Mudanças estéticas de casas envolvem reformas ou mudanças na decoração, o que não está dentro do orçamento de qualquer um. Pintar paredes é uma das maneiras mais comuns de variar a aparência do seu lar sem precisar contratar um profissional. A pintura de parede para iniciantes é algo que exige apenas alguns materiais de qualidade e boas dicas.
Pode parecer até inusitado, mas é bastante simples e comum para pessoas que não estão acostumadas com decoração realizar um bom trabalho com estética da casa de maneira quase profissional, tudo a partir da pintura feita individualmente. Geralmente o que assusta na pintura de parede para iniciantes são as inúmeras opções de tintas disponíveis e alguns dos processos de preparação que são necessários para cada uma, mas saiba que a falta de experiência pode ser facilmente superada a partir de um pequeno guia no qual todo morador pode consultar.
O processo exige paciência e disciplina, além de planejamento. Ao respeitar essas três regras, consultando sempre que possível a respeito dos materiais necessários, qualquer um pode estar apto a realizar uma boa reforma caseira. O melhor desse processo é que ele permite que o morador escolha as cores, os efeitos e as qualidades gerais da pintura, fazendo com que o lar ganhe uma atmosfera extremamente personalizada.
Preparativos para pintura de parede para iniciantes
Após a escolha das cores e das paredes, são requeridos alguns preparativos. Isso significa que é necessário deixar o ambiente a ser pintado o mais vazio possível, cobrindo também o chão e possíveis móveis que podem estar no cômodo. Sempre protegendo as portas e janelas, é bom lembrar que essas regras também se aplicam para paredes externas, tendo em vista que elas são ainda mais sensíveis por estarem sujeitas a respingos causados pelo vento.
A ideia desses preparativos, aliás, passa pela garantia de que o trabalho tem de ser cumprido de maneira protetiva, para que gastos indevidos não surjam de inconvenientes que podem ocorrer de acidentes. É sempre bom lembrar que os equipamentos estão sujeitos a descuidos e seres humanos cometem erros a qualquer hora, estar assegurado em um momento como esses alivia o esforço e torna o trabalho de pintura de parede para iniciantes mais fácil.
O que fazer antes da pintura
Deixando então o local preparado, é preciso partir para a próxima etapa que envolve a preparação direta da parede que será pintada. Isso envolve já o manuseamento dos equipamentos necessários, bem como o planejamento a respeito do dia e como deixar a parede pronta para receber a pintura.
Começando especificamente pelos materiais que uma pintura de parede para iniciantes exige. São materiais que são simples de usar, mas que são necessários, apesar de serem vários. O importante é tê-los em mãos e usá-los na sequência correta, são eles:
- um rolo de lã
- uma bandeja de aplicação
- pincéis de tamanhos diferentes
- desempenadeira
- lixa de parede
- espátula
- massa corrida
- selador acrílico
- a tinta da escolha desejada
No caso, o primeiro objeto a ser utilizado da lista é a lixa de parede. É ela que será responsável pelo nivelamento da parede, que é importantíssimo na hora da pintura, já que impede irregularidades e imperfeições no traçado. Lixas 240 são as melhores, podendo nivelar qualquer parede contanto que o morador tenha cuidado na hora de manejar, sempre prestando atenção para que a parede fique realmente lisa. Isso deve ser feito em conjunto com a limpeza da parede, para que possíveis sujeiras também não atrapalhem o processo geral de pintura de parede para iniciantes.
Preparando a parede, usa-se então o rolo de lã para passar o selador, conhecido como a camada protetora que deixa a superfície pronta para receber a tinta. O selador é de fácil aplicação, e já se trata de um produto que pode ser achado em diferentes formatos. Paredes externas usam geralmente selador acrílico, por exemplo, enquanto paredes internas usam desse modelo somente quando estão sujeitas a locais úmidos. Funciona dessa maneira pelo fato de que materiais acrílicos são bons impermeabilizantes.
Algo parecido com o próximo material e passo, que envolve a passagem de massa corrida ou acrílica. Aqui o mesmo acontece, trata-se de uma situação que envolve a umidade do local e se ele está em uma área externa ou interna. De forma geral, a massa serve para uniformizar a parede completamente, eliminando os últimos poros que restaram. É por isso mesmo que produtos acrílicos aqui são recomendados, pelo fato de que aplicam a impermeabilização através de um processo conveniente, que deixa a parede mais resistente e durável.
De qualquer forma, esse é o último passo antes da aplicação da tinta, que exige um pouco de paciência pelo fato de que esses materiais devem secar antes de começar a pintura de parede para iniciantes propriamente. A massa corrida exige uma espera acima de três horas após a aplicação com a desempenadeira. Caso haja desconfiança com relação ao nivelamento, é sempre possível passar a lixa novamente para garantir o melhor resultado.
Primeira e segunda mão de tinta
Por fim, serão passadas duas mãos, importante para que a tinta seja aderida.Nesse momento o rolo de lã é novamente usado, começando com ele para que os grandes espaços sejam preenchidos primeiro. Não encharcando muito de tinta, é preciso realizar movimentos de vai e vem suaves para que o desenho da parede fique completo. Caso a marca recomende a mistura com água, faça de acordo com o recomendado na bandeja e preste atenção na sua consistência.
Após o uso do rolo, complemente o resto da parede, seus cantos e esquinas, com pincéis de tamanhos adequados para o espaço, prestando atenção para que a tinta não caia no rodapé. O importante é fazer tudo de maneira uniforme e planejada, esperando o tempo que a tinta exige para secagem.
Depois da primeira mão e da espera vem a segunda mão que segue basicamente os mesmos direcionamentos. Essa etapa serve para garantir a aderência da tinta em todos os cantos, assim como a correção de imperfeições que podem ocorrer com a tonalidade ou com a força que o pincel foi aplicado. Por último, basta esperar secar.
Dicas para pintar uma parede já pintada
Caso você esteja querendo fazer uma pintura de parede para iniciantes e deseja fazer isso em um local que já está pintado, basta saber que as regras são praticamente as mesmas. O único requisito tem a ver com o reforço dos preparativos e da limpeza da superfície, pois paredes que já foram pintadas tendem a apresentar mais imperfeições devido ao desgaste do tempo.
Tirando as partes descascadas da parede, e focando em refazer o acabamento com massa corrida ou acrílica, o morador precisa apenas do planejamento a respeito das cores que vão substituir as antigas. É sempre interessante mudar e ver como tudo fica quando está de acordo com os próprios gostos, por isso sempre é recomendado fazer a pintura de parede para iniciantes em locais que a insatisfação esteja presente.
Por fim, para completar o guia de bolso de pintura de parede para iniciantes, é importante lembrar que nada disso é possível sem uma loja de construção confiável como a Catel. Vários materiais são requeridos, fazendo com que seja obrigatório eles serem de uma marca respeitável e de qualidade. Com o catálogo da Catel não só se encontra eles de forma rápida com entrega ágil, como também ao toque dos dedos, permitindo o melhor planejamento possível.
O site conta com produtos preparatórios como pincéis, bandejas e lixas, mas também tem tintas das mais variadas, sejam elas acrílicas ou não. Imprescindível ter uma acessibilidade dessas durante a pintura de parede para iniciantes, algo que deixa o processo simples e mais seguro.