Como calcular quantas telhas de barro por metro quadrado?

O telhado é uma das partes mais importantes de uma casa, afinal, ele é o responsável por proteger o imóvel de raios solares, vento, chuva e variações de temperatura, além de trazer o valor estético. Apesar de possuir vários componentes, uma das principais peças é a telha, por isso, é fundamental fazer o cálculo de quantas telhas de barro por metro quadrado são necessárias para que você saiba a quantidade de material exata, evitando desperdício ou falta.

É importante lembrar que existem diversos tipos de telhas no mercado, como as de policarbonato, as metálicas e as de vidro. Porém, aqui vamos nos dedicar especificamente ao modelo mais comum no Brasil: as telhas de barro, ou de cerâmica.

Tipos de telhas de barro

Antes de fazer o cálculo de quantas telhas de barro por metro quadrado para o seu projeto residencial, é preciso compreender quais são as suas opções. Afinal, existem várias alternativas no mercado, sendo que as mais comuns são: as telhas coloniais, as portuguesas, as americanas, as romanas e as francesas. Vamos aprender as diferenças e características de cada uma na sequência.

Entre as telhas feitas de barro, a colonial é o modelo mais simples. Devido ao seu design arredondado, este tipo de telha formam canais que atravessam o telhado, permitindo o escoamento da água da chuva e evitando o acúmulo de água. O peso de cada peça pode variar entre 2,5 kg e 3,6 kg e são necessárias cerca de 25 telhas para cobrir 1 metro quadrado.  Além disso, para que não ocorram infiltrações, um telhado feito com telhas coloniais deve ter uma inclinação de no mínimo 30%, ou seja, a cada 100 cm de comprimento (horizontal), o telhado deve subir no mínimo 30 cm (vertical).

Já a telha portuguesa é uma evolução da colonial. A peça ainda possui uma seção arredondada, a diferença é que ela tem um encaixe lateral que garante uma solidez maior para a cobertura. Além disso, o seu formato permite um maior rendimento: é possível cobrir 1 metro quadrado com apenas 17 unidades, sendo que cada uma pesa em média 2,6 kg. Neste caso, a inclinação do telhado deve ser um pouco maior, por volta de 35%.

O formato das telhas americanas é muito semelhante ao das portuguesas, o que muda é que, neste caso, as dimensões são um pouco maiores. Portanto, cada unidade tem cerca de 3 kg e o rendimento é um dos maiores entre as telhas de barro: 12 peças por m², sendo que a inclinação recomendada é a mesma: 35%.

A telha romana tem um formato mais achatado, com um rendimento de 16 unidades por metro quadrado, sendo que cada peça tem aproximadamente 2,5 kg. Para utilizar este tipo, o telhado deve ter uma inclinação mínima de 30%. Este modelo é muito popular não só por razões estéticas, mas também por apresentar geralmente um custo-benefício mais atraente.

Por fim, a telha francesa é um modelo que já foi muito popular em telhados de pequenos prédios. Sendo uma peça ainda mais achatada que a romana, ela exige uma inclinação de pelo menos 36%. Cada unidade pesa cerca de 2,6 kg e o rendimento é de 16 peças para cada metro quadrado.

É importante lembrar que estes dados são apenas estimativas dos modelos mais comuns, isto é, as dimensões de cada tipo podem variar de acordo com o fabricante. Portanto, certifique-se de se informar bem com o comprador para realizar um cálculo de quantas telhas de barro por metro quadrado mais exato.

Cálculo básico para saber quantas telhas usar na cobertura

A fórmula básica para calcular quantas telhas de barro por metro quadrado que serão necessárias é a seguinte:

Área total do telhado x Rendimento da telha escolhida

Portanto, o primeiro passo é calcular a área total do telhado, sendo que existem formas diferentes de fazer isso dependendo da situação.

Caso você esteja planejando uma reforma, o cálculo fica bem mais fácil, afinal, você já tem o telhado construído e poderá medir as suas dimensões com uma trena. Dito isso, primeiramente, meça a largura de cada água (pano de telhado). Depois, meça a distância entre o início do beiral até a cumeeira (ponto mais alto do telhado). Por fim, multiplique os dois valores e você descobrirá a área de cada água. Faça isso para cada uma delas e some os resultados.

Por exemplo, imagine um telhado em que a largura de cada água seja de 6 metros e o comprimento do beiral até a cumeeira seja de 10 metros, sendo que ele tenha duas águas. Nesse caso, cada água terá 60 metros quadrados (6 m x 10 m). Multiplicando por 2, você chegará em uma área total do telhado de 120 metros quadrado.

Por outro lado, se você estiver construindo um telhado do zero, você não poderá medi-lo fisicamente: será necessário consultar as dimensões do projeto arquitetônico. A fórmula para determinar a área total do telhado é a mesma:

Largura do telhado x Distância entre beiral e cumeeira

A largura pode ser facilmente calculada somando a largura da edificação com a medida dos beirais laterais. Por exemplo, se o imóvel possui 7 metros de largura e cada beiral tem 0,5 metro, a largura do telhado será de 8 metros, já que existem beirais dos dois lados.

Agora, para determinar a distância entre beiral e cumeeira, será necessário utilizar o Teorema de Pitágoras. Para isso, imagine o telhado visto de lado, formando um triângulo retângulo em que o lado A é a distância que queremos descobrir, o B é a distância horizontal entre a cumeeira e o beiral e o C é a distância vertical entre a cumeeira e a parte mais baixa do telhado.

O Teorema diz que A² = B² + C². Supondo que B equivale a 6 metros e C, 8 metros, a fórmula fica:

A² = 6² + 8²

A² = 36 + 64 = 100

A² = 100

A = 10

Portanto, a distância real entre o beiral e a cumeeira é de 10 metros. Aplicando a fórmula acima: largura do telhado (8 m) multiplicada pela distância entre beiral e cumeeira (10 m), determina-se que a área da água medida é de 80 metros quadrados. Faça o mesmo para cada seção do telhado e some os resultados para chegar na área total.

Quantas telhas de barro por metro quadrado dependendo do tipo de telha

Agora que sabemos como medir a área total do telhado, fica fácil calcular quantas telhas de barro por metro quadrado. Para ilustrar, vamos utilizar os rendimentos informados no primeiro item do texto e supor que o telhado possui uma área total de 160 metros quadrados.

Portanto, o cálculo de quantas telhas de barro por metro quadrado para cada modelo citado fica da seguinte maneira:

Telha colonial: 160 m² x 25 = 4.000 telhas

Telha portuguesa: 160 m² x 17 = 2.720 telhas

Telha americana: 160 m² x 12 = 1.920 telhas

Telha romana: 160 m² x 16 = 2.560 telhas

Telha francesa: 160 m² x 16 = 2.560 telhas

Agora que você já escolheu o modelo ideal para a sua obra e sabe como calcular quantas telhas de barro por metro quadrado, é hora de evitar complicações e colocar sua confiança em uma loja de qualidade. A Catel HLM é a solução!

Na nossa loja virtual você encontra não só diversos modelos de telhas de barro, mas também peças de fibrocimento, policarbonato e polipropileno. Além disso, a Catel fornece os materiais necessários para todas as etapas da sua construção ou reforma, desde os itens para a fundação, ferramentas, acessórios de acabamento e muito mais.

Ainda tem dúvidas sobre quantas telhas de barro por metro quadrado deverá comprar? Sem problemas: converse com a nossa equipe e garanta um telhado ideal!

Conteúdos que você também pode gostar

Quer receber promoções, cupons e novidades?

Coloque o seu e-mail abaixo e receba tudo isso semanalmente