Como escolher martelete de qualidade

O martelete é uma ferramenta que está sempre presente em construções ou reformas grandes. Trata-se de uma ferramenta que busca aumentar a produção e diminuir o cansaço do trabalho físico, por meio de diversos modelos que ajudam quem está trabalhando na construção. Porém, se você não conhece muito a respeito dessa ferramenta fica difícil saber como escolher martelete para uma obra quando necessário.

Dessa forma, para saber como escolher martelete é preciso entender que se trata de uma ferramenta de tecnologia robusta, criada para substituir a talhadeira, alcançando opções de penetração mais versáteis que a de uma furadeira. Como o próprio nome sugere, a ferramenta funciona mais para opções de quebra e demolição, otimizando o trabalho em paredes e pisos, sob qualquer tipo de material, seja ele madeira, aço ou concreto.

Principais funcionalidades de um martelete

Contudo, essas são somente as funcionalidades mais básicas de um martelo demolidor. Até porque, como poderá ser visto adiante, o martelete é uma ferramenta que possui diversos modelos, fazendo com que suas principais funcionalidades variem de acordo com a situação. É por isso que para entender como escolher martelete é necessário entender em quais situações ele pode ser aplicado.

O martelete é uma ferramenta ideal para a demolição de pequenas áreas que necessitam de revitalização, reforma ou manutenção. Isso significa que o martelete é capaz de abrir caminhos para poder substituir canos, quebrando paredes e pisos de forma precisa, sem precisar causar muito estrago ou sujeira no caminho.

Sendo capaz de perfurar concreto e alvenaria com facilidade, vigas podem ser rapidamente talhadas com essa ferramenta, o que demonstra sua capacidade de reparação quando se trata de imperfeições na estrutura da casa. É justamente dessa maneira que o martelete substitui a talhadeira com eficiência, através da sua precisão sem grandes dificuldades no manuseio.

Podendo ser encontrado tanto no modelo pneumático (movido a ar comprimido) quanto no modelo elétrico, a diferença entre esses principais modelos é o tipo de estrutura que podem perfurar. No caso, para saber como escolher martelete e o seu modelo, basta saber que o pneumático resolve bem situações de blocos de concretos soltos, enquanto o elétrico funciona melhor nas paredes.

Quais são os tipos principais de martelete?

Porém, não acaba por aí a diferença de modelos para martelete. É importante notar que existem mais especificidades que podem ocorrer com uma obra, e mais três tipos de marteletes que podem ser melhor para cada tipo de situação. Saber isso torna mais fácil a maneira como escolher martelete, pois quando ele é usado em obras pequenas, raramente os três tipos são usados. Conhecer isso evita possíveis gastos adicionais com uso indevido de equipamento.

Dessa forma, começando pelo tipo de martelete mais utilizado, é importante saber a respeito daquele que é conhecido como martelete perfurador. Indicado para situações em que é necessário furar concreto ou pedra, são capazes de retirar reboco de parede, podendo também, em sua versão mais pesada, demolir estruturas de concreto magro como vigas pequenas e paredes finas.

Já o outro tipo de martelete mais usado é um dos mais importantes na hora de saber como escolher martelete. Trata-se do modelo demolidor, que como o nome já indica, é usado para situações de quebra total de laje, pisos, vigas e asfaltos. Variando também no seu peso, a partir de 30 quilos os modelos se tornam capazes de uma demolição ainda mais eficiente e produtiva.

Algo completamente diferente dos modelos rompedores, por exemplo, que sempre são encontrados no peso de 40 quilos, e servem normalmente para uso de construções civis pesadas. Esse modelo é menos utilizado por se tratar da versão mais pesada do modelo pneumático. 

Como escolher martelete

É por isso que, na hora de escolher martelete, o importante é saber como se encontra a situação da reforma que será realizada. Em muitos casos, a maneira certa para compreender como escolher martelete, vem de analisar o tamanho da obra e qual é o seu objetivo principal. Um exemplo disso é que reformas grandes geralmente exigem os três tipos, pelo fato de que é necessário demolir, talhar e perfurar. Já reformas pequenas, é possível que somente o modelo pneumático já seja o suficiente.

Consultar os responsáveis também é sempre bem-vindo nesses casos, pois eles são as melhores pessoas para lhe responder a respeito do que será realizado durante a obra. A partir da ajuda deles, é possível saber de antemão como escolher martelete para a obra, para saber mais a respeito de qual marca também é a melhor para aquela situação.

Dicas de segurança no uso de marteletes

Para completar a compreensão de como escolher martelete é preciso saber como utilizá-lo da melhor maneira possível, isso é, da maneira mais segura possível. É sempre de extrema importância lembrar que essa é uma ferramenta que envolve o trabalho manual pesado, exposto a diversos acidentes que podem acontecer quando o local não está devidamente inspecionado.

Isso quer dizer que o local na qual o martelete será usado sempre deve ser analisado para que haja a certeza de que nenhum cano esteja exposto, ou que materiais elétricos não estejam no caminho. O uso de EPIs e proteção é obrigatório também, demonstrando que essa ferramenta em hipótese alguma pode ser usada por pessoas inexperientes.

Martelete de qualidade

É possível perceber que existe muita informação a respeito do martelete e como ele pode ajudar de diversas maneiras quem está envolvido com uma obra, principalmente uma obra grande. Logo, na hora de entender como escolher martelete, uma pessoa deve estar preparada para ter acesso a todos os tipos diferentes disponíveis no mercado, assim como outras ferramentas que auxiliam durante toda a reforma. E é por isso que lojas como a Catel existem, para dar o apoio necessário durante grandes momentos como a construção da casa. 

A partir dos itens que estão disponíveis na loja online, é possível encomendar com rapidez não só marteletes, mas também equipamentos de proteção e outros aparelhos elétricos que serão capazes de otimizar a obra tanto em produção como em custo. Afinal de contas o que importa mais na hora de reformar a casa é poder fazer tudo isso de maneira eficiente. É por isso que saber como escolher martelete, e ter eles à disposição, pode ser aquilo que você precisa para acelerar as obras e ter a casa do jeito que você quer.

Conteúdos que você também pode gostar

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente