Sempre desejou fazer aquela tão sonhada reforma de cozinha, mas mudou de ideia só de pensar no trabalho envolvido no processo? É verdade, uma reforma não é fácil, principalmente em um ambiente tão importante quanto a cozinha. No entanto, com um bom planejamento, é totalmente possível atingir ótimos resultados, mesmo com um baixo orçamento, sem muita dor de cabeça. Portanto, se você está considerando realizar uma reforma de cozinha e quer que tudo saia como o esperado, confira o nosso passo a passo:
Por onde começar
O primeiro passo ao fazer uma reforma de cozinha é pensar nos seus objetivos: a ideia é renovar completamente o cômodo ou apenas trocar alguma parte? Caso a reforma seja complexa, essa é a hora de estabelecer uma ordem do que deve ser feito primeiro. Para isso, leve em consideração a quantia que está disposto a investir e uma estimativa dos gastos.
Outro ponto fundamental do seu planejamento é listar todos os itens que serão necessários para a reforma. Não se esqueça de que a reforma exige não só materiais básicos, como rejunte, pisos, tintas, cimento, mas também certas ferramentas, como pincéis, lixadeiras, martelos, etc. Anote a quantidade necessária de cada item para evitar que falte ou sobre e consulte algumas marcas para se familiarizar com os valores.
Agora que você tem uma boa compreensão do que será feito na reforma de cozinha, você pode avaliar se irá precisar ou não de profissionais da área. Este é um ponto importante para quem quer economizar nos gastos da obra. Caso seja uma pequena obra, como uma pintura, é possível fazer você mesmo e gastar menos com contratações. Porém, se a reforma envolver alguma atividade mais complexa e você não tiver muito conhecimento no assunto, a melhor alternativa é passar a tarefa para alguém com mais experiência, afinal, uma reforma mal feita pode acabar pesando mais no bolso a longo prazo.
Vale lembrar que existem profissionais que podem contribuir já nas etapas de planejamento. Arquitetos e designers de interiores, por exemplo, podem dar ideias de decoração do ambiente e indicar tendências de mercado, além de poderem realizar orçamentos mais exatos. Uma boa forma de conseguir bons profissionais é pedir recomendações de amigos e conhecidos que fizeram reformas recentemente.
Escolha dos materiais
O mercado dos materiais que podem ser utilizados em uma reforma de cozinha é muito vasto: existem diversos tipos e modelos de itens, cada um com sua especificidade, uns mais caros, outros mais baratos. Depois de ter feito uma lista detalhada de tudo que irá precisar, você poderá examinar quais serão seus gastos e, assim, fazer a escolha dos materiais. Escolha sempre considerando tanto o seu orçamento, quanto a qualidade dos itens: fique atento, pois nem sempre o produto mais barato é a alternativa mais econômica.
Para evitar desperdício e prejuízos, pesquise bastante sobre os materiais e consulte profissionais da área, antes de finalizar qualquer compra. Por fim, não se esqueça de checar o tempo de entrega dos materiais. Se possível, agende para um dia que você estará livre para recebê-los.
Cronograma para reforma de cozinha
Principalmente se você estiver planejando uma reforma de cozinha bem elaborada, é essencial estabelecer um cronograma, indicando a data e ordem de cada tarefa envolvida no processo. De forma geral, a reforma envolve três etapas: demolição, construção e limpeza.
A demolição é o momento em que as partes que serão substituídas são removidas. Antes de iniciá-la, esvazie toda a cozinha, ou seja, retire todos os móveis (não embutidos), eletrodomésticos, talheres, louças, panos e todo o resto.
Depois, é a hora da construção. Garanta que os materiais necessários já estejam em mãos até o dia programado para o início das obras. Além disso, caso a reforma seja complexa, uma boa dica é ficar hospedado em um hotel ou na casa de conhecidos, já que não será possível utilizar a cozinha até o término das obras.
Toda a confusão da demolição e construção geram muita sujeira, por isso, reserve alguns dias no seu calendário para fazer a limpeza da sua nova cozinha. Finalmente, depois de limpa, você poderá conferir verdadeiramente o resultado da reforma de cozinha, o que nos leva ao último passo:
Móveis e decoração
Depois de todo o trabalho duro de demolição, recolocação de pisos, revestimento, pintura e acabamento, chegou a hora mais prazerosa: a decoração. Caso a ideia seja adquirir novos móveis e eletrodomésticos, aproveite que a cozinha está vazia e meça todas as dimensões relevantes para evitar surpresas. É claro que, se você planejou do jeito certo, você já vai saber todas as medidas de antemão e poderá adiantar a compra e encomenda dos móveis.
Não se esqueça de escolher os objetos sempre pensando em como eles combinam com o novo ambiente. O mesmo vale para todos os outros detalhes da cozinha, como vasos de plantas, relógios, porta-temperos, puxadores de porta, utensílios à mostra, as possibilidades são inúmeras.
Outro elemento que por si só é capaz de mudar consideravelmente o visual de um ambiente é a iluminação. Além dos tradicionais lustres, é possível ousar nesse aspecto e investir em opções mais modernas. Uma opção é apostar nas luzes indiretas, que podem tornar o espaço mais confortável e realçar algumas partes da cozinha. Isso pode ser feito através da instalação de fitas de LED e neon, spots, luminárias pendentes, abajures e muito mais. Caso queira um resultado mais profissional, um bom designer de interiores pode elaborar um projeto de iluminação ideal para a sua cozinha.
Outro fator fundamental que vai garantir uma reforma de cozinha incrível é ter uma loja de materiais de construção de confiança. A Catel é especialista no assunto! Com mais de 50 anos oferecendo um catálogo completo, incluindo desde materiais básicos, como argamassa e cimento até ferramentas e equipamentos relacionados, sem contar os vários itens de acabamento, como ralos, tintas, acessórios hidráulicos e muito mais.
Está em dúvida sobre qual produto escolher? Na Catel, temos uma equipe especializada para explicar sobre suas opções: entre em contato e realize a sua reforma dos sonhos!