Mesmo sem ser um profissional em consertos, é possível fazer reparos domésticos sem precisar contratar um. Tutoriais na internet, bem como dicas de colegas e familiares, já são o suficiente para economizar dinheiro e não sofrer com a dor de cabeça pela espera de um profissional. Mas, para isso, um kit de ferramentas para casa será fundamental.
Certamente, você já se deparou com algum desses kits em lojas de materiais de construção ou mesmo de departamento. Elas incluem alicates, chaves de fenda e philips, ternas, chaves inglesas e, eventualmente, até furadeiras. Com esses equipamentos, já é possível instalar itens domésticos, montar móveis ou fazer pequenos reparos. Para entender melhor qual é o kit de ferramentas para casa ideal para você, é preciso conhecer o funcionamento das principais ferramentas e a utilidade delas no dia a dia.
Chaves de fenda e phillips: porque ter e no que pode ser usado
Estes são dois dos principais equipamentos para a instalação de diversos itens essenciais para a casa. Torneiras, filtros, chuveiros são alguns exemplos, mas não para por aí, também são fundamentais para montar móveis e instalar suportes para televisão. É claro, essas não são a única utilidade, mas já dão uma noção da versatilidade das ferramentas.
E é importante ficar de olho na diferença. Como o próprio nome diz, a chave de fenda serve para apertar ou desapertar aqueles parafusos com apenas uma fenda no topo. Enquanto isso, a chave phillips tem a mesma função, mas para os parafusos com uma fenda em formato de “x” no topo.
Muito provavelmente, ao montar um móvel como um armário ou um rack, você terá em mãos um manual de instruções. Ele vai explicar qual chave serve para enroscar cada peça. Normalmente, será necessário ter as duas opções em mãos. O mesmo ocorre para diversos outros consertos domésticos e instalações. Portanto, é importante sempre contar com ambas no seu kit de ferramentas para casa.
Martelo e alicates: porque ter e no que pode ser usado
Quer pregar um quadro, encaixar uma peça de uma cadeira de madeira e montar um móvel? É bem provável que seja necessário utilizar um martelo. E apesar de parecer uma ferramenta para reformas maiores e mais grosseiras, é importante no seu kit de ferramentas para casa. É claro que um martelo grande raramente será necessário. Mas um bom martelo básico sempre ajuda.
Você pode escolher por uma peça com orelha — aquela parte do martelo, contrária à cabeça, que pode ser utilizada para remover pregos. Como falamos, as chaves de fenda e phillips podem ser utilizadas para montar móveis. Contudo, muitas vezes também será necessário pregar peças de madeira mais leves. Decorações nas paredes também são instaladas, muitas vezes, com pequenos pregos. Prateleiras ou quadros são alguns dos casos. E o contrário também é verdadeiro: precisa remover alguma dessas peças? Um martelo com orelha vai ajudar.
Já os alicates vão ter outra função. Além de finalizar o aperto de algum parafuso ou servir para desafrouchá-lo, também é utilizado para fazer pequenos cortes em alguns materiais. Existem diversos tipos de alicates, desde aqueles para serviços mais delicados até os mais brutos. Com um equipamento mais “fino” é possível desapertar parafusos pequenos em eletrodomésticos ou acessá-los em buracos pequenos.
Diversos objetos hidráulicos, como torneiras e chuveiros, precisam ser rosqueados manualmente na saída do encanamento. Para evitar vazamentos e, posteriormente, conseguir removê-los, quase sempre será preciso utilizar um alicate. Nesse caso, uma ferramenta maior auxilia na pegada e potencializa a força.
Chave inglesa e trena: porque ter e no que pode ser usado
Pode ser que a chave inglesa não seja o primeiro item que vem à mente quando você vai montar o seu kit de ferramentas para casa, mas não se engane: ele é importante. A chave inglesa, também conhecida como chave de aperto, serve para apertar parafusos sextavados ou quadrados.
Esse tipo de parafuso tem uma cabeça com formatos angulados. Como a chave inglesa possui um mecanismo regulável em sua boca, parafusos de diversos tamanhos podem ser apertados com ela. Além de se ajustar ao parafuso, uma chave inglesa favorece a força mecânica. Uma vez ajustada ao redor do parafuso, é possível aplicar força com uma ou duas mãos na ferramenta para rosquear ou soltar uma peça. Suportes para televisores e eletrodomésticos, muitas vezes, podem demandar essa ferramenta.
Uma trena também sempre é útil. Com ela, é possível nivelar a instalação de uma prateleira ou um quadro. Para evitar que algum desses itens fiquem tortos, é possível esticar a trena de maneira horizontal e marcar a parede. Então, com a trena posicionada verticalmente, é possível marcar a intersecção das linhas, isso vai garantir que os objetos fiquem posicionados de forma nivelada. Muitas vezes, também será necessário marcar as peças de móveis que devem ser pregadas. Os manuais vão indicar a centimetragem em que deve ocorrer a marcação.
Seu kit de ferramentas para casa pode ter muito mais!
Caso não tenha medo de se aventurar nos consertos domésticos, o seu kit de ferramentas para casa pode ter mais itens.
Existem diversas opções com furadeiras, por exemplo. Com ela, é possível fazer instalações mais pesadas nas paredes e perfurações em madeira e outros tipos de material. Esse item pode ajudar a fixar painéis nas paredes, suportes de microondas, televisão e outros.
Parafusadeiras também podem fazer parte do seu kit de ferramentas para casa. Esse item elétrico possui diversas pontas removíveis que se encaixam em diversos tipos de parafusos. Elas podem agilizar e, em alguns casos, substituir chaves como a philips e a fenda.
Lixadeiras, fitas isolantes, veda rosca ou dupla face. Tudo isso também pode fazer parte do seu kit. Então, escolha até onde deseja ir e economize com os consertos domésticos.
Faça seu kit de ferramentas para casa com a Catel
E o limite é o seu próprio desafio. Com a Catel, além das ferramentas citadas neste arquivo, você pode buscar por serras para consertos de materiais de madeira mais simples. Também é possível buscar por espátulas para ajustes em paredes com gesso, itens hidráulicos, materiais de construção e pintura. Então não perca tempo. Acesse o site da Catel e monte o seu kit de ferramentas para casa!