O acabamento de uma obra é um trabalho que sempre pode ser realizado com diversas ferramentas. Se beneficiando da criatividade de quem está decorando, os pisos e paredes podem receber um efeito que vai muito além de uma troca de pintura ou azulejo. As paredes, por exemplo, podem receber tipos de texturas decorativas, chamando a atenção do ambiente a partir de uma nova contextualização.
Esse é um efeito comum para deixar a casa mais moderna, tendo em vista que trata-se de um estilo que geralmente é acompanhado de cores neutras ou escuras. O que permite, portanto, uma personalização que faz dos tipos de texturas decorativas uma alternativa didática. Conhecer mais a respeito delas demonstra bem isso, inclusive, sabendo que são apenas 4 estilos principais, que podem ser mesclados de acordo com os ambientes para demonstrar como o estilo da casa pode ser moderno.
Alguns dos estilos possuem efeitos mais comuns a acabamentos, como é o caso do cimento queimado e da textura riscada. Porém, quando se trata dos tipos de texturas decorativas, tudo pode acabar funcionando de maneira tão intuitiva, que escolher o estilo acaba se tornando uma tarefa fácil, e relativamente simples de se realizar.
A partir do conhecimento a respeito desses 4 tipos de texturas decorativas, junto de dicas sobre como aplicá-las, o proprietário da casa pode realizar esse trabalho de decoração que é simples, mas que chama tanto a atenção quanto uma nova demão de tinta na parede.
Grafiato
Começando por um dos tipos de texturas decorativas que é mais encontrado nas paredes externas, o grafiato é uma excelente maneira de se entender basicamente como funciona a textura decorativa. Sua textura vem da mistura entre grânulos de quartzo e cristais minerais. Essa mistura dá a impressão de um visual mais rústico, e consequentemente mais moderno. Isso porque suas ranhuras não são necessariamente simétricas ou extremamente retas, mas sim desenhadas de forma irregular, criando padrões na parede que se destacam pela maneira que cobrem a parede.
Por se tratar de uma textura mais recomendada em áreas externas, é sempre possível usar o grafiato como um dos tipos de texturas decorativas para muros, fachadas e quintais. A recomendação no caso vai além simplesmente de uma dica decorativa, já que esse estilo é também conveniente com as intempéries e adversidades climáticas que essas áreas podem sofrer. O rústico do grafiato praticamente se “mistura” com a erosão do tempo nas fachadas, mantendo seu estilo por mais tempo de maneira sutil.
O grafiato pode ser aplicado com a ajuda de uma espátulas enquanto a massa estiver bem seca na parede, a ideia é realizar as ranhuras antes de pintar e finalizar todo o acabamento.
Marmorato
Uma textura decorativa para parede que se destaca pela qualidade em ambientes externos é o marmorato, que como o nome diz imita o efeito do mármore, e pode ser usado em paredes de forma bastante sutil para gerar o ambiente moderno dentro de casa.
Por possuir tons claros como o bege e o branco, é sempre recomendado usar do marmorato em ambientes como salas e corredores. Até porque é um estilo que combina justamente com a entrada da casa e com a aparência central de todo o estilo. Dessa forma, sem precisar usar de mármore de verdade, é possível adquirir esse estilo sofisticado dentro de casa usando um dos tipos de texturas decorativas.
Feito com massa específica, assim como todos os tipos de texturas decorativas, o marmorato pode ser encontrado em lojas de construção, também podendo ser realçado a partir de camadas de verniz ou cera incolor. Ambos esses complementos fazem com que a textura tenha mais brilho, mantendo a aparência real de mármore da textura e aperfeiçoando sua eficiência no ambiente.
Riscado
Há o estilo mais tradicional dentre os tipos de texturas decorativas que é o riscado. Podendo ser realizado até mesmo com uma vassoura, apesar de ser mais recomendado o uso de uma escova, o estilo riscado é feito enquanto a massa está fresca, num estilo de riscos verticais que podem ou não ser paralelos e simétricos.
O importante é ter controle da escova e realizar o trabalho enquanto a massa está fresca, tudo para que as linhas não fiquem tortas e o estilo permaneça fiel por toda a superfície da parede. A dica mais preciosa é manter a mão firme e forte, realizando movimentos lentos e precisos.
Cimento queimado
Agora indo na contramão e demonstrando como os tipos de texturas decorativas podem se tornar também efeitos mais complexos, um dos estilos mais comuns e que exige mão de obra especializada é o cimento queimado. Seu traço marcante de estilo industrial também denota um trabalho mais exigente, na qual a aplicação é feita com cimento, areia e água.
Existe uma segunda opção que são os de cimento queimado prontos. Eles possuem uma considerável queda na qualidade quando aplicados, mas também são uma alternativa para quem quer realizar o trabalho de decoração por conta própria.
Até porque, é compreensível que esse estilo também seja bastante atraente aos olhos. Podendo ser usado tanto em áreas internas quanto áreas externas, o tom neutro é capaz de deixar qualquer ambiente com um destaque sem a necessidade de usar cores ou tintas excessivas. Podendo também ser aplicado nos tetos, não é necessário se perguntar porque esse estilo se popularizou nos últimos anos.
Acerte nos produtos
Os diversos processos envolvendo tipos de texturas decorativas são realizados facilmente quando se tem os produtos corretos em mãos. É por isso que ter uma loja de construção de confiança também faz parte de todo esse processo, seja a partir do uso de desempenadeiras ou do uso de pincéis e espátulas para realizar os tipos de texturas decorativas.
Lojas como a Catel, que se encaixam no perfil que vende esses produtos, possui uma variedade extensa no seu setor de acabamento. Sendo fácil de encontrar texturas como marmorato, é também possível encontrar no site produtos como vernizes, impermeabilizantes, tintas e muito mais.