Existem muitas etapas de obras e reformas que exigem uma mão de obra profissional e experiente caso você queira atingir um bom resultado, como é o caso da preparação da fundação e da instalação do telhado. Por outro lado, é possível aprender a como pintar parede sozinho e fazer um bom trabalho.
Muitas pessoas optam por realizar essa atividade como uma forma de economizar nos gastos com profissionais da área. Mesmo que não seja um processo muito complexo, ainda é importante estar atento a alguns detalhes para evitar sujeira e garantir um bom resultado. Portanto, separamos algumas dicas de como pintar parede sozinho.
Antes de começar, vamos separar todos os itens que serão utilizados na pintura:
- Tinta
- Massa corrida (para pinturas em ambientes internos)
- Massa acrílica (para pinturas em ambientes externos)
- Desempenadeira
- Espátula metálica
- Folha de lixa para parede
- Páginas de jornal
- Lonas de plástico
- Pincel
- Rolo de pintura
- Óculos de proteção
- Máscara
- Bandeja de pintura
Corrija as imperfeições da parede
O primeiro passo ao aprender a como pintar parede sozinho é entender que não se pode simplesmente começar a pintar. Antes, é preciso preparar as superfícies que irão receber a tinta, afinal, depois de construída, a parede pode apresentar diversas imperfeições que irão prejudicar uma aplicação uniforme de tinta.
Para começar, coloque os óculos de proteção e aplique a massa corrida ou a massa acrílica. É importante lembrar que, em ambientes internos, isto é, locais que não estão suscetíveis à água da chuva ou umidade, você pode utilizar a massa corrida. Porém, para áreas a céu aberto, opte pela massa acrílica, pois é um material de maior resistência.
Utilize a desempenadeira para espalhar a massa por todas as falhas presentes na parede, como trincas, buracos, desníveis e fendas. Em superfícies menores e que, portanto, exigem uma aplicação mais delicada, a espátula metálica pode ser mais eficiente. Leia as instruções do fabricante e espere o tempo de secagem indicado.
Em seguida, utilize a folha de lixa para garantir que a parede fique uniforme. Neste momento, não se esqueça de colocar a máscara, pois a inalação do pó produzido pode provocar problemas de saúde. Portanto, sem aplicar muita força, faça movimentos circulares com a lixa até que toda a parede fique lisa. Por fim, retire o excesso de pó com um pano úmido.
Proteja os outros itens da tinta
Depois de corrigidas as imperfeições da parede, o segundo passo do nosso guia de como pintar parede sozinho é garantir que a tinta não respingue nos arredores da superfície.
Para isso, afaste todos os móveis próximos a parede a ser pintada. Para ter certeza de que eles não serão atingidos, você pode envolvê-los com a lona de plástico. Depois, forre o chão com as folhas de jornal. Por fim, proteja com uma fita crepe larga quaisquer partes da casa próximas à área da pintura, como batentes, portas, janelas, interruptores, tomadas, maçanetas, guarnições e rodapés.
Comece pela parte mais delicada
Dando continuidade ao nosso passo a passo de como pintar parede sozinho, é hora de finalmente iniciar a pintura. Para isso, cuide primeiramente dos recortes, ou seja, das áreas de encontro entre a parede com o rodapé, os batentes e o teto, por exemplo. Como são regiões com menos espaço, elas exigem mais precisão, por isso, utilize um pincel pequeno, capaz de atingir até os menores cantos.
Pegue o pincel e mergulhe apenas as suas pontas na tinta. Como o recorte é uma parte mais delicada da pintura, o ideal é utilizar poucas quantidades de tinta, portanto, tire o excesso raspando o pincel na borda da lata. Uma dica importante de como pintar parede sozinho é, primeiramente, fazer o contorno das bordas com as pontas das cerdas e, em seguida, passar para as outras áreas mais próximas. Repita o processo das seções mais baixas para as mais altas.
Depois de fazer todos os recortes na pintura, é hora de trabalhar nas partes centrais da parede, o que nos leva ao próximo passo de como pintar parede sozinho.
Pinte com cuidado
O quarto e último passo de como pintar parede sozinho é utilizar o rolo de pintura para preencher as áreas maiores. Para isso, coloque a tinta na bandeja para evitar maiores derramamentos e desperdício do material. Mergulhe o rolo e certifique-se de que ele absorva a tinta em sua totalidade. Deixe escorrer um pouco do excesso e comece a realizar movimentos verticais até que a tinta cubra toda a superfície.
Depois de aplicar a primeira demão, deixe a tinta secar por cerca de 4 horas. Certifique-se de checar o tempo de secagem na embalagem da lata para evitar problemas. Passado o tempo indicado, repita o processo. Examine o resultado e, caso você julgue necessário, aplique uma terceira demão.
Como pintar parede sozinho para a pintura ficar profissional
Essas foram os 4 passos de como pintar parede sozinho. Para finalizar, separamos mais algumas dicas para garantir um bom resultado, confira:
Cada tipo de tinta é mais adequado a um tipo de superfície. Por exemplo, para a pintura de paredes de metal ou madeira, a tinta esmalte é a mais recomendada. Já para paredes de alvenaria, a acrílica oferece um ótimo resultado. Em caso de azulejos, a tinta epóxi apresenta uma melhor aderência.
Outro fator importante é escolher bem as cores da sua nova pintura. Dê preferência às suas cores preferidas, mas sem ignorar que as paredes devem combinar com o resto do ambiente, como os móveis, cortinas, pisos, etc. Além disso, leve em consideração a iluminação do cômodo, que pode alterar muito a percepção dos tons. Uma boa estratégia é pesquisar fotos de cômodos já prontos para incentivar a criatividade.
A nossa última dica de como pintar parede sozinho e obter um resultado profissional, é adquirir produtos de confiança, afinal, uma tinta de baixa qualidade pode prejudicar todo o seu esforço. Por isso, não se arrisque e confie em uma loja de qualidade como a Catel. Com mais de 50 anos no mercado de material de construção e reforma, a Catel possui um catálogo extenso, com diversas opções de itens de pintura, como bandejas, espátulas, pincéis, rolos e, é claro, tintas de vários tipos.
Garanta que a sua parede fique exatamente como você imaginou: acesse a loja da Catel!