Passo a passo para trocar piso

Trocar piso pode ser uma tarefa difícil. Dependendo do seu nível de experiência com obras e reformas, é possível que haja medo com relação ao tempo e custo que isso pode gerar, fazendo com que muitas pessoas evitem esse tipo de ação, por mais simples que possa ser, porém não é preciso ficar intimidado. Atualmente, com as diversas opções disponíveis no mercado, é possível otimizar a manutenção e renovação do piso facilmente. 

É até possível evitar obras grandes que dão trabalho com entulho, que são os casos de renovação. Quando essa é uma opção viável, com a ajuda de algumas dicas, é possível entender qual é o melhor formato de renovação para o seu piso, de maneira a deixá-lo também mais bonito e atraente. Nos casos de realizar apenas a renovação, é preciso ter um chão nivelado e utilizar materiais compatíveis com o atual piso, muito indicado para quem quer apenas dar uma repaginada.

É bastante importante para quem deseja realizar uma troca de piso fazer com que seja realizada em casa uma obra simples e planejada. Trocar piso do ambiente traz mais benefícios que a renovação dessa estrutura, fazendo com que ele realmente ganhe um ar novo na casa.

Até porque, em alguns casos, quando o piso está em um estado comprometido, realmente se torna necessário trocar piso. Quando isso acontece, é importante se planejar para que não haja nenhum imprevisto no futuro, reforçando o piso de maneira a deixá-lo durável e em um bom estado.

Converse com um profissional

Por isso, é extremamente importante, antes de iniciar qualquer obra, conversar com um profissional qualificado para auxiliar durante o processo. Com algumas das dicas que serão dadas adiante, se tornará bem mais fácil entender como trocar piso de maneira eficiente, porém é importante ter em mente que elas não bastam na hora de realizar as reformas.

Contratar um arquiteto ou designer, de preferência algum na qual o trabalho seja conhecido e respeitado, é o primeiro passo para se garantir na hora de fazer a manutenção. Esses profissionais são capazes de dar as melhores orientações com relação a cada caso específico, entendendo o que cada casa ou apartamento exige, somando a vontade do proprietário ou morador (seus interesses estéticos e estruturais) com praticidade. É importante entender que esse tipo de gasto é justamente o que faz economizar no futuro.

Opções para trocar piso sem quebradeira

Portanto, tendo em mente como um profissional pode ajudar, também é importante saber de antemão quais são as possibilidades de renovação do piso. No caso, existem diversas opções que envolvem o revestimento, evitando trocar piso, de maneira a repaginar algum ambiente específico da casa ou toda sua estrutura.

Essa opções são perfeitas para quem quer evitar grandes obras, no caso pessoas que moram em apartamentos ou casas com muitos moradores. É fato conhecido como trocar piso pode ser trabalhoso e cansativo, por isso esses tipos de revestimento podem acabar sendo uma escolha perfeita, com o aditivo de também serem uma boa oportunidade para mudar o visual do lar. Dentre as opções, constam diversos tipos de revestimento que devem seguir algumas diretrizes para que sejam aplicados apropriadamente. 

Um deles é o porcelanato, que pode ser aplicado sobre qualquer piso que seja feito de cerâmica. Exigindo somente que o piso esteja em boas condições, sem nenhum quebrado ou peça oca, é possível fazer o revestimento com a ajuda de algumas alterações nas portas e no nível do chão (obras pequenas quando comparadas ao trocar piso).

Outro tipo de revestimento, que possui diferentes requisitos, é o piso laminado. Esse, diferente do piso de porcelanato, pode ser aplicado a qualquer outro tipo de piso que seja desejado. Sua única desvantagem, é que se trata de um piso inapropriado para locais úmidos como cozinhas e banheiros, fazendo com que seu foco seja maior em salas, permitindo uma atualização no visual com base em imitações de madeira.

Para quem quiser uma opção mais ampliada, na qual é permitido o uso em locais úmidos, é possível trocar piso usando o vinílico. Esse, bastante duradouro, garante mais realismo, dando um visual para o chão que evita qualquer pista de que ele foi trocado. Graças à sua fina espessura, também não é preciso ajustar a porta, dependendo única e exclusivamente do chão já estar nivelado antes da sua aplicação.

Existem ainda outras opções, como o cimento queimado e o piso PVC, ambas envolvendo desgastes maiores com o piso devido ao material que é feito. A ideia é estar a par de como funcionam e qual é a sua durabilidade, para que não haja nenhuma insatisfação conforme passa o tempo. Essa é a ideia quando se trata de trocar o piso: ter uma manutenção correta constante, para evitar fazer a quebradeira de maneira desnecessária. 

Invista em uma boa argamassa e planeje-se

Dessa forma, é imprescindível que haja um bom planejamento, e o envolvimento do uso de materiais de qualidade na hora de realizar qualquer obra. Porque assim, quando realmente for necessário trocar piso, será muito mais fácil lidar com uma obra que envolve planejamento, capaz de lidar com imprevistos como falta de materiais ou escolha de marcas desejadas. 

Até porque, é compreensível que haja urgência na hora de querer trocar piso, tendo em vista como isso pode incomodar no dia a dia da casa. Mas quando a reforma é realizada de maneira planejada, sabendo onde os entulhos serão descartados, quais cômodos serão os primeiros reformados, e que tipo de obra será realizada, tudo pode acabar sendo muito mais barato e muito menos desagradável.

Usar uma argamassa de qualidade é algo que faz toda a diferença, tendo em vista como isso afeta diretamente a durabilidade e aparência do piso conforme os anos. É por isso que existem estabelecimentos que estão disponíveis para ajudar na hora de realizar reformas como trocar piso. Lojas como a Catel, experientes no mercado, garantem produtos com as melhores marcas.

Com um catálogo que varia entre madeiras, pisos, rejuntes, entre outros materiais de construção, é possível consultar facilmente o preço do que é necessário na hora de fazer a reforma ou trocar piso. Não faltando opções de argamassa e cimento, a variedade é o que chama atenção, conferindo exatamente aquele piso com aspecto charmoso e personalizado, do jeito que o dono do lar quer.

Conteúdos que você também pode gostar

Passo a Passo de Como Colocar Porcelanato
13 de junho de 2024
O porcelanato é um revestimento...
Escolhendo a Cola para Piso: Dicas para um Acabamento Perfeito
17 de maio de 2024
Ao realizar a instalação de...
Passo a Passo para a Colocação de Piso Laminado: Transforme seu ambiente
15 de maio de 2024
Você deseja renovar o ambiente...
Instalar Piso como um Profissional: Técnicas e ferramentas Necessárias
13 de maio de 2024
No universo da construção e...
Guia Completo para Reformar Pisos com Facilidade
11 de maio de 2024
Reformar piso é uma tarefa...
Como Trocar Piso de Apartamento com Praticidade e Estilo
30 de abril de 2024
Trocar o piso de um...
Guia Completo Para Trocar o Piso da Sua Casa
15 de abril de 2024
Trocar o piso de uma...

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente