoal e a decisão deve ser pautada em diversos fatores, principalmente o financeiro. Quando for reformar ou construir, é preciso estar bem ciente do que fazer, para não cair no erro e acabar gastando mais do que o esperado. O orçamento da obra deve sempre ser respeitado e cada tipo de interruptor possui um valor de acordo com as vantagens e conforto que oferece. 

Ao escolher o melhor interruptor para a sua obra é essencial ter em mente aquele que, além de caber no seu bolso, se adequa às suas expectativas. Portanto, é preciso pesquisar minuciosamente, por isso a Catel possui diversas matérias para orientá-los quanto às melhores opções não só quanto aos tipos de interruptores residenciais, mas em todos os tipos de materiais de construções e dicas para obras. 

Na Catel, você encontra dicas que vão desde o início das obras com dicas estruturais, como dicas de acabamentos, pinturas, cuidados com os materiais, tipos de itens para cada ambiente, entre tantos outros tipos de dicas para reformas. Na hora de construir ou reformar, a Catel é o lugar certo para te ajudar. 

Conteúdos que você também pode gostar

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente