Aprenda a usar a lixadeira para acabamento em 3 passos

Qualquer tipo de obra, seja ela de uma residência, de um edifício ou de um galpão industrial, passa por diversas etapas até a sua conclusão. Um dos últimos passos do processo é o acabamento, quando as superfícies da obra são preparadas para receber os toques finais, como a pintura das paredes e a colocação de pisos. Nesse momento, a lixadeira para acabamento é uma ferramenta indispensável, principalmente, por ter diversas utilidades e aplicações.

Existem diversos modelos de lixadeiras disponíveis no mercado, sendo que cada uma pode ser mais ou menos adequada para determinadas situações. Para que não reste dúvidas sobre a utilização desta ferramenta tão versátil, preparamos algumas dicas e sugestões de como realizar um acabamento bem feito com uma lixadeira. Confira na sequência:

Aplicações da lixadeira de acabamento:

De forma geral, algumas das principais utilidades da lixadeira para acabamento são: a decapagem de assoalhos, portas e móveis; a preparação de paredes para a aplicação de tinta; a remoção de camadas de materiais como o verniz, pinturas anteriores bolores superficiais; a eliminação de rebarbas de madeira e o arredondamento de arestas em móveis e rodapés.

Como foi dito acima, algumas categorias de lixadeira para acabamento serão mais eficientes em certos casos em relação a outras. Portanto, vamos entender brevemente as especialidades de alguns tipos mais comuns. Entre eles estão as lixadeiras orbitais, as roto-orbitais, as de cinta e as de parede.

A lixadeira orbital possui uma base retangular, funciona a base de vibração e é geralmente utilizada em acabamentos em superfícies metálicas, madeiras MDF e compensado. O seu pequeno porte e peso leve permitem que a ferramenta seja manuseada com mais facilidade, resultando em um lixamento mais suave.

Já a roto-orbital tem a base de lixamento redonda e realiza a sua função a partir da rotação. Diferentemente da lixadeira orbital, este modelo é muito eficiente na remoção de materiais das superfícies e é muito utilizada nos setores de marcenaria e funilaria.

Caso a potência da roto-orbital não seja suficiente para realizar serviços mais pesados, a lixadeira de cinta deve dar conta do recado. Este tipo costuma ser utilizado por marceneiros profissionais no acabamento de grandes superfícies. Vale lembrar que este modelo só pode ser usado em superfícies horizontais e planas, devido a sua baixa mobilidade.

Por fim, a lixadeira de parede possui um cabo que permite alcançar áreas de difícil acesso, por isso, é utilizada ao preparar tetos e paredes para receber pinturas. Essa ferramenta é ideal para o acabamento em drywall, gesso e massa corrida, por exemplo.

Erros comuns

Apesar da lixadeira para acabamento não ser uma ferramenta muito complexa de ser utilizada, é preciso se atentar a alguns pontos para que o lixamento cumpra as suas finalidades. Selecionamos alguns dos principais equívocos cometidos para que você fique ciente do que pode prejudicar o seu serviço.

Um dos erros mais comuns é aplicar pressão excessiva ao lixar uma superfície utilizando uma lixadeira elétrica. Ao contrário do acabamento feito manualmente com folhas de lixa, essas ferramentas são projetadas justamente para que você não tenha que fazer muito esforço físico para atingir seu objetivo. Caso perceba que a lixadeira só está cumprindo seu papel quando você pressiona o objeto contra a superfície, provavelmente significa que está na hora de trocar a folha da máquina.

Outro equívoco é deixar acumular o pó produzido pelo lixamento. Mesmo que alguns modelos possuam coletores, sempre sobrará alguns resíduos na superfície trabalhada. Isso não só impede que você enxergue o atual estado da superfície, mas também pode causar problemas respiratórios. Portanto, certifique-se de remover frequentemente os resíduos e utilize máscara para evitar a sua aspiração.

Como foi dito no item anterior, certos modelos de lixadeira para acabamento podem não ser a escolha ideal dependendo do que você planeja fazer com a ferramenta. Dito isso, um dos erros mais comuns é comprar uma lixadeira antes de pensar em qual será a sua finalidade. Portanto, estude bem a sua obra, ou o seu projeto, para que você possa optar pelo modelo mais eficiente e evitar desperdícios.

Dicas para o uso da lixadeira para acabamento

Agora que você conhece os principais tipos de lixadeira para acabamento é hora de enfim pôr as mãos à obra. É muito comum que a ferramenta venha junto de alguns tipos de lixa, com espessuras, isto é, granulações distintas. As lixas de menor granulação são aquelas destinadas a lixamentos mais agressivos, enquanto uma maior granulação realiza um lixamento mais delicado. Portanto, escolha a lixa mais adequada e instale-a na ferramenta, alinhando perfeitamente com a base da ferramenta e confira se está bem acoplado. 

Atenção: certifique-se de que a lixadeira está desconectada da tomada para evitar acidentes!

Em caso de lixadeiras equipadas com coletores de pó, verifique se o acessório está fixo. Vale lembrar que o coletor deve ser esvaziado regularmente para garantir a contenção dos resíduos.

Mantenha uma constância no movimento

Agora que a lixadeira para acabamento está ajustada corretamente, coloque o equipamento de proteção e inicie o serviço. Primeiro, planeje a sequência das regiões que serão lixadas. É fundamental tratar cada parte com paciência e atenção, sempre trabalhando cada seção de forma igualitária para que a superfície se mantenha uniforme. Por fim, uma boa iluminação é indispensável para que você possa examinar com exatidão o andamento do serviço.

Você acabou de aprender algumas dicas valiosas de como usar lixadeira para acabamento. No entanto, não é só a técnica que vai garantir um bom resultado para o lixamento: também é essencial ter uma ferramenta de qualidade em mãos. E, nesse aspecto, encontrar uma loja especializada e de confiança pode ser de grande ajuda. É o caso da Catel

Com mais de 50 anos no mercado de materiais de construção, acessórios hidráulicos e ferramentas para reforma, a loja virtual da Catel apresenta um catálogo variado de lixadeiras orbitais e lixadeiras de parede. Em caso de dúvidas sobre qual modelo é o mais adequado para a sua situação, a Catel fornece uma equipe de profissionais especializados que poderão indicar as melhores opções. 

Evite dores de cabeça e gastos desnecessários: confie na Catel na hora de investir nas suas obras e reformas!

Conteúdos que você também pode gostar

Reboco de Gesso: Passo a Passo de Como Aplicar
15 de setembro de 2024
O reboco de gesso é...
O Que Avaliar Antes de Comprar EPI
11 de setembro de 2024
Equipamentos de Proteção Individual (EPI)...
Adesivo para Tubos: Como Escolher o Melhor para Suas Necessidades
5 de setembro de 2024
Escolher o adesivo para tubos...
20 Dicas de Construção e Reforma
28 de agosto de 2024
Planejar e executar projetos de...
Chave de Grifo Grande: Utilidades e Dicas para Uso Correto
17 de agosto de 2024
A chave de grifo grande...

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente