Reforma de casa pode ser algo um tanto intimidador para quem não tem noção de como fazer. Trata-se de um momento que exige bastante planejamento e muito cuidado, envolvendo diversos gastos que podem aumentar conforme situações imprevistas vão surgindo, fazendo com que o desavisado pague caro.
Portanto, é comum e compreensível pensar que reformas podem deixar as pessoas perdidas, sem saber como começar ou agir. Para resolver isso, basta compreender que se trata de uma ação que exige somente disciplina. A partir de algumas dicas, que direcionam o proprietário de casa ou apartamento a saber como prosseguir, é possível estabelecer metas, orçamentos, planos de ação para o caso de imprevistos, criando segurança para quem quer realizar essa etapa importante na própria vida.
Essas dicas, que envolvem o período pré-reforma, tem como objetivo definir quais são os limites da obra e como a reforma de casa vai impactar a estrutura e a família. Com a ajuda delas é possível ter a certeza de que nada sairá do controle conforme a parte prática está sendo realizada.
Dica 1 – Planejamento
Por isso é absolutamente importante começar pelo planejamento. Afinal, trata-se da sua casa, e para que haja realmente prazer na realização da reforma é preciso tomar as rédeas e decidir como tudo será feito.
É de responsabilidade do proprietário então organizar os elementos principais, como por exemplo quais profissionais serão contratados, quais materiais principais serão usados, quais partes da casa serão afetadas e como exatamente elas serão afetadas.
No caso, isso se torna ainda mais importante e sensível quando se trata de uma mudança estética, pois envolve diretamente os gostos pessoais ou tendências. Deixar isso tudo para ser resolvido durante a reforma, não só vai fazer com que os resultados sejam afetados, como também fará com que os gastos sejam muito maiores, tendo em vista o fato de que a obra irá depender necessariamente das ordens que vem do proprietário.
Dica 2 – Definir o objetivo da reforma de casa
E durante o planejamento, algo que se torna vital é entender quais são os objetivos gerais da reforma de casa. Até porque, existem diversas maneiras de se abordar uma reforma. Elas podem resolver problemas de manutenção, trocando sistemas hidráulicos ou elétricos. Atualizar a casa, deixando a estrutura estética mais parecida com casas modernas, instalando também tecnologias de segurança e economia de energia. Servir para uma situação prática como é o caso de quando o proprietário quer reformar a casa para poder revender com um preço melhor. E por último, mas não menos importante, é possível fazer a reforma de casa simplesmente pelo interesse estético, que segue as tendências relacionadas a decoração e design de interiores.
Todos esses temas, que vão da pura praticidade até o capricho, envolvem praticamente tudo que pelo qual a reforma de casa vai passar. Por isso, essa pode acabar sendo a dica mais importante quando se trata desse momento, pois envolve entender realmente quais serão os gastos principais, demonstrando como começar a organizar as ações propriamente.
Caso haja interesses múltiplos na hora de fazer a reforma, é preciso então ter tempo para organizar esses interesses de maneira inteligente. Afinal, por mais que essas obras empolguem, é preciso ter responsabilidade para que não haja nenhuma dor de cabeça desnecessária.
Dica 3 – Definir quais ambientes serão reformados
Tendo isso em mente, é possível ir para uma etapa que envolve os números da reforma, isto é, quanto será gasto e quanto tempo será preciso para realizar. E para começar a ter uma noção desses números é preciso definir quais os ambientes serão reformados.
Ou seja, somente as paredes serão afetadas? Ou o chão também terá de ser quebrado? Os sistemas de encanamento e eletricidade serão trocados? Quais cômodos passarão pelas maiores mudanças? Todos os cômodos serão afetados?
Dica 4 – A família vai morar no apartamento durante o processo?
Dessa forma, estando preparado, é possível então saber o que fazer quando a reforma está sendo realizada. Em casos de apartamentos, por exemplo, isso pode se tornar uma situação um tanto sensível, tendo em vista o fato de que as obras trazem muita sujeira no começo, afetando completamente o ambiente que será modificado.
Se a família estiver disposta a ficar no apartamento durante a reforma, é preciso então levar em consideração tudo que foi estabelecido previamente. Com a organização, é possível saber quanto tempo a obra durará, e se isso afetará negativamente os moradores. Se esse for o caso, talvez seja melhor estar preparado para se estabelecer em outro local temporariamente, pelo menos até que o começo e meio da obra (as partes que mais fazem sujeira e barulho) estejam finalizadas.
Dica 5 – Definir o estilo principal a ser seguido
Depois da organização e da preparação, vem então a parte mais ativa para o proprietário, que se trata do estilo a ser seguido. É possível atualizar a casa conforme qualquer estilo que seja do agrado do proprietário, substituindo cores pastéis por cores vibrantes, adicionando elementos como padrões na pintura, mudando a estrutura da casa, enfim, tudo que for desejado.
O importante é ter esse estilo de forma clara, pois caso isso não aconteça, é bem provável que o resultado saia do controle, podendo chegar no final da reforma não reconhecendo aquilo que foi desejado durante a organização.
Dica 6 – Contratar um profissional qualificado
Por isso, esse momento final da organização e planejamento também é importante, pois garante que as dicas anteriores funcionem. Um desses momentos finais, por exemplo, é a contratação de profissionais de qualidade.
Em muitos casos, as pessoas tendem a querer economizar não contratando um designer de interiores ou um arquiteto, porém saiba que isso pode ser um tiro no pé, tendo em vista o fato de que esses profissionais existem para garantir o resultado final desejado, além da integridade da obra, acompanhado o passo a passo para que a mesma não tenha que recomeçar, dando ainda mais gastos.
Dica 7 – Selecionar materiais de qualidade
Ou seja, para uma reforma de casa, além de profissionais qualificados, também é necessário adquirir produtos de qualidade. Por isso mesmo a Catel pode ser a melhor escolha quando se trata dessa dica final. Contando com uma experiência de anos no mercado, trata-se de uma loja que está preparada para atender essas necessidades qualitativas e financeiras dos materiais.
Com uma variedade em termos de tintas, pisos e revestimentos, e materiais de construção, é possível escolher tudo aquilo que será realmente necessário conforme o planejado, podendo estabelecer diretamente de casa o orçamento da reforma de casa. Afinal, só de ter que mexer com sistemas hidráulicos, por exemplo, o proprietário acaba se deparando com uma quantidade enorme de produtos disponíveis. Ter o acesso privilegiado a esses produtos faz a diferença não só no dinheiro, como também no tempo de quem quer fazer a reforma de casa.