Aprenda como escolher furadeira

A furadeira é um dos equipamentos mais versáteis que se pode ter em uma maleta de ferramentas. Contando com diversos modelos, saber como escolher furadeira é a melhor maneira de se manter preparado para qualquer situação em casa. Afinal de contas, nunca se sabe quando será preciso furar uma parede ou um móvel, seja para pendurar um quadro, ou para fazer ajustes gerais.

Como Resolver Vazamento na Pia do Banheiro

Dessa forma, é preciso estar atento não só aos diversos tipos, mas também às funcionalidades e especificidades de cada modelo. Isso quer dizer que para saber como escolher furadeira, basta entender em qual situação você se encaixa: se é alguém que vai trabalhar ou apenas usar o produto em situações domésticas, se o material a ser perfurado será madeira ou concreto, entre outros detalhes.

A ideia é que a maneira mais correta de entender como escolher furadeira passa pela atenção aos detalhes. Conhecer as diferentes funções, brocas, botões e opções é o jeito de usar esse equipamento de maneira segura sem causar nenhum prejuízo em casa.

Tipos de furadeira

Dessa forma, antes de começar a procurar alguma furadeira para comprar, é preciso entender quais são os tipos de furadeira que existem. Começando por dois tipos que influenciam de maneira extremamente forte no uso: as com impacto e sem impacto. Esses dois modelos, que são completamente diferentes um do outro, alteram uma simples função a respeito de como será feito o resfriamento na parede.

As furadeiras de impacto, menos conhecidas dentre o público geral e menos presentes nas caixas de ferramentas domésticas, são modelos de alta resistência, na qual sua especialidade se encontra no fato de que é uma furadeira capaz de dar pequenos golpes contra a superfície. Isso faz com ela seja ideal para paredes de concreto ou alvenaria em geral, pois ela se torna capaz de perfurar esses materiais com maior facilidade a partir de movimentos mais controlados e mais potentes.

O que não quer dizer que a furadeira sem impacto é uma furadeira que deve ser ignorada. Muito pelo contrário, se trata de um modelo ideal para quem está começando a entender como escolher furadeira. Isso ocorre pelo fato de que se trata de um modelo mais simples, portanto mais barato, e mais correto para superfícies não tão resistentes como a madeira, o aço e até mesmo vidro.

É claro que ambas não são modelos universais, isso significa que ainda há diversos tipos de furadeira entre esses dois modelos. É muito comum, por exemplo, ver uma grande variação entre o tamanho das brocas.

Essas brocas, que encaixam de acordo com o mandril da furadeira, peça de encaixe que fica na ponta, variam entre meia polegada até três oitavos de polegada. Pode não parecer muito, mas faz toda a diferença na hora de lidar com materiais diferentes entre os modelos. Até porque, por mais que uma furadeira sem impacto sirva para lidar com um número maior de materiais, isso não quer dizer que basta comprá-la e usá-la sem consequências.

Finalidades de aplicação

Para além dos diferentes tipos de furadeira que uma pessoa deve conhecer antes de saber como escolher furadeira, existem também as diferentes finalidades de aplicação. Isso envolve precisamente o momento na qual o material a ser perfurado entra em questão.

Materiais como concreto e alvenaria, como já foi dito, necessitam de maior penetração e poder de impacto, o que faz com que isso limite o uso de possíveis furadeiras na aplicação. Para entender melhor basta ver as brocas existentes e a melhor aplicação para cada uma delas.

Começando pela broca serpentina, que serve para quem precisa perfurar madeira, seja ela dura, macia ou úmida. É geralmente o tipo de broca mais famoso, que possui cavidades específicas para aperfeiçoar a perfuração nesse tipo de material, fazendo com o uso e a rotação sejam suaves e praticamente automáticos.

Outro tipo de broca é a de aço rápido, utilizável em superfícies metálicas. Se trata de uma broca mais ideal, pois ela diminui significativamente o aquecimento que pode ocorrer entre a furadeira e a superfície. Isso é importante pois superfícies de metal possuem uma grande tendência a se distorcerem, algo terrível que dá mais custos ao invés de ajudar.

E o mesmo ocorre com a broca SDS, presente nas furadeiras com impacto que são usadas em paredes de concreto e/ou tijolos. Como se pode perceber, não se trata de um assunto trivial saber como escolher furadeira, já que elas possuem não apenas modelos diferentes, como também acessórios e acoplagens que alteram completamente como ela é usada.

Como escolher furadeira

Dessa forma, algo que também deve ser analisado na hora de estudar como escolher furadeira é para quais motivos ela será usada. Isso quer dizer que, para casos em que a furadeira será usada apenas em casa, torna-se necessário escolher um modelo mais apropriado.

Isso envolve saber como escolher furadeira a partir de modelos com bateria ou não, por exemplo, tendo em vista que uma casa pequena provavelmente tem acesso a tomadas, enquanto um trabalhador que usa a furadeira nem sempre possui esse acesso. E os modelos também podem variar bastante nesse quesito, sendo que é possível comprar furadeiras com travas, que permitem um trabalho mais seguro quando a furadeira está sendo usada em casa.

Porém, os modelos para quem trabalha com esse tipo de ferramenta também podem variar. É o caso de modelos que possuem não só uma rotação ajustável, capaz de facilitar muito o controle da ferramenta, como também existem modelos que diferem da furadeira, como é o caso do martelete, item usado comumente em construções pela sua força penetrativa.

Como escolher furadeira de acordo com a potência

Por último, mas não menos importante, a dica que resta a respeito dos conhecimentos sobre como escolher furadeira tem a ver com a potência e a aplicação no dia a dia. Isso quer dizer, por exemplo, que furadeiras com potência maior de 700W são extremamente diferentes daquelas com 300W.

O motivo da diferença vem do fato de que uma furadeira potente é capaz de realizar uma atividade mais prolongada, mais eficiente contra paredes resistentes, enquanto uma furadeira com 300W já é mais econômica, com menos força de trabalho.

Basicamente a diferença entre os modelos também cai na questão a respeito do uso, se ele será doméstico ou profissional. No final, o importante é entender bem a sua situação, para que na hora de entender como escolher furadeira, não haja nenhuma confusão ou gastos adicionais.

E é por isso também que é necessário contar com uma loja responsável, com diversos produtos, para que você seja atendido facilmente, encontrando a maneira de entender como escolher furadeira sem mesmo sair de casa.

É o caso de lojas online como a Catel, um dos maiores sites de lojas de construção. Com um catálogo altamente variado de furadeiras e brocas, é possível também encontrar outros produtos que podem ajudar na hora de fazer as reformas em casa, como ferramentas manuais, ferramentas elétricas e EPIs. Nada melhor do que contar com produtos de marca que podem ser entregues em casa a qualquer momento com a ajuda de alguns cliques.

Conteúdos que você também pode gostar

Cinto anti queda: Como escolher o melhor equipamento de segurança
15 de novembro de 2024
Trabalhar em altura envolve riscos...
Máscara de Solda Automática: Como Escolher a Ideal
25 de outubro de 2024
A soldagem é um processo...
O Que Avaliar Antes de Comprar EPI
11 de setembro de 2024
Equipamentos de Proteção Individual (EPI)...
Adesivo para Tubos: Como Escolher o Melhor para Suas Necessidades
5 de setembro de 2024
Escolher o adesivo para tubos...

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente